ROTA recebe inscrições para Mostra Competitiva de Curtas-metragens

O III ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual está com inscrições abertas para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens até 12 de agosto. Cada candidato poderá inscrever gratuitamente até três filmes com, no máximo, 20 minutos de duração, nas categorias de ficção ou documentário. Os finalistas concorrem aos troféus de Melhor Roteiro de Ficção e Documentário, eleitos pelo Júri Oficial e também pelo Júri Popular, além de uma bolsa integral para o Curso de Roteiro online da Academia Internacional de Cinema.

Criado por Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Cristina Perozzo e Evandro Melo, o ROTA é um festival voltado para roteiristas estudantes e iniciantes. Este ano, o evento chega à sua terceira edição, a ser realizada de 2 a 7 de outubro, na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro. A Mostra ocorre nos dias 4 e 5 e tem entrada franca, sujeita à lotação da sala, assim como a Cerimônia de Premiação, no dia 6. Entre os jurados de 2019 está o criador do tradicional Festival Curta Cinema, Ailton Franco Jr.

As inscrições devem ser feitas no site rotafestival.com, onde consta o regulamento completo da Mostra. Podem participar estudantes e iniciantes maiores de idade que tenham, no máximo, três roteiros de curtas-metragens filmados e exibidos em festival, mostra de cinema ou na web. A seleção dos finalistas será divulgada no dia 7 de setembro.

Além da Mostra, o III ROTA compreende Encontro de Negócios com produtoras, distribuidoras e programadoras de televisão, Concurso de Roteiros de Curtas-Metragens, Laboratório de Projetos de Série e Seminário. Já estão confirmadas, entre outras atividades, a masterclass “Sala de Roteiristas”, com Elena Soárez, a palestra “As Engrenagens da Cena”, com Marina Meira e Rodrigo de Vasconcellos, do Maquinário Narrativo, e um estudo de caso da série “This is Us”, com Carol Amaral e Mariana Baltar.

Sobre o ROTA

Idealizado em 2017, o ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual foi criado com o objetivo de ser um espaço de congregação entre os diversos profissionais do audiovisual brasileiro, instituições de ensino e o mercado audiovisual.

O festival conta com o apoio de: ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), Academia Internacional de Cinema, Cabíria Prêmio de Roteiro, Cinemateca do MAM Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), Maquinário Narrativo, Primeiro Tratamento, RWR (Recife Writers Room), Serie_Lab Festival e VAV Audiovisual, entre outros. O evento é realizado pela Aiuru Filmes e pelos Audiovisionários.

Topo