Semana e Prêmio ABC 2023

Semanabc2023 7 1132X509 1

A Semana ABC 2023 aconteceu entre os dias 10 e 12 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A 21ª edição do evento festejou o começo da retomada do setor audiovisual nacional depois do período recente em que a cultura brasileira foi tão desprestigiada. Estiveram presentes diversos profissionais e empresas envolvidas com o universo do audiovisual, que debateram diferentes temas atuais da cinematografia. O evento alcançou um público de aproximadamente 3000 pessoas, e ainda contou com as pessoas que acompanharam as mesas de forma virtual pelo YouTube e pela Spcine Play.

Além das mesas de debates, também apresentou a conhecida exposição de equipamentos e serviços com a presença das empresas e instituições Aputure, ARRI, Canon, Cineshop, Electrica, Eurobrás, KaptaFilmes, LigthMotion, Locall, Lumitecfoto, MCI Store, Nanlux, Naymovie, NextMove, RBR Assistência, Sindcine, Sony, Viddium, Vidiexco e ZEISS, que levaram para a  Cinemateca as novidades do mercado e a possibilidade das pessoas presentes testarem e conhecerem mais sobre seus equipamentos e serviços.

No primeiro dia, a Semana ABC 2023 começou com a fala de apresentação do evento realizada pelo diretor de fotografia Lauro Escorel, responsável pela curadoria das mesas deste ano, e de Maria Dora Mourão, diretora da Cinemateca Brasileira. A primeira atividade foi a exibição do documentário “Living the Light”, de Claire Pijman, sobre a arte do diretor de fotografia Robby Müller.

Na sequência, foi a vez da mesa “Ensino audiovisual: atualidades e perspectivas”, mediada pelo diretor de fotografia e professor Luís Villaça e com a participação de Cezar Migliorin, professor da Universidade Federal Fluminense e psicanalista, Daniela Giovana, professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mari Corrêa, cineasta e diretora do Instituto Catitu, Philippe Cordey, representante do Comitê de Educação da IMAGO e dos cineastas Takumã Kuikuro e Walter Lima Jr., que debateram o ensino do audiovisual para além dos grandes centros urbanos.

A programação seguiu com a mesa “A produção virtual”, que contou com o diretor de fotografia Adrian Teijido, ABC, o cineasta Carlos Vecchi, o supervisor de efeitos visuais Claudio Peralta, o diretor criativo de novas tecnologias Diogo Costa Pinto e a diretora de arte Larissa Cambauva, com mediação do diretor de fotografia Marcelo Trotta, ABC. A mesa conversou sobre novas possibilidades na cinematografia contemporânea, como o emprego de painéis de LED – game engines, sistemas de tracking, 3D, ambientes virtuais e inteligência artificial.

Semanaabc2023 9 768X512 1

Para finalizar o dia, aconteceu a mesa “Gaffers e direção de fotografia: elementos de uma parceria técnica e criativa”, mediada pelo diretor de fotografia Jacques Cheuiche, ABC, e com as presenças dos gaffers Alvaro Brito e Walerio Rosa, ICSL e do diretor e da diretora de fotografia José Roberto Eliezer, ABC e Silvia Gangemi, ABC, que falaram sobre os seus processos colaborativos na criação da imagem cinematográfica.

Já o segundo dia da Semana ABC 2023, 11 de maio, iniciou com a exibição do filme “Chango, la Luz Descubre”, de Paola Rizzi, ADF e Alejandra Martín. O filme traz um ano na vida de Chango Monti, 80 anos, diretor de fotografia dos dois filmes que ganharam o Oscar na Argentina. Longe de ser uma homenagem solene, o filme acompanha o mestre enquanto ele filma uma comédia e uma peça. O olhar de seus renomados diretores ilumina o retrato em ação de um artista em tensão consigo mesmo.

Semanaabc2023 13 768X512 1

Na sequência, aconteceu um debate, mediado pelo diretor de fotografia Llano, ABC, com a presença das diretoras Paola Rizzi, Claire Pijman, além de Andrea Müller, que trabalha com o arquivo fotográfico de Robby Müller.

Depois foi a vez da mesa “As identidades na direção de arte brasileira”, que teve mediação da diretora de arte Tainá Xavier e participação dos(as) diretores(as) de arte Alonso Pafyeze, Isabel Xavier e Maíra Mesquita e da atriz e performer Lian Gaia. A mesa propôs uma reflexão sobre os processos de representação e representatividade no cinema brasileiro a partir do pressuposto que o ato de representação do outro é um gesto ético. Além disso, realizaram duas homenagens: ao pintor de arte Sr. Darcy e ao diretor de arte Tiago Marques, que morreu em agosto de 2022.

