
A Sessão ABC, evento realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC desde 2002, exibirá gratuitamente “Apenas Meninas”, de Bianca Lenti, no dia 8 de abril, sábado, na Cinemateca Brasileira. O filme foi vencedor da categoria Melhor Direção de Fotografia para longa-metragem documental do Prêmio ABC 2022.
Após a exibição do longa, que começa às 19h, acontece um debate com as presenças da diretora de fotografia Julia Equi, ABC, da pesquisadora Carolina Ribas e de Agnes Karoline, que participa do filme. A mediação será realizada pela diretora de arte Ana Mara Abreu.
A curadoria é realizada pelo GT Sessão ABC, formado por pessoas associadas, e o evento contará com o diretor de fotografia Cesar Ishikawa e o diretor de arte Douglas Picelli na equipe técnica.
SINOPSE
O documentário APENAS MENINAS aborda os motivos mais frequentes que levam tantas jovens a caminho do matrimônio, que lhes parece ser a única saída para uma vida de fome, miséria, opressão, violência ou abuso sexual. Para muitas delas, o casamento oferece a fuga dessa dura realidade e a ilusão de conquistar alguma relevância social e sair da invisibilidade, mas na realidade essa alternativa escancara a vulnerabilidade dessas meninas e resulta em riscos ainda maiores, como gravidez precoce, interrupção dos estudos, dependência financeira, violência e feminicídio.
FICHA TÉCNICA
Produtora: Giros Filmes e Brasil Distribution, Llc
Produtores: Belisario Franca/ Bianca Lenti/ Maurício Magalhães/ Roberto Rios/ Eduardo Zaca/ Patricia Carvalho/ Rafaella Giannini/ Ricardo Kenski
Direção: Bianca Lenti
Direção de Fotografia: Julia Equi, ABC
Pesquisadora: Carolina Ribas
Roteiristas: Bianca Lenti/Carolina Ribas/Leyda Napoles Viant
Som Direto: Gabriela Damasceno/Laura Zimmermann
Edição de Som e Mixagem: Vanius Marques
Trilha Sonora: Rodrigo Lima
Direção de Produção: Cláudia Lima
Finalizadoras: Paula Antonini/Dani Feno
Pós-produção: Tomás Magariños (Colorista)
Montagem: Leyda Napoles Viant
Supervisão de Efeitos: Valericka Rizzo (Videografismo)
Produção de Impacto: Rossana Giesteira
O documentário está disponível na HBO Max.
SERVIÇO
Data: 8 de abril de 2023
Horário: 19h
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Evento gratuito
ABC
A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são mais de 450 associadas e associados e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC, do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, e da ABC Cursos de Cinema procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.
O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.