Notas sobre as filmagens de O Auto da Boa Mentira

Oautodaboamentira7 852X509 1

Por Kika Cunha

Longa-metragem baseado nas histórias de Ariano Suassuna. São cinco histórias ambientadas em lugares totalmente distintos falando sobre um tema: a mentira. Então, o nosso maior desafio foi dar ao filme uma unicidade com looks diferentes.

Nas nossas reuniões de pré com o Belmonte (Diretor) e com o Dani Flaksman (Diretor de Arte), fomos amadurecendo a ideia de cada “episódio” ter uma cara. A princípio era para termos uma sutil diferença entre eles, mas com as leituras e com as locações foi se firmando a ideia de cada um ter seu tom. Com isso definido, decidi junto com o Dani a cor de cada um. A partir daí passamos esse conceito para o figurino (Ana Avelar) e maquiagem (Uirandê).

Oautodaboa

Cada episódio foi definido da seguinte forma:

_ VIDENTE: Quente, colorido, saturado. Cores amarelo, vermelho e azul.

Talvez o mais elaborado de todos porque conta a história de Fabiano (Renato Góes) e sua mãe (a maravilhosa Cássia Kiss) que estão descobrindo coisas do passado em relação ao pai dele. A história é contada por eles e passa 30 anos antes, quando Fabiano era criança. Então, tem um momento mágico do circo, lúdico, colorido, em que pude usar com mais firmeza os filtros de difusão Black Pro -Mist e Glimmer Glass. Na fase mais atual, diminuí a intensidade deles e as cores ficaram mais desbotadas, apesar de ter um ponto e outro de vermelho e amarelo. Atuações lindas de Jackson Antunes e Carlos Gregório de palhaços.

Oautodaboa2

_ FAMA: Cores neutras e baixo contraste.

Neste, o ambiente é mais corporativo. Se passa em um hotel onde está tendo uma festa de empresa e o show de um famoso. O hotel é todo de cor neutra: marrom claro, quase bege. Então pedimos figurinos escuros, muito preto para dar contraste. Tem filtro de difusão pra dar o beauty nas peles. Neste participam Leandro Hassum, Nanda Costa, Rocco Pitanga e Mariana Ruggiero.

_ ESTAGIÁRIA: Frio, cores neutras escuras.

O ambiente deste é uma agência de publicidade em SP. Achamos aqui no Rio uma locação com todas as referências, inclusive o amarelo nos vidros que o Dani tinha proposto. Com noturna em uma casa com um jardim, pude usar o frio no fill light dessa externa. E nos interiores o branco é branco. Com Luís Miranda, Johny Massaro, Cacá Ottoni, Silvio Guindane, Letrux, Leticia Isnard e Karina Ramil.

_FURÃO: Alto contraste.

Neste tivemos uma questão com o tempo. Choveu e estava nublado os três dias que tínhamos pra fazê-lo. Conseguimos o alto contraste nas noturnas, mas nas diurnas não. Optamos em dessaturar quase totalmente. Fiz uma versão PeB para entrar na série. Jesuíta Barbosa dá um show. Chris Mason faz o “carioca gringo” e Serjão Laroza também está ótimo.

Oautodaboa3

_ AVIÃO: Contrastado e cores neutras.

Este se passa no interior de um avião e aeroporto. O aeroporto fizemos no Rio e o interior no Uruguai. Filmei com equipe de elétrica, maquinária e câmera de lá, foram profissionais excelentes. Tivemos uma pré bem grande pois este foi o primeiro que filmamos. Eu queria um galpão fechado para ter controle da luz. Tem raios, trovões, nuvens que passam e eu queria ter esse controle maior, mas a produção não conseguiu e fizemos em um campo aberto (rsrsrs). Rasgamos uns três butterflys….mas funcionou! O elenco é incrível também: Giulia Gam, Zezé Polessa, Mariana Bass e Renata Guida. Este será exibido apenas na série.

Filmamos com a ALEXA MINI e com jogo de Zeiss 2.1. Como desde o texto as histórias são surreais, usei as Zeiss que têm o look quase onírico quando combinadas com Pro- Mist e Glimmer. Nosso aspect ratio foi o 1:85 desde sempre. Optamos por esse formato pois teríamos quase sempre muita gente em quadro e as cenas do circo perderiam muito se fosse 2:40.

