Regulamento Prêmio ABC 2020

Poderão ser inscritos trabalhos nas categorias:

– Longa-Metragem (categoria única para ficção e documentário)
– Curta-Metragem
– Série de TV
– Videoclipe
– Filme Publicitário
– Filme Estudantil

Serão premiadas:

– Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção
– Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário
– Melhor Direção de Arte Longa-Metragem
– Melhor Montagem Longa-Metragem
– Melhor Som Longa-Metragem
– Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem
– Melhor Direção de Fotografia Série de TV
– Melhor Direção de Arte Série de TV
– Melhor Som Série de TV
– Melhor Direção de Fotografia Videoclipe
– Melhor Direção de Fotografia Filme Publicitário
– Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil

Os trabalhos de todas as categorias deverão ser inscritos no site da ABC a partir do dia 13/12/2019 até o dia 01/02/2020 através do link: https://abcine.org.br/site/inscricao/

As categorias que não atingirem o mínimo de 15 (quinze) inscrições poderão ser desconsideradas para o Prêmio ABC conforme avaliação dos organizadores.

Para finalizar a inscrição os trabalhos deverão ser disponibilizados através de upload que deverá ser feito, entre os dias 01/01/2020 e 10/02/2020, no link: https://abcine.org.br/site/envio-filme-premio-abc

Para fazer o upload será obrigatório o uso do código de 8 (oito) dígitos dado ao trabalho concorrente na inscrição.

Os formatos de arquivos ac8eitos, visando preservar a qualidade dos trabalhos, deverão ter as seguintes especificações:

Container: mp4
Vídeo Codec: H.264
Áudio Codec: AAC ou MP3
Resolução: 1280×720
Codec: H.264
Resolução: 1280×720
Max Bitrate final: 5000Kbps CBR
Áudio 44,1 KHz Max Bitrate:320 Kbps

Caso de dúvida ou de ajuda para fazer o upload, favor entrar em contato com suporte.abc@o2pos.com.br

A categoria Longa-Metragem será única para filmes de ficção e documentários. Cada gênero (ficção e documentário) deverá ter no mínimo 10 trabalhos inscritos para que seja concedido o prêmio de Melhor Direção de Fotografia e todos os trabalhos inscritos, independente do gênero, concorrem aos prêmios de Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Som.  Após a inscrição no site, deverá ser enviada para secretaria@abcine.org.br carta do produtor autorizando a participação do filme no Prêmio ABC 2020.

Na categoria Filme Estudantil, após a inscrição no site, deverá ser enviada para secretaria@abcine.org.br uma carta da Instituição de Ensino indicando o trabalho como seu representante.

Nas demais categorias, somente o Diretor de Fotografia titular da obra poderá fazer a inscrição de seus trabalhos.

Não serão aceitas inscrições feitas por sócios da ABC que tenham pendências financeiras com a associação.

Não há necessidade do Diretor de Fotografia ser associado da ABC para inscrever trabalhos no Prêmio ABC.

A inscrição só será considerada válida após o upload do trabalho inscrito.

Os arquivos enviados devem ser nominados com o título do trabalho inscrito.

Serão desconsiderados os uploads sem identificação clara do trabalho inscrito.

Nas categorias Curta-Metragem, Filme Publicitário, Videoclipe e Filme Estudantil cada Diretor de Fotografia poderá concorrer com apenas 1 (um) trabalho por categoria.

Na categoria Série de TV cada Diretor de Fotografia poderá concorrer com até 2 (dois) trabalhos. Um em que foi o único fotógrafo e outro em que tenha dividido a fotografia com outros profissionais.

Nas categorias de Longa-Metragem cada profissional pode concorrer com quantos trabalhos quiser.

Trabalhos inscritos no Prêmio ABC de anos anteriores não serão aceitos.

A ABC se reserva o direito de recusar a inscrição de trabalhos que não apresentem os requisitos mínimos de qualidade técnica.

