Mostra do Filme Livre RJ premia o filme “Tremor iê”, do Ceará

A 18ª edição da Mostra do Filme Livre premiou o filme “Tremor iê” (2019), do Ceará.  A obra de ficção de Elena Meirelles e Lívia de Paiva atesta sua relevância em 1h30 de duração é traz à tela a potência da resistência das mulheres contra um sistema machista e autoritário que as coloca em uma posição de vulnerabilidade e risco constantes. A cerimônia de premiação será no dia 3 de junho, no CCBB Rio de Janeiro, durante o encerramento da mostra com exibição do filme. O júri composto para escolher o premiado na mostra no Rio de Janeiro foi definido por membros da Revista Beira (https://medium.com/revista-beira).

Sobre o filme

Em um futuro distópico, um grupo de mulheres se une para combater a política de repressão e exclusão que domina em um governo que pode se comparar tanto ao ideário huxleyano quanto à atual realidade brasileira. A exposição da rebeldia contra o sistema num lugar de fortalecimento da sororidade, de acolhimento e reconhecimento, traz força e esperança a momentos de desolação e cansaço. É nesta identificação que “Tremor Iê” se destaca.

A constituição do ambiente explicita padrões históricos de sistemas de governo autoritários, e assume determinações estéticas de clássicos literários do gênero. No coletivo, prega-se uma política de limpeza “nunca antes vista”, difundindo o medo que isola os seres e desocupa a cidade. A grande capital do longa traduz-se em deserto e solidão.

“Tremor Iê” mescla o fantástico ao real e tenta tornar orgânico o mosaico de sons e imagens que provocam o imaginário. A criação, que tem identidade e segue caminho próprio, é também muito marcada por suas atrizes, seja na constituição das personagens, seja nas contribuições artísticas individuais.

São figuras magnéticas, movendo-se em realidades distintas que mesclam o natural e o artificial, mítico e o real, passado e presente, memória e anseio. Além disso, a transformação de Fortaleza no ambiente que acolhe aquele futuro chama a atenção, tanto pelo reconhecimento de sua geografia urbana quanto no explorar de novas localidades ou na transformação de outras.

Sobre a Mostra do Filme Livre 2019

Depois de ter passado por São Paulo (27/03 a 22/04) e Brasília (16/04 a 12/05), a Mostra do Filme Livre termina a edição de 2019 no CCBB Rio de Janeiro, de 08/05 a 03/06 – espaço onde debutou em 2002. Conhecida por evidenciar a produção independente, a “Mostra do Filme” Livre traz filmes feitos sem verbas públicas ou sem grandes patrocínios, e de viés autoral, além de ser a pioneira na exibição de filmes de diferentes formatos, gêneros, durações e épocas. Este ano a Mostra do Filme Livre exibirá 155 filmes de diferentes partes do país.  O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita.

Sobre WSET Multimídia

A MFL é uma criação e produção da WSET Multmídia, também responsável no Brasil pelas mostras completas dos cineastas David Cronenberg e Michael Haneke. Mais em www.wsetmultimidia.com

SOBRE O CCBB

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil celebra 30 anos de atuação com mais de 50 milhões de visitas. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, o CCBB é um marco da revitalização do centro histórico da cidade e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade. Mais de três mil projetos já foram oferecidos ao público nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. Agente fomentador da arte e da cultura brasileira, segue em compromisso permanente com a formação de plateias, incentivando o público a prestigiar o novo e promovendo, também, nomes da arte mundial.

Serviço:

18ª Mostra do Filme Livre
Local: Centro Cultural Banco do Brasil > Cinema I
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro  – 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2007 | ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Datas: de 08/05 a 03/06 de 2019
Horários: consultar programação
Entrada Gratuita: os ingressos serão distribuídos a partir de uma hora antes de cada sessão
Lotação: 98 lugares
Horários da Bilheteria: Das 9h às 21h. (tel.: 3808-2052)
Classificação: consultar programação por filme
Acesso para pessoas com deficiência: Sim
Programação completa: http://www.bb.com.br/portalbb

Topo