Semana ABC 2021 contará com mesa sobre a relação entre o som e a montagem

No dia 16 de outubro, às 16h, acontece na Semana ABC 2021 a mesa “Olhando para o Som”, com mediação de Luiz Adelmo, ABC. Com as presenças de Bruno Armelin, designer e editor de som, Diana Vasconcellos, ABC, montadora, Gabriel D’Angelo, sound designer, e Luciana Fernandes, montadora, a mesa partirá da conexão entre o som e montagem para dividir um pouco sobre essa relação. Baseadas em suas experiências profissionais, elas e eles propõem discussões sobre como as narrativas sonoras influenciam a montagem e como o desenho de som é importante para a construção das camadas sutis da montagem.

Assista no Zoom ou YouTube.

Saiba mais sobre as pessoas participantes:

Bruno Armelin trabalha há mais de 20 anos com som para cinema, iniciou sua carreira no departamento de Som Direto, trabalhando em projetos importantes nacionais e internacionais como “Tropa de Elite 2” e “O Incrível Hulk”. Sócio-diretor do Estúdio Bando Sonoro onde atua como Designer de Som e Editor em filmes e séries, como “O Anjo de Hamburgo” e “Unicórnio”. Formado em Cinema pela Universidade Gama Filho, curso ministrado pelo cineasta Rui Guerra. Sócio fundador da PROSA –Profissionais de Som do Audiovisual. Integra a A3pS – Associação dos Profissionais de Pós-Produção de Som.

Diana Vasconcellos graduou-se em Comunicação Social pela UFMG em 1981. Iniciou ainda nos anos 80 carreira de montadora cinematográfica e desde então editou mais de 50 filmes, séries e documentários. Entre eles O HOMEM NU e CASA DA MÃE JOANA 1 e 2 de Hugo Carvana, O XANGÔ DE BAKER STREET, VINÍCIUS e CHICO – ARTISTA BRASILEIRO de Miguel Faria Jr, PRIMO BASILIO, SE EU FOSSE VOCÊ 2 TEMPOS DE PAZ, CHICO XAVIER, BOCA DE OURO e SILÊNCIO DA CHUVA de Daniel Filho, CORAÇÕES SUJOS de Vicente Amorim, VIDA DE MENINA e PALAVRA ENCANTADA de Helena Solberg, VENEZA de Miguel Falabela, FEVEREIROS de Marcio Debellian, MEDIDA PROVISÓRIA de Lázaro Ramos.

​​Gabriel D’Angelo cursou áudio pela IATEC, Produção Fonográfica e Cinema pela Universidade Estácio, trabalha como técnico de som há 20 anos. Com experiência em grandes musicais Brasileiros e adaptações da Broadway, há 8 anos expandiu sua atuação para o cinema (edição e mixagem). Indicado a melhor som no Prêmio ABC em 2012 com o filme “Sudoeste”. Entre outros trabalhos para HBO, GNT, MultiShow. Buscando trocar experiências e estudos, vêm desenvolvendo um conceito e direcionamento original para o Áudio como Designer de Som.

Luciana Fernandes é montadora de filmes publicitários, institucionais, curtas e documentários. Iniciou sua carreira em montagem em NY, durante o período que trabalhou com o fotógrafo Michael O’Neill, retratado no documentário de 2017 ‘On Yoga’, de Heitor Dhalia. Trabalhou nos documentários: ‘Power Trip’, dir. de Paul Devlin,’The Dishes’, ao lado do montador Larry Silk e dir. Katy Chevigny, ‘Meeting Resistance’, dir. Molly Bingham e Steve Connors.
 E na vídeo Instalação entitulada ‘LightYears Project’, registros do fotógrafo Gerald Förster, na Jenkins Johnson Gallery (NY).
 Em publicidade montou peças para agências como Kischenbaum Bond and Partners, Geometry, David, WMcCANN, Young & Rubicam; além de diversos trabalhos para Coração da Selva, Nexus Cinema e diretores como Anna Muylaert, Geórgia Guerra-Peixe, Willy Biondanni, Luciano Oregia, Manolo Moran dentre outros. Montou os curtas: ‘Environmental Countdown’, Episódios 1 e 2, dir. Daniel Chalfen, ‘Penny for your thoughts’, dir. Jason Aguilar-Ly, ‘The Clown’, dir Natalia Lyudin, ‘Ana Katamura’, dir. Mauro Paz. E recentemente, montagem do documentário para HBO “Odilon”, réu de si mesmo, dir. Leandro Lima

Semana ABC 2021 acontece de forma virtual de 14 a 17 de outubro. Confira a programação completa: https://abcine.org.br/site/semana-abc-2021

Topo