Semana ABC e Prêmio ABC 2013

Mg 8287

Por Danielle de Noronha

A Semana ABC 2013 aconteceu entre os dias 08 e 10 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Em sua 13ª edição, o evento contou com diversas mesas redondas, onde foram discutidos diferentes temas atuais da cinematografia nacional e internacional. Este ano, a semana alcançou um público diário de cerca de 700 pessoas, que além de acompanhar e participar das palestras, teve contato com uma exposição de equipamentos e serviços, com a presença das empresas: Abele, Arri, Barcelona Filmes, Cinecidade Locações e Produções, Cinecolor Digital, Idrone TV, Inspiratorium, Locall, O2 Post, Panasonic, Sony e White Gorilla.

Um dos temas mais discutidos na atualidade, a projeção digital, foi assunto da primeira mesa do evento, mediada pelo diretor de fotografia e presidente da ABC, Lauro Escorel, ABC. A mesa Cinema Digital – Desafios e Perspectivas debateu sobre o panorama atual do processo de digitalização do parque exibidor brasileiro. Com o objetivo de buscar caminhos para resolver os problemas que estão ocorrendo com a digitalização das salas de cinema no Brasil, a mesa teve a participação de profissionais de diversas áreas do cinema, como o Diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, o técnico de mixagem José Luiz Sasso, ABC e o engenheiro eletrônico e supervisor de pós-produção José Francisco Neto, ABC. O digital ainda foi o objeto da apresentação Tecnologias e Soluções para Cinematografia Digital Sony: do HD ao 4k e Além, que contou com a participação de Erick Soares, da Sony Brasil, de Vlade Lisboa, da Assimilate Inc Latin America, de William Pacini, da Brasil Rental Camera e do diretor de fotografia Affonso Beato, ASC, ABC, que falou da sua experiência com a câmera Sony F65.

Mg 7963
Mg 8315

Entre os destaques desta edição, estão as duas Masters Classes: A Arte do Foley e Fundamentos de Estereografia – 3D. A primeira, mediada pelo supervisor de som Luiz Adelmo, foi ministrada pela convidada internacional Jana Vance (Os Vingadores, Avatar, Homem de Ferro), que contou sobre a sua experiência e apresentou diversos trechos de filmes em que trabalhou para explicar como recriou e representou o áudio de algumas cenas das obras. A segunda foi apresentada por Affonso Beato (Carne Trêmula, O amor nos tempos do Cólera, Antonio das Mortes), que falou sobre os elementos fundamentais entre a nossa percepção estereoscópica, a captação e a projeção estereográfica. A apresentação explicou sobre os motivos que levam algumas exibições em 3D serem desconfortáveis para os espectadores e também apresentou os caminhos para alcançar uma experiência confortável para aqueles que assistem a filmes 3D. Além destas mesas, também destaca-se a apresentação de Mike Wagner, gerente de produto de iluminação da ARRI, que ministrou a palestra Novas Fontes Luminosas: LED e a Cinematografia digital. Padrões de verificação.

Mg 8482

A linguagem e a estética cinematográfica esteve presente na mesa Direção de Arte em Preto e Branco. Significados da representação em Preto e Branco, com mediação de Ana Mara Abreu e com a presença da diretora e cenógrafa Daniela Thomas, da figurinista Luciana Buarque e do cenógrafo e figurinista Marcos Pedroso. Para completar a discussão desenvolvida na Semana ABC do ano passado sobre o uso da cor na direção de arte, a proposta deste ano foi debater sobre a opção por filmes em preto e branco, aproveitando também o grande número de obras, tanto no Brasil como no exterior, que escolhem esta opção estética.

Outro tema bastante atual que esteve presente na semana deste ano é a produção de séries e demais programas para a televisão. O assunto foi trabalhado na mesa O Impacto do Crescimento da Produção de Séries de TV: os desafios estéticos, estratégicos e culturais, que contou com inúmeros profissionais como Andrea Barata, da O2 Filmes, o diretor Claudio Torres e os diretores de fotografia Rodrigo Monte, ABC e Marcelo Trotta, ABC. A mesa debateu sobre os desafios da nova demanda de produção para TV, que ocorreu principalmente depois do incentivo da Lei da TV Paga (12.485/2011). Os programas para a televisão também estiveram presentes na mesa Renovação da cinematografia na TV Brasileira, que teve mediação do diretor de fotografia e vice-presidente da ABC, Guy Gonçalves, ABC, e contou com a presença do diretor de fotografia Walter Carvalho, ABC e de José Luiz Villamarim, da TV Globo, diretor de Avenida Brasil e O Canto da Sereia. A mesa debateu sobre a renovação da linguagem na narrativa visual dentro da TV Brasileira e da relação hibrida entre TV e cinema.