Oautodaboa5

Para dar uma unicidade pro filme, filmamos todo a 2.8 e noturnas a 2.0 e acho que o estilo do Belmonte de filmar fez isso acontecer. Ele deixa os atores e atrizes muito à vontade para improvisar tanto no texto quanto na movimentação. Portanto, eu tinha sempre que deixar uma base boa para os atores se mexerem à vontade. Nos movimentos de câmera também. Fazíamos o combinado e depois fazíamos um mais solto. Ele sempre gostava do mais solto! (rsrsrs). Isso dá o ritmo e a característica tão fortes nos filmes dele. Já na pós-produção, a cor foi realizada na Afinal Filmes com os parceiros de muitos filmes, Marcelo Pedrazzi e Rocha. A correção de cor ficou a cargo do querido Bernardo!

Filmamos em 2018 e tivemos nossa estreia no dia 29 de abril de 2021, em plena pandemia. É um filme tão divertido com o humor do Suassuna e roteiro de João Falcão e Tatiana Maciel. Seria lindo ver os cinemas cheios e as pessoas rindo! O projeto desde o início era de fazer o filme e a série para a Globo.com. O episódio do avião ficou somente na série, que está agora em processo de montagem.

Ficha Técnica:
Produtora: Monica Martins e Luciana Pires
Direção: José Eduardo Belmonte.
1º ass. direção: Julia Moraes
2º ass. direção: Fernanda Badaue
3º ass. direção: Tiago Marinho
Estagiário direção: Lucas assunção
Continuísta: Michele Franz
Produtor Executivo: Romulo Marinho
Diretora de produção: Fernanda Polastri
Coord. Produção: Paula Batalha
Ass. produção: Vivi Maciel e Natasha Santana
Produtor locação: Guto Vaz
Platô: Elson Ramos
Diretora de Fotografia: Kika Cunha, ABC
1º ass. câmera: Antonio Viana
2º ass. câmera: Clarice Nicioli
Logger: Lucas Santana
Video assist: Alyne Collet
Still: Helena Barreto
Técnico de som: Douglas Vianna
Microfonista: Raphael Torraca
Ass. som: Joyce Brandão
Diretor de arte: Daniel Flaksman
Ass. arte: Letícia La Rocca
Coordenadora arte: Roberta Raposo
Produtora arte: Clara Rocha
Produtoras de objeto: Luisa Pollo e Maria Melo Seibert
Cenógrafo: Ricardo Ferreira
Designer Gráfico: Carla Mendes
Contra-regra: Marcelinho Lima
Ass. contra-regra: Magrão
Figurino: Ana Avelar
1º ass .figurino: Marcela Lupiano
2º ass. figurino: Maria Eugênia Cox
3º ass. figurino: Marianna Ladeira
Camareiro: André Baptista
Costureira: Márcia Boa
Maquiador: Uirandê Holanda
Maquiadora episódio avião: Valeria Bredice
1º ass. maquiagem: Toninho Faquetti
2º ass. maquiagem: Cora Marinho
Cabeleireira extra: Glaucia Fausto
Gaffer: Big Joe
1º ass. elétrica: Damião
2º ass. elétrica: Thiago Henrique
Ajudante: Renan Richard
Grip: Nil Adell
1º ass. maquinaria: Popó
2º ass. maquinaria: André Viana
Ajudante: Tom
Uma produção Cine Group, Globo e Imagem.

Total
0
Shares
Prev
O Processo do Jogo: a concepção da cinematografia do filme O Último Jogo segundo o diretor de fotografia Michel Gomes
Cartaz Jogo Horizontal 1132X509 1

O Processo do Jogo: a concepção da cinematografia do filme O Último Jogo segundo o diretor de fotografia Michel Gomes

Next
“Sessão de Terapia” – Desenho de som detalhado por Luiz Adelmo
1 St5 Caio 1 Stillby Helenabarreto 764X509 1

“Sessão de Terapia” – Desenho de som detalhado por Luiz Adelmo

Recomendado