Normas e Procedimentos para Equipes Cinematográficas

Normas e Procedimentos para Equipes Cinematográficas
versão 04.03.99

Do Diretor de Fotografia

1. O diretor de fotografia é o responsável por tudo que se relaciona com a elaboração final da imagem do filme, desde o planejamento e analise técnica até a marcação de luz da copia final. Ele irá especificar os equipamentos de câmera, luz e maquinária necessários a realização do filme, bem como os materiais fotográficos e os tipos de processamento. Seu interlocutor imediato é o diretor, de quem recebe instruções e a quem apresenta soluções e sugestões. Seu outro interlocutor é o diretor de arte, com quem discute as necessidades e os problemas cenográficos para juntos obterem a melhor imagem.

2. Sua equipe é formada por: um operador de câmera, um primeiro assistente de câmera (e seus assistentes; o segundo e o terceiro assistentes de câmera), um chefe eletricista (e seus assistentes) e um chefe maquinista (e seus assistentes).
3. As instruções do diretor de fotografia são passadas a estes chefes, que distribuem as tarefas entre os seus assistentes segundo as normas próprias das suas funções, abaixo descritas.
4. Toda instrução do diretor de fotografia deverá ter uma confirmação verbal de quem a recebeu ( “lente 25” pede o fotógrafo, “lente 25” repete o assistente) . Para que não caibam duvidas sobre o que foi solicitado. Este procedimento vale para todos os membros da equipe.

5. Somente o diretor, o diretor de fotografia e operador de câmera olham no visor. O foquista/primeiro assistente de câmera, vai olhar pelo visor quando tiver que marcar focos em teleobjetiva. O responsável por manter esta norma é o primeiro assistente de câmera.
6. O diretor de fotografia passa ao primeiro assistente as instruções relativas ao processamento do negativo a serem encaminhadas ao laboratório e ao telecine.
7. O diretor de fotografia, acompanhado do chefe eletricista e eventualmente do chefe maquinista, visitará antecipadamente as locações e os cenários e passando a estes as instruções necessárias a realização das filmagens.

Clique aqui e veja na integra

Topo