Portal Prodview, voltado para o mercado audiovisual, completa um ano

Por Danielle de Noronha

Inaugurado durante a Semana ABC 2018, que ocorreu entre os dias 9 e 11 de maio, o portal Prodview acaba de completar um ano. Criado pelas jornalistas Natalí Alencar e Vanessa Vieira, o site tem o objetivo de divulgar e fomentar o mercado de produção audiovisual. “O Prodview é um canal de comunicação totalmente dedicado a este segmento. O site visa mantê-lo informado e também dar visibilidade a ele, que é tão importante para a indústria cultural brasileira. Vale reforçar: investir na cultura de um país é investir no seu futuro”, comenta Natalí, para quem a marca Prodview representa também uma consequência do próprio crescimento do mercado audiovisual brasileiro.

As jornalistas contam que a ideia de desenvolver o portal surgiu da experiência que ambas tinham no setor. “Percebemos que muito se falava sobre projetos prontos e quase nada sobre todo o processo de produção”, explica Natalí. Para Vanessa, o Prodview chega como uma vitrine para todos os projetos audiovisuais, do cinema à TV, da publicidade aos games. “Queremos nos posicionar como uma ponte para a promoção do diálogo no mercado de produção, incluindo produtoras, investidores, fornecedores e canais de distribuição”.

Nesse sentido, a criação do site veio também com o ideal de que ele atue tanto como vitrine de oportunidades, como aglutinador de informações pertinentes ao funcionamento do mercado. Conforme explicam as sócias, o Grupo Prodview se divide em duas vertentes. A primeira é o portal, que conta com coberturas dos eventos, notícias do mercado, entrevistas, reportagens especiais, agenda do mercado audiovisual, contatos das produtoras, contatos das entidades relacionadas, entre outras informações relevantes, e a segunda é uma Agência de Comunicação, a ProdComunica, que auxilia na profissionalização da divulgação dos conteúdos em produção, com foco em pequenas empresas, pequenas produtoras e startups.

Balanço e perspectivas para o futuro

Neste primeiro ano de existência, Natalí e Vanessa dizem que o balanço é muito positivo. “Em 2018 atingimos cobertura nacional em mais de 50 eventos, incluindo cobertura in loco em quatro estados e Distrito Federal, o que demonstra nossa preocupação em dar visibilidade ao audiovisual em todo o País. Além disso, temos algumas coberturas internacionais, como Veneza, Venta SUR, Mipcom, entre outros”, comemora Vanessa.

O principal desafio do projeto, segundo Natalí, é a manutenção do site e dos profissionais. “Temos assistido um verdadeiro desmonte em vários segmentos da política, principalmente nos instrumentos de fomento à cultura, o que vai interferir decisivamente na produção audiovisual. Abrimos uma campanha de financiamento coletivo e estamos abertos para parcerias no formato “ganha-ganha”, em que queremos ter a oportunidade de gerar crescimento para pequenas empresas e também alavancarmos nossa expansão”.

Para finalizar, Vanessa acredita que o mercado audiovisual é um gerador de valores, tanto monetários quanto culturais. “O segmento brasileiro de produção tem crescido a cada ano em diversos setores e os profissionais do audiovisual se movimentam cada vez mais para a profissionalização e a visibilidade da qualidade das produções, sejam elas para TV, cinema, streaming e até games e outras mídias. Esperamos que o governo volte a apoiar o setor cultural como um todo e que os profissionais se unam cada vez mais para impedir que o segmento sofra ainda mais consequências”.

O portal Prodview estará presente na Semana ABC 2019. Para acompanhar, acesse: https://prodview.com.br

Topo