Poderão ser inscritos trabalhos que concorrerão nas seguintes categorias:

– Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção
– Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário
– Melhor Direção de Arte Longa-Metragem Ficção
– Melhor Montagem Longa-Metragem Ficção
– Melhor Montagem Longa-Metragem Documentário
– Melhor Equipe de Som Longa-Metragem Ficção
– Melhor Equipe de Som Longa-Metragem Documentário
– Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem
– Melhor Direção de Fotografia Série de TV
– Melhor Direção de Arte Série de TV
– Melhor Equipe de Som Série de TV
– Melhor Direção de Fotografia Videoclipe
– Melhor Direção de Fotografia Filme Publicitário
– Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil

Os trabalhos de todas as categorias deverão ser inscritos no site da ABC a partir do dia 24/02/2022 até o dia 30/03/2022.

As categorias que não atingirem o mínimo de 15 (quinze) inscrições poderão ser desconsideradas para o Prêmio ABC conforme avaliação das organizadoras e organizadores.

Para finalizar a inscrição os trabalhos deverão ser disponibilizados até o dia 30/03/2022 através de upload.

Para fazer o upload será obrigatório o uso do código dado ao trabalho concorrente no ato da inscrição.

Os formatos de arquivos aceitos, visando preservar a qualidade dos trabalhos, deverão ter as seguintes especificações:

Container: mp4
Vídeo Codec: H.264
Áudio Codec: AAC ou MP3
Resolução: 1280×720
Codec: H.264
Resolução: 1280×720
Max Bitrate final: 5000Kbps CBR
Áudio 44,1 KHz Max Bitrate:320 Kbps

Caso de dúvida ou de ajuda para fazer o upload, favor entrar em contato com suporte.abc@o2pos.com.br com cópia para alex.bonilha@o2pos.com.br

Nas categorias Longa-Metragem Ficção, Documentário e Série de TV os trabalhos devem ser inscritos para cada Prêmio pela(o) profissional que assina o trabalho e, após a inscrição no site, deverá ser enviada para secretaria@abcine.org.br uma carta da produtora ou produtor autorizando a participação do filme no Prêmio ABC 2022.

Na categoria Filme Estudantil, após a inscrição no site, deverá ser enviada para secretaria@abcine.org.br uma carta da Instituição de Ensino indicando o trabalho como seu representante.

Não há necessidade da(o) profissional ser associada(o) da ABC para inscrever trabalhos no Prêmio ABC 2022, porém será cobrada uma taxa de R$100,00 por cada trabalho inscrito por profissional não associada(o). Profissionais mulheres e profissionais autodeclaradas(os) pretas(os), pardas(os), indígenas, com deficiência e trans terão 50% de desconto na taxa de inscrição.

A categoria de Melhor Fotografia para Filme Estudantil está isenta da cobrança de taxa mesmo o trabalho sendo de estudante não associada(o).

Nas categorias Melhor Equipe de Som Longa-Metragem e de Série de TV, basta um(a) dos(as) chefes de equipe (técnico(a) de som direto, editor(a) ou mixador(a)) ser sócio(a) para não ser cobrada a taxa de inscrição.

A inscrição só será considerada válida após o upload dentro do prazo estipulado do trabalho inscrito. O upload para trabalhos de não associadas(os) só será possível após o pagamento da taxa de inscrição.

Os arquivos enviados devem ser nominados com o título do trabalho inscrito.

Serão desconsiderados os uploads sem identificação clara do trabalho inscrito.

Nas categorias Curta-Metragem, Filme Publicitário, Videoclipe e Filme Estudantil cada Diretor(a) de Fotografia poderá concorrer com apenas 1 (um) trabalho por categoria.

Nas categorias de Série de TV cada profissional poderá concorrer com até 2 (dois) trabalhos.

Nas categorias de Longa-Metragem cada profissional pode concorrer com quantos trabalhos quiser.

Trabalhos inscritos no Prêmio ABC de anos anteriores não serão aceitos.

A ABC se reserva o direito de recusar a inscrição de trabalhos que não apresentem os requisitos mínimos de qualidade técnica.

Da votação:
A votação para todas as categorias será feita em 2 (dois) turnos, exceto a categoria Filme Estudantil que será votada em 1 (um) turno pelas(os) 4 (quatro) integrantes da Diretoria.

O primeiro turno será realizado entre os dias 05/04/2022 e 05/05/2022, e os 7 (sete) trabalhos mais votados em cada categoria vão para a votação final que escolherá os 5 (cinco) finalistas e entre eles o trabalho vencedor.

A votação do primeiro turno de todas as categorias será feita por uma comissão escolhida pela organização do Prêmio ABC 2022 entre as sócias e sócios da ABC que exerçam a mesma atividade profissional da categoria em votação:

– Comissão formada por diretoras e diretores de fotografia votará no primeiro turno dos prêmios de direção de fotografia;
– Comissão formada por diretoras e diretores de arte votará no primeiro turno dos prêmios de direção de arte;
– Comissão formada por engenheiras(os) de som, técnicas(os) de som direto, mixadoras(os), editoras(es) e supervisoras(es) de som votará no primeiro turno dos prêmios de som;
– Comissão formada por profissionais da montagem votará no primeiro turno dos prêmios de montagem.