Mg 8406

A formação de novos profissionais foi outra questão levantada pela semana deste ano, tema que se tornou ainda mais relevante devido a grande presença de estudantes nas palestras do evento. A mesa Ensino de Cinema: integração entre ensino e mercado teve mediação do professor Ninho Moraes e contou com a participação de profissionais de diferentes áreas do cinema, como a produtora Denise Gomes, o conselheiro da ABPITV, Luis Antonio Silveira, Luciana Rodrigues, representante da FAAP e do FORCINE e o cineasta e professor Rubens Rewald.

Mg 8512 1

A última mesa do evento foi O Pensamento Sonoro no Cinema Brasileiro Contemporâneo, mediada por Bernardo Marquez e com a participação do crítico Carlos Alberto Mattos, do diretor Kleber Mendonça Filho e do editor e supervisor de som Ricardo Reis “Chuí”, que entre outros temas, discutiram o que representa o som no cinema nacional hoje.

Mg 8060

Prêmio ABC 2013

O encerramento da Semana ABC aconteceu com a 14ª edição do Prêmio ABC, que premiou os trabalhos mais votados pelos sócios da associação nas oito categorias: Melhor Direção de Fotografia – Longa-metragem, Melhor Direção de Arte – Longa-metragem, Melhor Montagem – Longa-metragem, Melhor Som – Longa-metragem, Melhor Direção de Fotografia – Curta-metragem, Melhor Direção de Fotografia – Filme Publicitário, Melhor Direção de Fotografia – Programa de TV e Melhor Direção de Fotografia – Filme Estudantil.

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 11, na Cinemateca Brasileira, e contou com a apresentação da atriz Camila Morgado. Os prêmios foram entregues pelos atores Fernando Alves Pinto, Renata Gaspar e Djin Sganzerla, pelos diretores Tata Amaral e Roberto Gervitz, pelo diretor de fotografia Affonso Beato, pela convidada Jana Vance e por representantes de empresas parceiras.

Nas categorias de longa-metragem, o filme Sudoeste recebeu o prêmio de Melhor Direção de Fotografia, entregue a Mauro Pinheiro Jr. Xingu foi contemplado com dois prêmios: Melhor Som (Paulo Ricardo Nunes, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima e Armando Torres Jr.) e Melhor Direção de Arte (Cassio Amarante, ABC). O longa Dois Coelhos levou o prêmio na categoria Melhor Montagem (Afonso Poyart, Lucas Gonzaga e André Toledo).

Nas demais categorias de Melhor Direção de Fotografia foram contemplados o curta-metragem Natureza Morta (Carlos Firmino), o programa de TV Sessão de Terapia (Rodrigo Monte, ABC), o filme publicitário Boticário Floratta (Ricardo Della Rosa, ABC) e o filme estudantil O Fim do Filme (Quico Meirelles).

O evento contou também com uma homenagem ao Affonso Beato, pela sua importante contribuição para a cinematografia nacional e internacional. Durante a homenagem, Lauro Escorel terminou a sua fala de um modo que sintetiza a importância de Beato: “Ao longo dos anos, admiramos suas conquistas, assimilamos seus ensinamentos e foi assim que chegamos aqui para apresentar-lhe a homenagem desta noite. Por tudo isso Affonso, ao lembrarmos das imagens dos seus filmes e de todas as suas outras atividades podemos dizer com tranquilidade: Parabéns Affonso, você fez tudo isso da forma certa!”.

A ABC ainda aproveitou a cerimônia para manifestar a sua preocupação com o destino da Cinemateca Brasileira, devido os acontecimentos recentes, e para anunciar os sócios que receberam o direito de utilizar a sigla ABC: o diretor de fotografia Lula Carvalho, ABC, o diretor de arte Claudio Amaral Peixoto, ABC e o gaffer Ulisses Malta, ABC.

Assista na íntegra as mesas da Semana ABC 2013.

Saiba mais sobre a Semana ABC e Prêmio ABC.

Fotos: Drika Silveira

Total
0
Shares
Ante.
Memórias da ABC – Parte 2
Foto Lauro

Memórias da ABC – Parte 2

Próx.
A valorização de um ofício
Montagem

A valorização de um ofício

Recomendado