Semanaabc2023 15 768X512 1

A apresentação da Canon, “Reportagens em zonas de conflito ao realismo mágico”, contou com a diretora de fotografia e embaixadora da Canon Europa Elisa Iannacone, que compartilhou suas experiências cinematográficas ao redor do mundo.

A Semana ABC 2023 encerrou o seu segundo dia com uma masterclass da figurinista Marília Carneiro, ABC. Com mediação das figurinistas Cris Rose e Karla Monteiro, na qual foram debatidos diversos aspectos da profissão, além da trajetória profissional de Marília.

Semanabc2023 31

O último dia do evento, 12 de maio, começou com a mesa “A inteligência artificial (AI) e o som no audiovisual”, mediada por Caio Cesar Loures, técnico de som direto e editor de áudio. A mesa contou com a participação do diretor técnico e pesquisador Daniel Sasso, da professora da PUC SP Dora Kaufman, do professor da USP Glauco Arbix e do produtor de áudio Luiz F. Kruszielski e discutiu como a inteligência artificial tem afetado o trabalho dos profissionais de som.

Em seguida, o evento trouxe o debate “O filme de arquivo: abordagens criativas e metodológicas”, mediado pelo crítico de cinema e pesquisador Sergio Alpendre e com as presenças do pesquisador Antônio Venâncio, do realizador e pesquisador Carlos Adriano, da montadora Cristina Amaral, da diretora técnica da Cinemateca Brasileira Gabriela Souza de Queiroz e do diretor e montador Pedro Bronz. A mesa abordou aspectos práticos e criativos do processo de trabalho em filmes apoiados em materiais de arquivo.

Semanabc2023 25 1

Logo após foi a vez da apresentação da ARRI: “Abordagem sobre Imagens Cinematográficas”, com mediação de Mário Janini, diretor técnico de serviços da ARRI América Latina, e participação do técnico de imagem digital Felipe Delgado e do diretor de fotografia Marcelo Trotta, ABC que abordou as lentes Signature e o novo Workflow ARRI.

Por fim, para finalizar a edição deste ano, a última mesa discutiu a parceria criativa entre diretores(as) de fotografia e coloristas. A conversa teve as presenças dos(as) diretores(as) de fotografia Janice D’Avila, ABC e Lauro Escorel, ABC e dos(as) coloristas Luciano Santa Barbara e Luisa Cavanagh.

Prêmio ABC 2023

Abc 2023 13 May 2023 067 L 200X300 1

Na cerimônia de encerramento da Semana ABC, dia 13 de maio, foram anunciados os trabalhos ganhadores do Prêmio ABC 2023, quando foram prestigiados as e os profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira em 2022 segundo as sócias e os sócios da ABC.

A cerimônia foi apresentada pela atriz Larissa Nunes. Os filmes “Marte Um” e “Racionais: Das ruas de São Paulo pro Mundo” foram os maiores vencedores, com dois prêmios cada. “Marte Um” levou os troféus nas categorias Melhor Direção de Fotografia para Longa-metragem Ficção (Leonardo Medeiros) e Melhor Som para Longa-metragem Ficção (Marcos Lopes e Tiago Bello) e “Racionais” ficou com os prêmios de Melhor Montagem para Longa-metragem Documentário (Washington Deoli e Yuri Amaral) e Melhor Som Documentário (Andressa Clain Neves, Hyran de Mula, Ruben Valdes, Marilia Mencucini e Daniel Turini).

Nas demais categorias para longa-metragem de ficção, foram premiados os filmes “Carvão” (Melhor Direção de Arte para Marines Mencio) e “Noites Alienígenas (Melhor Montagem para André Sampaio). Já a categoria de Melhor Direção de Fotografia para Documentário foi entregue ao filme “Segredos de Putumayo” (André Lorenz Michiles e Fabio Bardella).

Nas categorias para série de TV, o destaque foi para a segunda temporada de “Manhãs de Setembro”, que ficou com os prêmios de Melhor Direção de Fotografia (para Lito Mendes da Rocha, ABC pelo episódio 3) e Melhor Som (Evandro Lima, ABC, Gabi Cunha, Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis, ABC pelo episódio 1). O prêmio Melhor Direção de Arte foi para o primeiro episódio de “Turma da Mônica – A Série” (Mariana Falvo).

Abc 2023 13 May 2023 117 L
Abc 2023 13 May 2023 107 L
Abc 2023 13 May 2023 099 L

Nos demais prêmios para direção de fotografia, foram premiados: o curta “O Afinador de Silêncios” (Paul Bessa), o videoclipe da música “AMEIANOITE”, de Pabllo Vittar e Gloria Groove (Adolpho Veloso, ABC), o filme publicitário “Natura – Esssecial” (Alex Akira Vecchi) e o filme estudantil “Afluências”, realizado na Universidade Federal da Paraíba (Iasmin Soares).

