Orgulho negro e representatividade são tema da nova mostra no Cinusp

Novembro, mês de aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, traz a consciência negra como pauta central de diversos eventos relacionados à cultura e orgulho do povo preto. De 4 a 24 de novembro, o CINUSP exibe a mostra PODER PRETO, composta de filmes que mostram a conquista de um maior espaço de representação nas telas e nas diversas narrativas e gêneros.

A luta por igualdade ainda é pauta irrefutável para a comunidade negra. O racismo é mais que um fantasma, é um algoz presente no dia a dia. O povo preto, porém, luta com força e garra e obtém cada vez mais visibilidade em todas as esferas de representação.

No cinema não é diferente. Durante muito tempo os negros foram relegados a coadjuvantes dentro da grande indústria e dos circuitos de arte; porém, personalidades e grandes artistas pretos têm conquistado território e levado a identidade e protagonismo negros ao seu lugar de direito.

A mostra PODER PRETO evidencia essa ampliação nas histórias, personagens e pontos de vista, trazendo às telas do CINUSP uma seleção de filmes que passeia entre gêneros e narrativas que, por muito tempo, foram exploradas, principalmente, pelos brancos. Cada pequeno avanço deve ser celebrado e exaltado, pois a luta continua dentro e fora das telas.

Para conhecer a programação completa, acesse: http://www.usp.br/cinusp

Topo