Semana ABC apresenta mesa sobre fundamentos da Percepção e Cognição Visual

O segundo dia da Semana ABC 2019, 16 de maio, inicia às 9h30 com a mesa “OLHAR, VER E GRAVAR: “Fundamentos: Percepção e Cognição Visual”, que contará com mediação do diretor de fotografia Carlos Ebert, ABC e participação da diretora de arte Luciana Bueno e do professor de Fisiologia e Biofísica da USP Marcus Vinícius C. Baldo.

Olhar e ver são duas coisas distintas ainda que complementares. A primeira corresponde a transdução nas células da retina dos fótons em elétrons. Essa corrente elétrica é conduzida até o córtex visual primário onde é analisada em termos de contraste, movimento, espectro etc, para depois ser cotejada com todo o conhecimento existente em toda as memórias do indivíduo, independentemente do sentido que recolheu as informações. Aí é que ocorre a visão. Isso é ver.

A primeira concepção científica dava a visão como um processo analítico que cotejava o visto com formas geométricas elementares. Parecia lógico, mas não era. Quem decifrou o processo que nos proporciona a visão do mundo foi o cientista inglês Richard Gregory (1923 – 2010). Ele descobriu que a visão é um processo “top down”, que a partir de um conhecimento prévio, lançamos hipóteses sobre aquilo que está a nossa frente, e na medida que se confirma uma dessas hipóteses damos aquilo como “visto e entendido” Apesar da reação inicial da comunidade cientifica sua tese mostrou–se correta e foi adotada.

O que pode ser melhor para um cinematógrafo do que entender como os espectadores vêm as suas imagens? A proposta da mesa é lançar o conhecimento atual a respeito da visão, e tentar entender o que ele pode resultar no aperfeiçoamento do trabalho de captação de imagens em movimento.

Sobre os participantes:

Luciana Bueno
Doutoranda em Design na FAU – USP, Mestre em Cenografia pela Universidade de São Paulo – USP, ao longo de sua carreira ministrou inúmeras palestras e cursos. Fe z parte por mais de 10 anos do corpo docente da AIC – Academia Internacional de Cinema. Já lecionou como professora convidada de Direção de Arte da Universidade Belas Artes para os cursos de Pós- Graduação. Hoje coordena um curso livre sobre A Narrativa da Imagem no Centro Cultural B_arco. Cenógrafa e figurinista premiada, trabalha há mais de 25  anos como Diretora de Arte em cinema, teatro, televisão e eventos.

Marcus Vinícius C. Baldo
Médico pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Física, também pela USP, doutorou-se em Neurofisiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, realizando seu pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, Berkeley. Docente do ICB-USP desde 1988, é Professor Associado (livre-docente) do Departamento de Fisiologia e Biofísica, onde coordena o Laboratório de Fisiologia Sensorial “Roberto Vieira”, dedicado à neurofisiologia da percepção e cognição. Exerceu os cargos de Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e de Secretário Geral da Federação de Associações Latino-Americanas de Neurociências (FALAN), tendo atuado, entre 2013 e 2016, como pesquisador visitante do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, Reino Unido.

Semana ABC 2019 acontece entre os dias 15 e 17 de maio na Cinemateca Brasileira. Conheça a programação completa: http://bit.ly/semanaabc_2019

Evento aberto ao público, com entrada franca, mediante credenciamento que poderá ser feito através do link http://www.workneteventos.com.br/projetos/semana_abc/ ou presencialmente nos dias do evento. Retirada de senha uma hora antes de cada mesa, até a lotação da sala. As mesas serão transmitidas para a área externa.

Topo