
Os diretores de fotografia Vittorio Storaro e Fernando Duarte no MAM-Rio. Foto: Mustapha Barat
É com imenso pesar que recebemos a notícia da morte do diretor de fotografia Fernando Duarte, sócio fundador da ABC, nessa terça, 24 de janeiro, aos 89 anos, em decorrência de complicações pulmonares. A ABC manifesta suas sinceras condolências à família, às amigas e aos amigos do diretor de fotografia.
Carioca nascido em 1937, mas radicado em Brasília, frequentou cineclubes e cinematecas e começou sua carreira como assistente de câmera em três episódios de “Cinco vezes favela” (1961). Sua primeira direção de fotografia foi para “Ganga Zumba, o rei dos Palmares” (1963), de Carlos Diegues, com quem trabalhou também em “A grande cidade” (1965). Em 1964, foi o fotógrafo da primeira tentativa de Eduardo Coutinho de filmar “Cabra marcado para morrer”, finalizado somente em 1984.
É considerado um dos fotógrafos que influenciou toda a geração do Cinema Novo. Após estudar no Conservatório Nacional de Teatro e frequentar reuniões na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e na União Nacional dos Estudantes (UNE), no final dos anos 1950 e início dos 1960, Fernando ficou muito próximo de realizadores como Nelson Pereira dos Santos e Paulo Cesar Saraceni, além de Cacá Diegues, que lhe convidou para seu primeiro trabalho no cinema, como assistente do clássico “Cinco vezes favela” (1962). Na ocasião, Fernando auxiliou o diretor de fotografia húngaro Özen Sermet, que vinha das chanchadas da Atlântica. Jovem, motivado e com experiência em fotografia still para jornais, como no jornal O Metropolitano, Fernando se destacou na produção, que exigia muito da equipe de fotografia, que não tinha uma grande estrutura e precisava se adaptar à realidade das filmagens.
Ao longo de pouco mais de quatro décadas de carreira, Fernando trabalhou ainda com nomes como Helvécio Ratton, Tetê Moraes, Nelson Pereira dos Santos, David Neves e Silvio Tendler.
Assista ao episódio com Fernando Duarte da série Luz & Sombra: https://canalcurta.tv.br/filme/?name=fernando_duarte_ao_mestre_com_carinho
Filmografia selecionada:
O amigo invisível (2006), de Maria Letícia
Glauber, o filme – Labirinto do Brasil (2003), de Sílvio Tendler
Conterrâneos velhos de guerra (1993), de Vladimir Carvalho
A terceira margem do rio (1993), de Nelson Pereira dos Santos
Terra para Rose (1987), de Tetê Moraes
A dança dos bonecos (1986), de Helvécio Ratton
Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho
Luz del Fuego (1981), de David Neves
Flamengo paixão (1980), de David Neves
Barra pesada (1977), de Reginaldo Faria
Samba da criação do mundo (1977), de Vera Figueiredo
Soledade (1976), de Paulo Thiago
Os doces bárbaros (1976), de Jom Tob Azulay
Tostão, a fera de ouro (1970), de Paulo Laender e Ricardo Gomes Leite
Desesperato (1968), de Sérgio Bernardes Filho
A vida provisória (1968), de Maurício Gomes Leite
A grande cidade (1965), de Carlos Diegues
Ganga Zumba, o rei dos Palmares (1963), de Carlos Diegues
Fonte: Filme B e Yahoo Notícias