A direção do Prêmio poderá convidar profissionais que não sejam sócias(os) da ABC para compor o júri do primeiro turno nas categorias que achar necessário.

A votação do segundo turno entre os 7 (sete) trabalhos selecionados será realizada entre os dias 07/05/2022 e 19/05/2022. Terão direito a votar em todas as categorias as sócias e sócios efetivas(os), ativas(os), aspirantes, eméritas(os) e professoras(es).

Das categorias:

Longa-Metragem
Podem concorrer produções brasileiras lançadas no período de maio de 2021 a dezembro de 2021 no circuito comercial de cinema, televisão ou participado de mostras e festivais com projeção presencial ou virtual e disponibilizados em plataformas digitais. A inscrição só será validada após o upload de no máximo 10 (dez) minutos do filme.

A organização sugere que também seja enviado para a secretaria da ABC, secretaria@abcine.org.br, um link, que será divulgado às sócias e aos sócios votantes, em que o trabalho possa ser visualizado na íntegra.

Uma comissão, designada pela Diretoria da ABC, fará a votação do primeiro turno para escolher os 7 (sete) trabalhos que irão para a votação do segundo turno do Prêmio ABC 2022.

Curta-Metragem
Podem concorrer produções brasileiras finalizadas entre maio de 2021 até dezembro de 2021 com duração máxima de 25 (vinte e cinco) minutos, que deverão ser disponib1lizadas na íntegra.

Uma comissão, designada pela Diretoria da ABC, fará a votação do primeiro turno para escolher os 07 (sete) trabalhos que irão para a votação do segundo turno do Prêmio ABC 2022.

Série de TV
Podem concorrer produções brasileiras com primeira exibição de maio de 2021 a dezembro de 2021 que poderão ser disponibilizados na integra ou numa montagem de no mínimo 5 (cinco) minutos.

A inscrição será feita por episódio e uma mesma Série pode concorrer com mais de um episódio, respeitando a regra que determina que cada profissional só poderá concorrer com 2 (dois) trabalhos.

Uma comissão, designada pela Diretoria da ABC, fará a votação do primeiro turno para escolher os 7 (sete) trabalhos de cada categoria que irão para a votação do segundo turno do Prêmio ABC 2022.

Filme Publicitário
Podem concorrer produções brasileiras com primeira veiculação em TV aberta, a cabo e plataformas digitais durante maio de 2021 a dezembro de 2021 que deverão ser disponibilizadas na íntegra.

Uma comissão, designada pela Diretoria da ABC, fará a votação do primeiro turno para escolher os 7 (sete) trabalhos que irão para a votação do segundo turno do Prêmio ABC 2022.

Videoclipe
Podem concorrer produções brasileiras com primeira exibição em TV aberta, a cabo ou em plataformas digitais durante maio de 2021 a dezembro de 2021, que deverão ser disponibilizadas na íntegra.

Uma comissão, designada pela Diretoria da ABC, fará a votação do primeiro turno para escolher os 7 (sete) trabalhos que irão para a votação do segundo turno do Prêmio ABC 2022.

Filme Estudantil
Concorrerão nesta categoria trabalhos em curta-metragem indicados pelas instituições brasileiras de ensino superior de cinema e audiovisual que tenham sido realizados como parte das atividades acadêmicas.

Cada instituição poderá inscrever até 3 (três) trabalhos que deverão ser disponibilizados na íntegra.

A inscrição só será considerada válida depois de enviada carta, em papel timbrado e assinada pela pessoa responsável do departamento de audiovisual, com a indicação da Instituição para a secretaria da ABC (secretaria@abcine.org.br) devendo constar:

Nome da Instituição,
Nome do Filme, Diretor(a/e) e Diretor(a/e) de Fotografia,
Telefone e e-mail da pessoas responsável pelo departamento de audiovisual e do Diretor(a) de Fotografia do trabalho Formato/Suporte do trabalho.

Um júri, formado pelas(os) 4 (quatro) integrantes da Diretoria da ABC, fará a apreciação de todos os trabalhos inscritos escolhendo o filme ganhador da categoria, que será conhecido na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 28/05/2022.

Do material inscrito:
As inscrições que não atenderem a todos os requisitos dentro do prazo estarão automaticamente canceladas.

Caberá a cada participante proceder a sua inscrição, fazer o upload do seu trabalho e enviar materiais complementares, caso seja requisitado pela organização do Prêmio ABC.

A qualidade do material fornecido é de inteira responsabilidade da(o) profissional inscrita(o) e a ABC se reserva o direito de recusar materiais que não estejam dentro dos parâmetros técnicos mínimos exigidos.

Topo