Mostra Curta o Gênero chega em sua oitava edição

O Curta o Gênero, projeto permanente da Fábrica de Imagens – ações educativas em cidadania e gênero, organização com uma trajetória de 21 anos de atuação nos campos dos direitos humanos, cultura, gênero e sexualidades, chega a sua oitava edição em 2019.

Espaço de intensa produção e difusão artístico-cultural, teórico-conceitual e comunicacional, o Curta o Gênero se constituiu ao longo de sua história como um evento relevante nas intersecções entre gênero/sexualidades e os campos das artes, da ciência e da incidência política. Uma experiência exitosa, inteiramente gratuita, que para além de suas ações em Fortaleza, onde se realiza anualmente, já itinerou por mais de vinte cidades cearenses, dez cidades brasileiras fora do Ceará e cinco países (Uruguai, Argentina, Chile, Portugal e Cabo Verde).

No atual contexto de retrocessos e ataques aos direitos humanos – especialmente de mulheres, negras e negros, povos originários e populações LGBTQI+ –, e de cerceamento e censura à produção cultural e científica por forças conservadoras ou mesmo fundamentalistas, o Curta o Gênero, bem como outros eventos similares, são mais necessários que outrora pela latente necessidade por se discutir gênero e sexualidades nos campos das artes e da ciência.

Entenda a programação

O Curta o Gênero acontece entre os dias 31 de outubro e 09 de novembro de 2019 no Centro Cultural Dragão do Mar e no Porto Dragão, equipamentos públicos da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará situados no bairro Praia de Iracema.

A programação inclui as seguintes ações: VIII Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, com o tema “Um outro mundo ainda é possível! Suleando estéticas, afetos e práticas feministas e de outros campos contra-hegemônicos para o bem-viver”, com mesas, apresentações de trabalho e minicursos, rodas de conversa e oficinas; VIII Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero; VIII Exposição Fotográfica Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares; III Exposição de ilustrações Expressões de Gênero; V Gênero em Cena; III Flash Tattoo Feminista; VII Feira de Economia Solidária com grupos de mulheres, LGBTQI+, dentre outros; Lançamento e venda de livros; II Colorindo o Gênero; Performances; apresentações musicais.

O projeto prevê a organização e publicação do quarto livro da coleção Gênero, Cultura e Mudança com artigos de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, Uruguai e México; do terceiro catálogo fotográfico da Exposição Contrastes; e da primeira publicação do Catálogo de Ilustrações Expressões de Gênero, além da gravação e disponibilização na internet das mesas e entrevistas gravadas durante o evento com as convidadas e convidados.

Mais informações

Financiamento coletivo: https://benfeitoria.com/curtaogenero2019

Devido a uma redução de 2018 para 2019 da ordem de quase 50% dos recursos para a execução dessa ação, o Curta o Gênero sofre o risco de ocorrer de modo muito aquém de sua capacidade organizacional. Ressalte-se que é um evento que somente em 2018 recebeu em suas diversas ações de modo gratuito mais de 2000 pessoas; mais de 300 inscrições de curtas-metragens e exibiu mais de 50 produções e recebeu mais de 120 trabalhos acadêmicos e relatos de experiência de todo Brasil. Considerando esse cenário, a Fábrica de Imagens lançou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria para captar recursos para a realização das ações.

Inscrições: Estão abertas as inscrições para apresentações de trabalhos, para a Mostra Internacional Audiovisual e para o Concurso de fotografia Contrastes: http://fabricadeimagens.org.br/curtaogenero/inscricoes/

Topo