Os prêmios foram entregues pelas atrizes Gilda Nomacce, Giovanna Siqueira, Giulia del Bel, Joana Borges, Lian Gaia e Michelle Rodrigues, pelos atores Breno da Mata e Che Moais, pelo engenheiro de som Carlos Klachquin, pela diretoras de fotografia Elisa Iannacone e Paola Rizzi, pela editora de som Maria Muricy, pela figurinista Marília Carneiro e pelos representantes das empresas Alejandro Alcocer (ZEISS), Anderson Misael (LumitecFoto), Cadu Ventura (Kapta Filmes), Fabio Zucarato (Canon), Gisele Franco (Light Motion), Lyara Oliveira (Spcine), Marcel Gallo (MCI), Paulo Nunes (Vidiexco), Paulo Ribeiro (Locall), Renato Berto (RBR) e Wellinton Santos (Fábrica Brasileira de Imagens).

Este ano, o homenageado da noite foi o diretor de fotografia Walter Carvalho, ABC, por seu trabalho na cinematografia brasileira, com a participação do ator Leonardo Medeiros e dos diretores de fotografia Jacques Cheuiche e Mustapha Barat. Além disso, foram anunciadas as e os profissionais que recebram o direito de assinar com a sigla ABC: os diretores de fotografia e as diretoras de fotografia Anderson Sérgio, ABC, Carlos Zalasik, ABC, Kauê Zilli, ABC, Junior Malta, ABC, Lula Cerri, ABC, Pepe Mendes, ABC, Ricardo Ganglianone, ABC, Taís Nardi, ABC, Rodrigo Mercês, ABC e a engenheira de som Zezé Dálice, ABC.

Abc 2023 13 May 2023 149 L 768X512 1

Os trabalhos vencedores foram escolhidos por meio de votação das sócias e dos sócios da ABC, em dois turnos. O primeiro turno selecionou os sete trabalhos finalistas que foram para a votação final que elegeu o grande vencedor. Já os Filmes Estudantis são indicados pelas Instituições de Ensino Audiovisual e os finalistas e o curta vencedor foram escolhidos por um júri formado pela Diretoria da ABC.

Confira a lista completa dos trabalhos vencedores:

Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção
“Marte Um”, Leonardo Feliciano

Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário
“Segredos do Putumayo”, André Lorenz Michiles e Fabio Bardella

Melhor Direção de Arte Longa-Metragem Ficção
“Carvão”, Marines Mencio

Melhor Montagem Longa-Metragem Ficção
“Noites Alienígenas”, André Sampaio

Melhor Montagem Longa-Metragem Documentário
“Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo”, Washington Deoli e Yuri Amaral

Melhor Som Longa-Metragem Ficção
“Marte Um”, Marcos Lopes e Tiago Bello

Melhor Som Longa-Metragem Documentário
“Racionais: Das ruas de São Paulo pro Mundo”, Andressa Clain Neves, Hyran de Mula, Ruben Valdes, Marilia Mencucini e Daniel Turini

Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem
“O Afinador de Silêncios”, Paul Bessa

Melhor Direção de Fotografia Série de TV
“Manhãs de Setembro” – 2 Temp., Ep. 3, Lito Mendes da Rocha, ABC

Melhor Direção de Arte Série de TV
“Turma da Mônica – A Série” – Ep. 1, Mariana Falvo

Melhor Som Série de TV
“Manhãs de Setembro” – 2 Temp., Ep. 1 – Evandro Lima, ABC, Gabi Cunha, Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis, ABC

Melhor Direção de Fotografia Videoclipe
Pabllo Vittar e Gloria Groove – “AMEIANOITE”, Adolpho Veloso, ABC

Melhor Direção de Fotografia Filme Publicitário
“Natura – Essencial”, Alex Akira Vecchi

Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil
“Afluências”, Iasmin Soares (Universidade Federal da Paraíba)

As mesas e a premiação estão disponíveis no nosso canal do YouTube.

Fotos: Danielle de Noronha e Camila Butcher

Total
0
Shares
Ante.
Regra 34 – Pensamentos Sobre Como Filmar Corpos E Sexo
Regra Still 08

Regra 34 – Pensamentos Sobre Como Filmar Corpos E Sexo

Próx.
Rogério Luiz lança livro “Memória e Criação na Direção de Fotografia Audiovisual”
Livro Memoria Criacao Direcao Fotografia 1080X509 1

Rogério Luiz lança livro “Memória e Criação na Direção de Fotografia Audiovisual”

Recomendado