Mostra “Fabulações no Real” realiza homenagem a Eduardo Coutinho

Iniciada no dia 8 de setembro, a “Mostra Fabulações no Real” seguirá até o mês de dezembro, promovendo encontros entre diretores e pesquisadores de cinema para discutir filmes brasileiros lançados desde o início dos anos 2000. Sem personagens, locações ou tempo delimitado, Eduardo Coutinho e a equipe do filme se enveredaram pelo sertão paraibano em busca de boas histórias. Da viagem e dos encontros, surgiu o documentário “O Fim e o Princípio” (2005).

O debate acontecerá no dia 17 de outubro, a partir das 18h, pelo Youtube e Facebook da Escola Porto Iracema das Artes, e contará com participação de Jacques Cheuiche, ABC, Cláudia Mesquita e Carlos Alberto Mattos.

Para assistir ao filme, você pode alugá-lo por R$3,99 no site https://www.looke.com.br/filmes/o-fim-e-o-principio

Sobre os convidados

Jacques Cheuiche
Diretor de fotografia e câmera de diversos longas-metragens de ficção e documentários, seu currículo conta com mais de cem filmes realizados. Trabalhou na maioria dos filmes de Eduardo Coutinho, com quem realizou “Babilônia 2000” (2001), “Edifício Master” (2002), “Peões” (2004), “O Fim e o Princípio” (2005), “Jogo de Cena” (2007), “Moscou” (2009), “Canções” (2011) e “Últimas Conversas” (2015). Além desta vasta carreira cinematográfica, atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) e conselheiro no coletivo Filma Rio.

Cláudia Mesquita
Professora do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, onde integra o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência. Pesquisadora do cinema brasileiro, com mestrado e doutorado na ECA-USP. Em 2018-2019, desenvolveu na UFC a pesquisa de pós-doutorado “O presente como história – estéticas da elaboração no cinema brasileiro contemporâneo”. Publicou, com Consuelo Lins, o livro “Filmar o real – sobre o documentário brasileiro contemporâneo” (Editora Jorge Zahar, 2008), e organizou, com Maria Campaña Ramia, “El otro cine de Eduardo Coutinho” (Cinememoria e Edoc, 2012), publicado no Equador.

Carlos Alberto Mattos
Jornalista, crítico e pesquisador de cinema. É cocurador da Ocupação Eduardo Coutinho – programa Ocupação Itaú Cultural (SP, 2019) e Instituto Moreira Salles (RJ, 2020), autor dos livros “Sete Faces de Eduardo Coutinho”, “Cinema de Fato – Anotações sobre Documentário”, “Walter Lima Jr. – Viver Cinema”, entre outros. Um dos responsáveis pela curadoria e mediação do NA REAL_VIRTUAL – Seminário online sobre documentário brasileiro contemporâneo, com a participação de nomes importantes do cinema nacional.

Kamilla Medeiros (curadoria e mediação)
Pesquisadora de cinema, cineclubista e realizadora. É formada em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará e em Audiovisual pelo curso básico do Porto Iracema das Artes. Dedica-se aos estudos sobre documentário brasileiro e cinema de fabulação. Entre 2019 e 2020, pela Vila das Artes, organizou e mediou a mostra “Acasos, memórias & destinos no documentário brasileiro: um encontro entre Eduardo Coutinho e João Moreira Salles”, e as sessões sobre a obra de Eduardo Coutinho com as participações de Beth Formaggini, Consuelo Lins e Carlos Alberto Mattos.

Para mais informações, acesse: http://www.portoiracemadasartes.org.br/documentario-o-fim-e-o-principio-de-eduardo-coutinho-sera-debatido-na-quinta-sessao-da-mostra-fabulacoes-no-real/

Topo