
A Sessão ABC, evento realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC desde 2002, exibirá gratuitamente este mês o filme “Doutor Gama”, de Jeferson De, na Cinemateca Brasileira.
Após a exibição do longa, às 19h30, acontece um debate ucom mediação do diretor de fotografia Cesar Ishikawa e com as presenças online do diretor de fotografia Cristiano Conceição, do mixador Ariel Henrique, da produtora Cristiane Arenas, do operador de câmera Nicolau Saldanha e da figurinista Rô Nascimento. O evento é gratuito.
SINOPSE E FICHA TÉCNICA:
Doutor Gama é baseado na biografia de Luiz Gama, um dos personagens mais importantes da história brasileira, homem negro que utilizou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravizados. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos de idade para pagar dívidas de jogo de seu pai. Mesmo como escravo, se alfabetizou, estudou e conquistou sua própria liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época. Um abolicionista e republicano que inspirou um país inteiro.
Diretor: Jeferson De
1o AD: Leonardo Teatini
Continuista: Carol Aó
Roteirista: Luiz Antônio
Produtora Executiva: Joelma Gonzaga
Produtor: Pedro Betti
Produtor: Heitor Dhalia
Produtor: Egisto Betti
Produtor: Manoel Rangel
Produtora Associada: Cristiane Arenas
Coordenação Executiva: Luciano Salim
Produtora de Elenco: Paula Pretta
Preparador de Elenco: Sérgio Penna
Diretor de Arte: Thales Junqueira
Figurinista: Rô Nascimento
Visagista & Caracterizador: Rose Verçosa
Diretor de Fotografia: Cris Conceição
Som Direto: Marcos Menna
Som Direto: Pedro Moreira
Montador: Jeferson De
SERVIÇO
Data: 23 de novembro de 2022
Horário: 19h30
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Evento gratuito
ABC
A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são mais de 450 associadas e associados e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC, do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, e da ABC Cursos de Cinema procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes — FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.
O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.