
Data: 16 de julho de 2018.
Horário: 19h
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Evento gratuito
Curta-metragem de abertura: Cadarço, de Eduardo Mattos e direção de fotografia de Taís Nardi
Sinopse:
Os Aqualoucos eram atletas-palhaços que faziam estripulias inimagináveis em cima da prancha de salto, a 10 metros de altura. Famosos entre os anos 50 e 80, eles atraíam milhares de pessoas ao Clube Tietê nos finais de semana, quando apresentavam esquetes divertidas e exibiam suas habilidades em saltos perigosos.
Escrito e dirigido pelo filho de um dos Aqualoucos originais, o documentário conta a história do grupo a partir dos relatos de seus antigos membros. O bonachão Fiore, idealizador dos Aqualoucos, chega a se aventurar na prancha aos 84 anos de idade. Manolo, conhecido como o mais louco do grupo, reconta suas aventuras, como o dia em que saltou de um helicóptero a 48 metros de altura – apesar dos protestos dos colegas – e acabou entrando no livro dos recordes.
Aqualouco não era profissão nem fonte de renda: era parte da personalidade desses rapazes, que encontraram sua verdadeira vocação ao desafiar o perigo na frente do público, sem receber nada em troca. Hoje com idades entre 65 e 85 anos, esses senhores dão uma inspiradora lição de vida ao mostrar que nunca deixarão de ser Aqualoucos, seja dentro, seja fora da piscina.
Ficha Técnica:
Direção: Victor Ribeiro
Roteiro: Victor Ribeiro, Mirna Nogueira, Bia Crespo, Henry Grazinolli e Thiago Iacocca
Produção: Sandi Adamiu, Marcio Fraccaroli e André Fraccaroli
Direção de Fotografia: Felipe Hermini
Edição: Victor Ribeiro e Ricardo Farias
Produção Executiva: Renata Rezende e Mariana Marcondes
Desenho de Som: Ricardo Reis, ABC
Supervisão de Som: Miriam Biderman, ABC
Som Direto: Fernando Russo
Mixagem: Toco Cerqueira
Colorista: Daniel Mendes
Pesquisa: Thiago Iacocca e Flavia Salvador
Finalização: Karina Vanes e Geovanne Salomoni
Distribuição: Paris Filmes
Após a exibição, debate com a presença de Daniel Mendes, Felipe Hermini, Karina Vanes, Miriam Biderman, Ricardo Reis e Victor Ribeiro. Mediação: José Francisco Neto, ABC