Semana & Prêmio ABC 2019

Semanaabc2019 150519 012 764X509 1

Semana ABC 2019 aconteceu entre os dias 15 e 17 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A 17ª edição do evento contou com a presença de diversos profissionais envolvidos com o universo do audiovisual, que debateram diferentes temas atuais da cinematografia, e alcançou um público de 1000 pessoas por dia.

Este ano, além de 12 mesas de debates, a Semana também apresentou a tradicional exposição de equipamentos e serviços com a presença das empresas e instituições: Arri, Canon, Cinecidade, Electrica, DCine, Disk Films, EliteCam, Fujifilm, I9tv, Locadora de Equipamentos, Locall, Lumatek, MonsterCam, Panasonic, Pedro Barros Seguros, Quanta Post, Sindcine, Sony e Zeiss, e duas instalações de realidade virtual, a Instalação The Tempest, realizada por Luiz Velho, diretor do IMPA, e a Instalação BELEAF, desenvolvida pela Árvore Experiências Imersivas.

Semanaabc2019 150519 031
Semanaabc2019 150519 024

A programação iniciou no dia 15 de maio com a mesa Do Roteiro à Mixagem: Parceria Criativas no Processo de Produção do Som, com a participação do técnico de som direto João Godoy , do editor de som Daniel Turini e do técnico de som direto e editor de som Gustavo Nascimento. Na sequência aconteceu a mesa Realidade Virtual e Novas Mídias (foto abaixo), com mediação do diretor de fotografia Affonso Beato, ASC, ABC e presença de Andrei Speridião, diretor de P&D da Árvore Experiências Imersivas, Luiz Velho, diretor do IMPA   e Sandro Di Segni, supervisor de Efeitos O2 Pós.

Semanaabc2019 150519 015

Este dia ainda contou com a apresentação da ARRI sobre a importância das lentes telocêntricas na cinematografia digital e a nova Câmera ALEXA Mini LF, realizada pelo diretor de fotografia Art Adams e por Mario Jannini, engenheiro eletrônico e diretor técnico de serviços da ARRI na América Latina; e finalizou com a apresentação da São Paulo Film Commission, com a participação de Daniel Celli, coordenador do projeto, da diretora de arte Rita Faustini, da diretora de produção Joana Araújo, da produtora Raissa Drumond e da produtora de locação Mirella Valente.

Semanaabc2019 150519 059
Painel da São Paulo Film Commission.

O segundo dia da Semana ABC 2019 começou com o debate Olhar, Ver e Gravar – Fundamentos: Percepção e Cognição Visual com o diretor de fotografia Carlos Ebert, ABC, a diretora de arte Luciana Bueno e o professor de Fisiologia e Biofísica da USP Marcus Vinícius C. Baldo. Em seguida, o evento apresentou a mesa Qual o Papel da Direção de Arte/Production Design? As Perspectivas no Mercado Internacional de Séries. O painel contou com a presença dos diretores de arte Cassio Amarante, Fábio Goldfarb e Marcos Pedroso e dos cineastas Fábio Mendonça e Hugo Prata. A mesa iniciou com uma homenagem à memória da figurinista Cristina Camargo e do diretor de arte Alexandre Toro, que contou com a participação da diretora de arte Ana Mara Abreu.

Semanaabc2019 160519 076 1

Bruno Massao, executivo de contas de Cinema EOS e Vídeo Profissional da Canon, foi o responsável pela apresentação da empresa, que falou sobre as novas Lentes Sumire Prime. A última mesa deste dia foi Mulheres na Cinematografia, que teve a presença das diretoras de fotografia Janice D´Ávila, Adriana Bernal, presidente da Asociación Directores de Fotografia da Colômbia, Nuna, Julia Equi e Julia Zakia.

Semanaabc2019 160519 088
Mesa Mulheres na Cinematografia encerra o segundo dia da Semana ABC 2019.

A programação finalizou com a exibição do filme Moving Pictures: Filmmakers and the Art of Cinematography. O documentário leva os espectadores a uma rara jornada de histórias pessoais e inspiradoras explorando a arte da imagem em movimento e irá estimular a criatividade e o espírito de colaboração através de célebres diretores de fotografia como: Roger Deakins, Vittorio Storaro, Rachel Morrison, Rodrigo Prieto, entre outros, incluindo comentários de diretores como: Francis Ford Coppola, Reed Morano e Ellen Kuras.

O último dia do evento, 17 de maio, contou com a mesa A Falta de Educação Audiovisual: Como Melhorar o Ensino Através do Som-imagem e presença do cineasta, jornalista e professor Ninho Moraes, ABC, do professor e Conservador-chefe da Cinemateca do MAM Rio, Hernani Heffner, ABC, da professora Priscyla Bettin, do diretor da Equipe Cine Mauri Palos e da produtora e diretora do Festival de Curtas SP Zita Carvalhosa. Logo após, a Semana continuou com a master class de Jeannine Oppewall, production designer que concorreu quatro vezes ao Oscar por seu trabalho nos filmes Seabiscuit: Alma de Herói (2003), Los Angeles: Cidade Proibida (1997), Pleasantville: A Vida em Preto e Branco (1999) e O Bom Pastor (2006).

Semanaabc2019 150519 059
Jeannine Oppewall e Lauro Escorel.
Semanaabc2019 170519 100
Master Class com o diretor de fotografia Edgar Moura encerra o evento deste ano.

ZEISS deu sequência à programação com a mesa A Arte da Cinematografia, com a participação de Snehal Patel, gerente de Vendas da ZEISS Cine para as Américas, e do diretor de fotografia Adrian Teijido, ABC. A Semana ABC deste ano encerrou com a master class A Cor na Cinematografia Digital ministrada pelo diretor de fotografia Edgar Moura, ABC.

