Semana ABC 2019: conheça a programação do segundo dia

Hoje, 16 de maio, a Semana ABC 2019 começa às 9h30 com a mesa “OLHAR, VER E GRAVAR – Fundamentos: Percepção e Cognição Visual”, que contará com mediação do diretor de fotografia Carlos Ebert, ABC e participação da diretora de arte Luciana Bueno e do professor de Fisiologia e Biofísica da USP Marcus Vinícius C. Baldo.

Na sequência, às 13h30, acontece a mesa “QUAL O PAPEL DA DIREÇÃO DE ARTE/PRODUCTION DESIGN? As Perspectivas no Mercado Internacional de Séries”, que contará com mediação da diretora de arte Margherita Pennacchi e presença dos diretores de arte Fábio Goldfarb e Marcos Pedroso e dos cineastas Fábio Mendonça e Hugo Prata.

A apresentação da Canon, “Combinando a Arte e a Ciência da Cinematografia: Lentes Sumire Prime”, começa às 16h e terá a presença do fotógrafo Bruno Massao, executivo de contas de Cinema EOS e Vídeo Profissional da empresa.

A última mesa de hoje, às 18h, será “Mulheres na Cinematografia”, que terá mediação da diretora de fotografia Janice D´Ávila (Nunca Me Sonharam; O Começo da Vida) e contará com a presença da Adriana Bernal, ADFC (Infierno o Paraíso; Millennials), presidenta da Asociación Directores Fotografia da Colômbia, e das diretoras de fotografia Joyce Prado, diretora administrativa da Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro, Julia Equi (Lucicreide Vai pra Marte; Margaret Mee e a Flor da Lua) e Julia Zakia (Como Fotografei os Yanomami; Transando com Laerte).

Para finalizar o dia, acontece a exibição do filme Moving Pictures: Filmmakers and the Art of Cinematography, com legendas em português, às 20h30. O documentário leva os espectadores a uma rara jornada de histórias pessoais e inspiradoras explorando a arte da imagem em movimento e irá estimular a criatividade e o espírito de colaboração através de célebres diretores de fotografia como: Roger Deakins, Vittorio Storaro, Rachel Morrison, Rodrigo Prieto, entre outros, incluindo comentários de diretores como: Francis Ford Coppola, Reed Morano e Ellen Kuras.

Durante a Semana, há um espaço de exposição de equipamentos e serviços, aberto das 9h às 19h30, com a presença das empresas e instituições: Arri, Barros Seguros, Canon, Cinecidade, Electrica, DCine, Disk Films, EliteCam, Fujifilm, I9tv, Locadora de Equipamentos, Locall, Lumatek, MonsterCam, Panasonic, Quanta Post, Sindcine, Sony e Zeiss.

Nesta edição, a ABC promove, em paralelo à programação da Semana, instalações de realidade virtual. Nos dias 16 e 17 a Instalação BELEAF, uma experiência imersiva em realidade virtual realizada pela empresa Árvore Experiências Imersivas. Além disso, está disponível para venda o livro Da Cor, do diretor de fotografia Edgar Moura.

Evento aberto ao público, com entrada franca, mediante credenciamento que poderá ser feito através do link http://www.workneteventos.com.br/projetos/semana_abc/ ou presencialmente nos dias do evento.

A senha para a primeira mesa do dia será distribuída uma hora antes do início. Para as mesas da tarde, as senhas serão distribuídas uma hora antes e será possível retirar também a senha para a mesa seguinte. As mesas serão transmitidas para a área externa.

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com correalização da Cinemateca Brasileira.
Mantenedora: Spcine e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo
Patrocínio: Arri, Canon, Sony e Zeiss.
Apoio: Cinecidade, Disk Films, Electrica, EliteCam, Fujifilm, I9TV, Locall, Lumatek, Módulos, MonsterCam, Quanta Post, Panasonic Business, Senac, Sindcine, White Gorila e Zumbi Post.
Promoção: FilmeB, Guia Boca a Boca, Prodview, Revista de Cinema, Revista Exibidor, Revista Panorama Audiovisual e VidVox.
Colaboração: Cachaça Serra das Almas, Canal Brasil e Locadora Triângulo.

Em breve divulgaremos o vídeo da mesa.

Topo