Mostra CINEMULTI divulga a programação

Foto: Elisa Braga

Em sua terceira edição, e pela primeira vez em formato virtual em razão da pandemia, a Mostra CINEMULTI irá exibir ao longo do mês de março 55 curtas-metragens brasileiros, dos quais 30 são animações infantis, e 5 longas baianos, voltados para o público infanto-juvenil e adulto. A programação também irá contar com bate papo online, 2 oficinas de capacitação e um laboratório (LAB) de roteiros.

A partir do dia 1º de março, a cada segunda-feira será exibido em live um longa-metragem baiano, seguido de bate-papo online com membros da equipe do filme e interação com o público. Os curta-metragens serão disponibilizados também no canal do YouTube da Mostra ao longo de 5 semanas, sendo que 30 são de animações voltadas para o público infantil. Toda programação terá classificação indicativa e os 10 curtas mais vistos serão exibidos numa live com bate-papo e premiação de R$300,00 cada.

Devido ao formato virtual, o conceito curatorial também foi aprimorado, com curadoria das animações realizada pelas profissionais Patrícia Almeida e Helena Britto e dos curtas e longas por Juliana Machado com auxílio de Marialva Monteiro. Foram consideradas a dimensão cultural e o impacto das temáticas na comunidade.

Nessa edição também foram observadas as questões de promoção de equidade de gênero e inserção da mulher nos setores do audiovisual, 60% dos filmes selecionados são assinados por mulheres nas áreas de direção e roteiro, e 10% contam com audiodescrição e/ou legendagem descritiva para maior inclusão dos portadores de necessidades especiais.

Além das exibições dos filmes, visando expandir o acesso da comunidade ao cinema nacional, também são realizadas atividades de formação, com objetivo de contribuir com a profissionalização de jovens no setor audiovisual. Serão oferecidas duas oficinas de capacitação em Edição de vídeo com Henrique Filho e Computação Gráfica com Saul Miranda e ainda um laboratório (LAB) de aperfeiçoamento profissional em roteiro para curta-metragens. Destaque para os consultores da LAB, Betse de Paula, Elizabeth Salgado e Marcos Pimentel com renome nacional e internacional.

Toda programação será online e gratuita, mediante preenchimento de formulário de inscrição. Acompanhe a Mostra CINEMULTI Virtual pra ficar por dentro de todas as novidades, acesse o site www.mostracinemulti.org, siga o instagram @mostracinemulti_virtual e curta o facebook Mostra Cinemulti Itacaré.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Histórico Mostra CINEMULTI

A Mostra CINEMULTI nasce na cidade de Itacaré-BA, a primeira edição da aconteceu em 2011 aprovada no Edital 08/2010 – Apoio a Mostras e Festivais de Audiovisual, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Durante 10 dias foram exibidos mais de 60 filmes entre curtas e longas metragens, bate-papo com diretores, atores e equipe técnica e ainda 03 oficinas que atenderam a 60 jovens.

Em 2015 foi realizada a segunda edição com o mesmo formato da primeira, porém condensada em 05 dias de atividades intensivas. A mostra tem caráter itinerante, deslocando a estrutura em cada dia de exibição para um bairro/local diferente da cidade de Itacaré, levando o cinema literalmente para a porta da casa das pessoas. O projeto foi financiado pelo Banco do Nordeste, através de Edital e aprovação na Lei Rouanet (Federal).

Em 2021 na sua terceira edição o formato virtual é desafiador, mas também abre para outras possibilidades de difusão da sétima arte. A Mostra CINEMULTI segue com os mesmos objetivos de valorização do cinema nacional e fortalecimento da cadeia produtiva no audiovisual.

Topo