Sessão ABC exibe gratuitamente “Marighella” na Cinemateca Brasileira

Foto: Ariela Bueno

A Sessão ABC, evento realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC desde 2002, exibirá gratuitamente este mês o filme “Marighella”, de Wagner Moura, grande vencedor do Prêmio ABC 2022. O evento acontece no dia 11 de fevereiro, sábado, na Cinemateca Brasileira.

Após a exibição do longa, que começa às 19h, acontece um debate com as presenças do diretor de fotografia Adrian Teijido, ABC, do operador de câmera Ariel Schvartzman, do diretor de arte Frederico Pinto, ABC, da produtora de objetos Mariana Hermann, da figurinista Verônica Julian e do microfonista e assistente de som direto Raoni Gruber. O evento conta com mediação de Frederico Pinto e suporte técnico do diretor de arte Douglas Picelli.

SINOPSE 

1969. Marighella não teve tempo para ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Em “Marighella”, filme dirigido por Wagner Moura, o inimigo número 1 do Brasil tenta articular uma frente de resistência enquanto denuncia o horror da tortura e a infâmia da censura instalados por um regime opressor. Em uma experiência radical de combate, ele o faz em nome de um povo cujo apoio à sua causa é incerto—enquanto procura cumprir a promessa de reencontrar o filho, de quem por anos se manteve distante, como forma de protegê-lo.

FICHA TÉCNICA

Direção: Wagner Moura
Distribuição: Paris Filmes
Produção: O2 Filmes
Coprodução: O2 Filmes, Globo Filmes
Roteiro: Felipe Braga e Wagner Moura
Produção Associada: Fernando Meirelles
Produção Executiva: Cristina Abi
Direção de Fotografia: Adrian Teijido, ABC
Direção de Arte: Frederico Pinto, ABC
Produtora de Objetos: Mariana Hermann
Produtor de Elenco: Hugo Aldado
Preparadora de Elenco: Fátima Toledo
Técnico de Som Direto: George Saldanha
2 Assistente de Som Direto e Microfonista: Raoni Gruber
Trilha Sonora: Antonio Pinto
Figurino: Verônica Julian
Maquiagem: Martín Macias Trujillo
Produtora de Objetos: Mari Hermann
Colorista: Luciano Foca
Montador: Lucas Gonzaga
Foto Still: Ariela Bueno

SERVIÇO

Data: 11 de fevereiro de 2023
Horário: 19h
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Evento gratuito

ABC

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são mais de 450 associadas e associados e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC, do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, e da ABC Cursos de Cinema procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

Topo