Programa Encontros com o Cinema Brasileiro abre inscrições para sua 36° edição

Estão abertas, até o dia 21 de abril, as inscrições para o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro. Para a sua 36° edição, o Programa, em parceria Ministério das Relações Exteriores (MRE), trará ao Brasil os representantes dos Festivais de Locarno e Veneza, que virão entre os meses de maio e junho para assistir às obras por eles selecionadas. O representante do Festival de San Sebastian participará de uma edição online do programa.

Inscrições

As inscrições vão até às 23:59 do dia 21 de abril de 2019. Serão aceitos apenas os longas-metragens brasileiros independentes, que não tenham estreado internacionalmente e que já estejam finalizados. Os filmes que ainda não tenham sido concluídos devem possuir corte provisório de som/imagem para exibição no Programa Encontrose deverão estar prontos para o dia da exibição no festival, caso sejam selecionados. As coproduções só serão aceitas caso sejam majoritariamente brasileiras.

Serão considerados como não tendo feito estreia internacional os filmes que não foram exibidos em festivais de cinema fora do território brasileiro ou lançados comercialmente no exterior. No caso de filmes que já tenham tido exibições em sessões públicas (festivais ou lançamento comercial) apenas no Brasil, será admitida a inscrição, desde que transcorrido menos de 1 ano da data da primeira exibição no momento de abertura das inscrições.

Os produtores interessados deverão preencher o formulário de inscrição online no Portal da ANCINE e disponibilizar um teaser ou trailer da obra de até 5 minutos, com legenda em inglês. Não há limite no número de filmes que podem ser inscritos por um produtor.

As informações das inscrições e os respectivos links serão repassados aos curadores dos festivais, que encaminharão para a ANCINE uma listagem dos filmes que gostariam de ver projetados integralmente.

lista das obras selecionadas será divulgada no site da ANCINE no dia 07 de maio de 2019.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição

Clique aqui para acessar o regulamento da 36° edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro

Sobre o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro

O Programa é uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com o apoio do Programa Cinema do Brasil. O objetivo é aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.

O calendário do Encontros com o Cinema Brasileiro é planejado de forma que cada edição do programa aconteça no período em que está sendo feita a escolha dos filmes que integrarão a programação do festival. Em edições anteriores, vieram ao Brasil curadores de alguns dos mais prestigiosos festivais internacionais de cinema, como os de Cannes, Sundance, Veneza, Toronto, Roterdã, Berlim, Locarno, Havana e Roma.

Quaisquer dúvidas sobre o regulamento, ou aspectos específicos podem ser sanadas pelo e-mail encontros.cinema@ancine.gov.br.

Topo