Projeto Paradiso lança curso online gratuito sobre curadoria e distribuição audiovisual para estudantes

O Projeto Paradiso lança nesta amanhã (22), o novo curso Do filme ao público: estratégias de curadoria e distribuição, que integra o programa Paradiso Multiplica. A formação, idealizada e lecionada pelas distribuidoras Silvia Cruz e Alessandra Boulos, da Vitrine Filmes, com pós-graduação em curadoria na espanhola Elías Querejeta Zine Eskola, é voltada para estudantes de ensino técnico ou superior de audiovisual. No total, serão 15 vagas, sendo que cinco serão destinadas a estudantes de instituições educacionais parceiras do Projeto Paradiso. As inscrições vão até o dia 30 de setembro e devem ser feitas neste link .

Dez estudantes serão selecionados para participar das aulas, que acontecerão entre os dias 25 e 29 de outubro, das 10h às 11h30. Para concorrer a uma das vagas, os alunos devem ter interesse na área de curadoria e distribuição e, preferencialmente, cursar o último ano e ter experiência profissional anterior. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar o comprovante de matrícula, um breve currículo e uma carta de interesse. O resultado da seleção será publicado no site e nas redes sociais do Projeto Paradiso no dia 12 de outubro. As informações sobre a ementa do curso podem ser consultadas aqui .

As mentoras do curso são Silvia Cruz, fundadora da Vitrine Filmes, que atua na distribuição de filmes independentes brasileiros e já levou aos cinemas mais de 150 títulos, e Alessandra Boulos, produtora de lançamentos e diretora de produção dos longas-metragens produzidos pela Vitrine Filmes em sua filial espanhola. Em 2019, Silvia e Alessandra receberam bolsas do Projeto Paradiso para cursar o master em Curadoria Cinematográfica da Elías Querejeta Zine Eskola, em San Sebastián, na Espanha.

“A distribuição é um elo da cadeia audiovisual que carece de oportunidades de formação no Brasil, e Alessandra e Silvia contam não só com uma experiência profissional de ponta, mas também especialização em um dos cursos mais interessantes da área na Europa, na Elías Querejeta Zine Eskola. Agora, elas têm a chance de compartilhar esse conhecimento. Essa é a missão do Paradiso Multiplica: oferecer oportunidades para difundir, cada vez mais, as informações e qualificar novos talentos para o mercado”, comemora Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:

Brasil no Mundo :busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.

Incubadora Paradiso : apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.

Paradiso Multiplica : é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todos o país.

Bolsas e Prêmios : as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.

Cursos e Seminários : ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.
Topo