Novo ARRI Solutions Group projeta ambientes inovadores de realidade mista, estúdios de TV e mais

DARK BAY encontra ARRI. Foto: Alex Forge

A ARRI anuncia a criação do Grupo de Soluções da ARRI (ARRI Solutions Group). Com esta nova unidade organizacional, a empresa, conhecida pela fabricação e locação de câmeras e sistemas de iluminação, lentes e acessórios, expande sua oferta de soluções virtuais para a indústria global de cinema e televisão. O Grupo de Soluções da ARRI está focado no projeto e engenharia de infraestruturas de produção personalizadas, incluindo ambientes inovadores de realidade mista, estúdios de TV de última geração e outras soluções modernas. Os clientes se beneficiam de uma equipe internacional de engenheiros e gerentes de projeto experientes em combinação com produtos ARRI de alta qualidade e facilidade de uso, e, uma rede mundial. Isso ocorre, porque a ARRI trabalha com parceiros da indústria especializados, dependendo da região, projeto e escopo dos serviços necessários.

“A ARRI há muito tempo deixou de ser apenas um fabricante de hardware. Seja em consultoria, configuração ou instalação pronta para uso. Os especialistas do Grupo de Soluções da ARRI, projetam precisamente as soluções de que nossos clientes de cinema e broadcast precisam. Desse modo, a coordenação e a boa cooperação com empresas que oferecem outros produtos e serviços também são muito importantes para nós”, explica Stephan Schenk, gerente geral de vendas e soluções globais da ARRI.

Soluções ARRI de Realidade Mista

Um dos primeiros projetos de referência de realidade mista do Grupo de Soluções da ARRI, é o recém DARK BAY Virtual Production Studio em Babelsberg, perto de Berlim. Em um dos maiores estúdios LED permanentes da Europa para produções de filmes virtuais, o Grupo de Soluções da ARRI foi responsável pelo planejamento técnico geral, bem como pela coordenação da instalação de todos os componentes. Para alcançar a mais alta qualidade de produção, cliente e parceiro, em estreita colaboração, combinaram hardware de última geração com desempenho de engenharia para criar um sistema geral inovador. Para este projeto de referência, as três unidades de negócios da ARRI, Sistemas de Câmera, Iluminação e Aluguel, trabalharam juntas intensivamente sob o gerenciamento de projeto e coordenação do Grupo de Soluções da ARRI.

“No segundo trimestre de 2021, construímos nosso estúdio LED de última geração em um tempo recorde de três meses no Studio Babelsberg AG. A equipe do Grupo de Soluções da ARRI, um dos poucos provedores de serviços verticalmente integrados com um espectro de conhecimento que abrange LED, luz, câmera e tecnologia de dados, foi encarregada do planejamento geral”, explica Philipp Klausing, Diretor Executivo da DARK BAY GmbH e produtor de “1899.” “A inclusão equilibrada das necessidades dos departamentos especializados de direção, câmera, iluminação e VFX, foram indispensáveis para garantirmos um resultado de gravação satisfatório em estúdio. O alto nível de competência que o Grupo ARRI oferece em sua totalidade foi um fator principal para garantir que o estúdio fosse montado e entregue com essa qualidade”.

Atualmente, as filmagens estão ocorrendo em DARK BAY para a produção da Netflix “1899”, a nova série dos criadores de “Dark” Jantje Friese e Baran bo Odar. Os atores estão sendo filmados em frente a uma parede de LED de 55 metros de comprimento e 7 metros de altura dobrada a 270° com a câmera ARRI ALEXA Mini LF e lentes da ARRI Rental, criadas exclusivamente para “1899”. A parede de LED é complementada por 70 SkyPanels da ARRI, para iluminar o volume de forma interativa.

Com o estabelecimento de parcerias globais de tecnologia e ambientes regionais de teste de realidade mista, a ARRI está impulsionando o desenvolvimento de produtos, workflows e soluções inovadoras. Em Uxbridge, perto de Londres, a ARRI e a ARRI Rental abrirão um estúdio de realidade mista em junho de 2021, que será usado para fins comerciais e de demonstração.

Palcos adicionais de teste e demonstração são operados pela ARRI em Burbank, perto de Los Angeles e também em Munique. Mais projetos de estúdio de realidade mista estão em andamento. Como acionista da Volucap, o primeiro estúdio volumétrico no continente europeu em Babelsberg, a ARRI tem trabalhado no desenvolvimento de técnicas de gravação para realidade virtual e realidade aumentada desde a inauguração do estúdio em 2018.

Sistemas de câmera e iluminação, bem como acessórios da ARRI, já foram usados em uma ampla gama de produções profissionais de filmes de realidade mista, incluindo “The Mandalorian” (Walt Disney).

Soluções ARRI para Broadcast

Com o estabelecimento do Grupo de Soluções da ARRI, ocorreu um realinhamento organizacional do ARRI System Group, com sede em Berlim, que anteriormente se especializou em soluções de broadcast e iluminação. Esta divisão, com responsabilidade ampliada, recebe o novo nome comum de Grupo de Soluções da ARRI e agora também oferece suas soluções e expertise, incluindo consultoria, planejamento, visualização, projeto, implementação e treinamento para o mercado cinematográfico. No futuro, sistemas de câmeras como AMIRA Live serão considerados, além de sistemas de iluminação como SkyPanel e Orbiter.

Mais recentemente, entre outros projetos, a equipe equipou dois estúdios de TV de última geração para o WeltN24 no novo prédio da Axel Springer em Berlim. Os dois estúdios de notícias da emissora WELT, são os primeiros estúdios de broadcast a serem equipados exclusivamente com tecnologia de iluminação baseada em Ethernet/IP, até os refletores. Em combinação com outras luminárias, 100 SkyPanels da ARRI fornecem um projeto de iluminação altamente flexível.

“A ARRI, com seu alto nível de especialização e experiência internacional, deu uma contribuição significativa para o fato de que usaremos uma das soluções de sistema de iluminação mais inovadoras do mundo em nossos estúdios de televisão”, explica Thorsten Prohm, Diretor Técnico da WeltN24. “Com grande empenho, pudemos desenvolver workflows em equipe que atendam às nossas necessidades especiais como provedor de notícias e, ao mesmo tempo,

otimizamos o orçamento. A gestão do produto, incluindo implementação e instalação, foi realizada em um nível extremamente alto.”

Os clientes que também contam com as soluções para estúdio da ARRI são: ARD, Al Araby TV, CBC, Epic Games, NENT, Kuwait TV, Oman TV, RTCG Montenegro, RTV Sérvia, RTL Group, SBA Arábia Saudita e muitos mais.

Soluções Remotas ARRI

Na esteira da pandemia de corona vírus, a ARRI desenvolveu outra abordagem virtual, que agora está sendo continuada sob o comando do Grupo de Soluções da ARRI: as Soluções Remotas ARRI para produções seguras de filmes do mais alto padrão. Com um sistema de câmeras, luzes, cabeças remotas e acessórios ARRI em rede e controláveis remotamente, as soluções remotas da ARRI permitem workflows com distância segura entre os artistas e a equipe e, entre os próprios membros da equipe, sem comprometer o controle operacional e criativo.

“Em todas essas aplicações, existem requisitos de clientes específicos para a região, mesmo as empresas parceiras locais, costumam ser diferentes. Na ARRI, com nosso grupo de soluções, nos esforçamos para encontrar as melhores soluções personalizadas para cada um de nossos clientes”, resume Stephan Schenk.

Para saber mais sobre as soluções integradas da ARRI, visite: https://www.arri.com/solutions 

Topo