Prêmio ABC 2019
Premio Abc 2019 18 Jun 2019 028 L

Na cerimônia de encerramento da Semana ABC, dia 18 de maio, foram anunciados os ganhadores do Prêmio ABC 2019, quando foram prestigiados os profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira em 2018.

Premio Abc 2019 19 Jun 2019 306 L 200X300 1
Atriz Mel Lisboa apresenta o Prêmio ABC 2019.

A cerimônia foi apresentada pela atriz Mel Lisboa. O filme O Grande Circo Místico levou os prêmios de melhor direção de fotografia para longa-metragem, entregue para Gustavo Hadba, ABC, e melhor direção de arte para longa-metragem para Artur Pinheiro.

Heloisa Passos, ABC recebeu o prêmio de melhor direção de fotografia para documentário por Construindo Pontes. Já o prêmio para melhor som foi para Armando Torres Jr., ABC, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima, Jorge Saldanha e Renan Deodato por Chacrinha – O Velho Guerreiro. O de montagem foi entregue para Marcelo Junqueira por Legalize Já – A Amizade Nunca Morre e para Gustavo Giani por Tungstênio.

Os prêmios foram entregues pelas atrizes Shirley Cruz e Virginia Cavendish; pelo diretor Bruno Barreto; pela Leticia Santinon, gerente do Circuito Spcine, pelo representante da Cinemateca Rodrigo de Morais, assessor da Diretoria da Acerp; pelo diretor de fotografia Marcelo Trotta, presidente da ABC, pela diretora de fotografia Adriana Bernal, presidente da da Asociación Directores Fotografia da Colômbia, pela diretora de arte Jeannine Oppewall, pelo diretor de fotografia Ricardo Matamoros, secretário-geral da Federação Latino-americana de Autores de Fotografia Cinematográfica; e pelos representantes das empresas: Abrahão Sochaczewsky (Zeiss) Bruno Massao (Canon), Gui Ramalho (Quanta), Ilson Brancaleon (Sony), Shinya Sato (Panasonic), e Mário Jannini (Arri).

Premio Abc 2019 18 Jun 2019 181 L
Prêmio ABC homenageou Luiz Carlos Barreto.

Este ano, o Prêmio ABC prestou uma homenagem a Luiz Carlos Barreto, ABC, apresentada pelo diretor de fotografia Lauro Escorel, ABC, por seu trabalho como diretor de fotografia. Foram também anunciados os sócios que receberam o direito de usar a sigla ABC: os diretores de fotografia Kika Cunha, ABC e Mustapha Barat, ABC, a editora de som Maria Muricy, ABC e o colorista Marcio Pasqualino, ABC.

Nesta décima oitava edição, a ABC premiou oito categorias: Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção; Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário; Melhor Direção de Arte Longa-Metragem; Melhor Montagem Longa-Metragem, Melhor Som Longa-Metragem; Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem, Melhor Direção de Fotografia Série de TV e Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil.

Premio Abc 2019 18 Jun 2019 193 L
Marcelo Junqueira, Gustavo Giani, Leticia Santinon e Shirley Cruz

Este ano, os vencedores foram escolhidos através de votação dos sócios da ABC, em dois turnos. O primeiro turno selecionou os cinco trabalhos finalistas que foram para a votação final que elegeu o grande vencedor.

Já os Filmes Estudantis são indicados pelas Instituições de Ensino Audiovisual e o vencedor foi escolhido por um júri formado pelos diretores de fotografia que compõem a Diretoria da ABC.

Confira a lista completa dos vencedores:

Melhor Direção de Fotografia em Longa-Metragem
O Grande Circo Místico – Gustavo Hadba, ABC

Melhor Direção de Fotografia de Documentário
Construindo Pontes – Heloisa Passos, ABC

Melhor Direção de Arte em Longa-Metragem
O Grande Circo Místico – Artur Pinheiro

Melhor Montagem em Longa-Metragem
Legalize Já – A Amizade Nunca Morre – Marcelo Junqueira
Tungstênio – Gustavo Giani

Melhor Som em Longa-Metragem
Chacrinha: O Velho Guerreiro – Armando Torres Jr., ABC, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima, Jorge Saldanha e Renan Deodato

Melhor Direção de Fotografia de Curta-Metragem
Concreto Cinza Abstrato – Bruno Fenart

Melhor Direção de Fotografia de Série de TV
Ilha de Ferro (Temp. 1 – Ep. 1) – Carlos Zalasik

Melhor Direção de Fotografia de Filme Estudantil
Tempo de Ir, Tempo de Voltar – Lucas Silva Campos (Escola de Comunicações e Artes – USP)

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com correalização da Cinemateca Brasileira.
Mantenedora: Spcine e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo
Patrocínio: Arri, Canon, Sony e Zeiss.
Apoio: Cinecidade, Disk Films, Electrica, EliteCam, Fujifilm, I9TV, Locall, Lumatek, Módulos, MonsterCam, Quanta Post, Panasonic Business, Senac, Sindcine, White Gorila e Zumbi Post.
Promoção: FilmeB, Guia Boca a Boca, Prodview, Revista de Cinema, Revista Exibidor, Revista Panorama Audiovisual e VidVox.
Colaboração: Cachaça Serra das Almas, Canal Brasil e Locadora Triângulo.

Fotos Semana ABC: Danielle de Noronha
Fotos Prêmio ABC: Camila Butcher

Total
0
Shares
Ante.
Glauco Firpo: “Mormaço”
Próx.
“Laços – Turma da Mônica”: entrevista com equipe do filme
Lacos01 679X509 1

“Laços – Turma da Mônica”: entrevista com equipe do filme

Recomendado