A votação para todas as categorias será feita em 2 (dois) turnos, exceto a categoria Filme Estudantil que será votada pelos 4 (quatro) membros da Diretoria.

O primeiro turno será realizado entre os dias 01/04/2020 e 15/04/2020, e os 5 (cinco) trabalhos mais votados em cada categoria vão para a votação final que será realizada entre os dias 17/04/2020 e 29/04/2020.

Somente terão direito a voto os sócios da ABC das categorias: efetivo, ativo, aspirante e emérito, que estejam em dia com a Associação.

Das categorias:

Longa-Metragem

Podem concorrer produções brasileiras lançadas em 2019 no circuito comercial de cinema, televisão e plataformas digitais de acordo com o registro da Ancine. A inscrição só será validada depois do upload de no máximo 10 (dez) minutos do filme.

A organização sugere que também seja enviado para a secretaria da ABC, secretaria@abcine.org.br, um link, que será divulgado aos sócios votantes, onde o trabalho possa ser visualizado na íntegra.

Curta-Metragem

Serão aceitas inscrições de trabalhos finalizados até 2019 com duração máxima de 25 (vinte e cinco) minutos, que deverão ser disponibilizados na íntegra.

Uma comissão, designada pela Diretoria da ABC, fará uma pré-seleção dentre os curtas-metragens inscritos para escolher quais efetivamente participarão do Prêmio ABC 2020. A Comissão será formada por sócios da ABC e a relação dos curtas selecionados será divulgada no site da Associação no dia 30/03/2019.

Série de TV

A inscrição será feita por episódio que concorrerá aos prêmios de fotografia, arte e som.

Uma mesma Série pode concorrer com mais de um episódio, respeitando a regra que determina que cada Diretor de Fotografia só pode inscrever 1 (um) trabalho em que assina sozinho e 1 (um) em que divide a fotografia com outro profissional. Podem concorrer trabalhos com primeira exibição em 2019 que poderão ser disponibilizados na integra ou numa montagem de no mínimo 5 (cinco) minutos.

Filme Publicitário

Serão aceitos os trabalhos com primeira veiculação em TV aberta ou a cabo durante o ano de 2019, que deverão ser disponibilizados na íntegra.

Videoclipe

Serão aceitos os trabalhos com primeira exibição em TV aberta ou a cabo e plataformas digitais durante o ano de 2019, que deverão ser disponibilizados na íntegra, através de upload em link que será divulgado na ficha de inscrição.

Filme Estudantil

Concorrerão nesta categoria trabalhos indicados pelas Instituições brasileiras de ensino de audiovisual que tenham sido realizados como parte das atividades acadêmicas. Cada instituição poderá inscrever até 3 (três) trabalhos que deverão ser disponibilizados na íntegra.

A inscrição só será considerada válida depois de enviada carta, em papel timbrado e assinada pelo responsável do departamento de audiovisual, com a indicação da Instituição para a secretaria da ABC (secretaria@abcine.org.br) devendo constar:

Nome da Instituição,
Nome do Filme, Diretor e Diretor de Fotografia,
Telefone e e-mail do responsável pelo departamento de audiovisual e do Diretor de Fotografia do trabalho Formato/Suporte do trabalho.

Um júri, designado pela Diretoria da ABC, fará a apreciação de todos os trabalhos inscritos escolhendo o ganhador da categoria, que será conhecido na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 09/05/2020.

Do material inscrito:

As inscrições que não atenderem a todos os requisitos dentro do prazo estarão automaticamente canceladas.

Caberá ao participante proceder a sua inscrição, fazer o upload do seu trabalho e enviar materiais complementares, caso seja requisitado pela organização do Prêmio ABC.

A qualidade do material fornecido é de inteira responsabilidade do inscrito e a ABC se reserva o direito de recusar materiais que não estejam dentro dos parâmetros técnicos mínimos exigidos.

Topo