Semana ABC 2023: confira a programação do terceiro dia, 12 de maio

O último dia da Semana ABC 2023, 12 de maio, começa às 10h com a mesa “A inteligência artificial (AI) e o som no audiovisual”, mediada por Caio Cesar Loures, técnico de som direto e editor de áudio. A mesa contará com a participação do diretor técnico e pesquisador Daniel Sasso, da professora da PUC SP Dora Kaufman, do professor da USP Glauco Arbix e do produtor de áudio Luiz F. Kruszielski e discutirá como a inteligência artificial tem afetado o trabalho dos profissionais de som. A mesa trará não só técnicos(as) envolvidos(as) diretamente com o trabalho de som, mas também pesquisadores(as) e desenvolvedores(as) dessa tecnologia.

Na sequência, às 14h, acontece a mesa “O filme de arquivo: abordagens criativas e metodológicas”, que será mediada pelo crítico de cinema e pesquisador Sergio Alpendre. Com as presenças do pesquisador Antônio Venâncio, do realizador e pesquisador Carlos Adriano, da montadora Cristina Amaral, da diretora técnica da Cinemateca Brasileira Gabriela Souza de Queiroz e do diretor e montador Pedro Bronz, a mesa abordará aspectos práticos e criativos do processo de trabalho em filmes apoiados em materiais de arquivo.

Depois, às 16h30, acontece a apresentação da ARRI: “Abordagem sobre Imagens Cinematográficas”, com mediação de Mário Janini, diretor técnico de serviços da ARRI América Latina, e participação do técnico de imagem digital Felipe Delgado e do diretor de fotografia Marcelo Trotta, ABC e irá abordar as lentes Signature e o novo Workflow ARRI.

A última mesa da Semana ABC 2023, dia 12 de maio, às 18h30, discutirá a parceria criativa entre diretores(as) de fotografia e coloristas, com mediação de Paulo de Andrade, ABC. A conversa terá as presenças dos(as) diretores(as) de fotografia Janice D’Avila, ABC e Lauro Escorel, ABC e dos(as) coloristas Luciano Santa Barbara e Luisa Cavanagh.

Evento aberto ao público, com entrada franca, mediante credenciamento no link: https://bit.ly/semanaabc2023-credenciamento

Confira a programação completa: https://abcine.org.br/site/semana-abc-2023/

Além disso, das 9h às 19h, acontece a Exposição de Equipamentos e Serviços com as empresas e instituições: Aputure, ARRI, Canon, Cineshop, Electrica, Eurobrás, KaptaFilmes, LigthMotion, Locall, Lumitecfoto, MCI Store, Nanlux, Naymovie, NextMove, RBR Assistência, Sindcine, Sony, Viddium, Vidiexco e ZEISS.

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia e Cinemateca Brasileira.
Patrocínio: ARRI, Canon, KaptaFilmes, Naymovie e Spcine
Apoio: ABC Cursos de Cinema, Aputure, Bóson Post, Cineshop, DOT, Electrica, Fábrica Brasileira de Imagens, LigthMotion, Locall, Lumitecfoto, MCI Store, Nanlux, NextMove, O2 Pós, RBR Assistência, Sindcine, Sony, Viddium, Vidiexco e ZEISS.

Topo