O ensino do audiovisual é tema de mesa da Semana ABC 2019

A tradicional mesa da Semana ABC sobre o ensino do audiovisual acontece no dia 17 de maio, às 9h30. Este ano, o tema será “A FALTA DE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL: Como Melhorar o Ensino Através do Som-imagem” e contará com mediação do cineasta, jornalista e professor Ninho Moraes, ABC.

O painel terá a presença de Cesar Piva, diretor do Instituto Fábrica do Futuro e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata MG, do professor e Conservador-chefe da Cinemateca do MAM Rio, Hernani Heffner, ABC, da professora Priscyla Bettin e da produtora e diretora do Festival de Curtas SP Zita Carvalhosa.

Sobre os participantes:

Cesar Piva é gestor cultural com graduação em Sociologia. Nos últimos 20 anos vêm se especializando em programas de Cultura e Desenvolvimento Humano, Local e Sustentável, em especial, com experiência na organização de Territórios Criativos e Educativos em pequenas e médias cidades brasileiras. Desde 2005, em Cataguases-MG, coordena a FÁBRICA DO FUTURO – Incubadora e Aceleradora Cultural e, a partir de 2014, assume a direção executiva da APOLO – Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Nos últimos anos se dedica implantação do MIDIAPARQUE – AUDIOVISUAL EM REDE, um “cluster regional” que irá operar por meio de um “hub de pós-produção” em Belo Horizonte e outro “hub de produção” em Cataguases. Um arranjo inovador envolvendo empreendedores criativos, instituições do terceiro setor, universidades, empresas privadas e órgãos governamentais.

Hernani Heffner é conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e professor da AIC e licenciado da PUC-Rio.

Priscyla Bettim é cineasta, pesquisadora e professora na graduação em Audiovisual do Centro Universitário Senac. Dirigiu e produziu mais de uma dezena de curtas-metragens, além de atuar como produtora em mostras de cinema. É mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp, onde desenvolve pesquisa sobre o cinema de Andrea Tonacci. Atualmente trabalha na produção de seu primeiro longa-metragem como diretora, “A cidade dos abismos”, contemplado pelo programa de investimentos da Spcine. É sócia da Cinediário Produções Culturais.

Zita Carvalhosa é idealizadora e diretora do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO, cuja trigésima edição realiza-se em agosto de 2019. Coordenadora Executiva das OFICINAS KINOFORUM DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL. Produtora audiovisual, assina pela SUPERFILMES, uma carteira de longas, documentários, curtas e séries de TV.

Semana ABC 2019 acontece entre os dias 15 e 17 de maio na Cinemateca Brasileira. Conheça a programação completa: http://bit.ly/semanaabc_2019

Evento aberto ao público, com entrada franca, mediante credenciamento que poderá ser feito através do link http://www.workneteventos.com.br/projetos/semana_abc/ ou presencialmente nos dias do evento. Retirada de senha uma hora antes de cada mesa, até a lotação da sala. As mesas serão transmitidas para a área externa.

 

Topo