Sessão ABC retorna ao formato presencial e exibe gratuitamente o filme “As Verdades” na Cinemateca Brasileira

Still: Taylla de Paula

A Sessão ABC, evento realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC desde 2002, retornará para o formato presencial e para o seu local tradicional de exibição, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, no dia 14 de setembro.

O evento, que será bimestral, exibirá neste mês o filme “As Verdades”, de José Eduardo Belmonte. Após a exibição do longa, que acontece às 19h30, acontece um debate com parte da equipe do filme. Já estão confirmados o diretor, o diretor de fotografia Marcelo Corpanni, ABC, o assistente de câmera Rafael Farinas e a produtora executiva Daniela Aun. Em breve divulgaremos novos nomes. O evento é gratuito e a mediação será realizada pela diretora de arte Ana Mara Abreu.

SINOPSE E FICHA TÉCNICA:

Em “As Verdades”, o policial Josué tem que resolver um crime contra Valmir, candidato a prefeito de um pequeno município do sertão. A história acontece através de três pontos de vista. Primeiro: o crime é contado por Cícero, um matador de aluguel. Segundo: a história é narrada pelo ponto de vista de Francisca, a noiva do empresário. Terceiro: é revelado o ponto de vista de Valmir, que sobreviveu.

Elenco: Lázaro Ramos, Bianca Bin, Drica Moraes, Thomás Aquino, Edvana Carvalho e Zé Carlos Machado
Diretor: José Eduardo Belmonte
Diretora Assistente: Suzy Milstein
1o Assistente de Direção: Gabriel Von
Produtor de Elenco: Luciano Baldan
Roteirista:  Pedro Furtado
Supervisão de Roteiro: Guel Arraes, George Moura
Diretor(a) de Fotografia: Marcelo Corpanni, ABC
Diretor de Arte: Dani Vilela
Figurinista: Diogo Costa
Som Direto: Abrão Antunes
Diretor de Produção: Juliano Mundim
Montagem: Frederico Ribeincher
Efeitos Visuais/Imagem: Renato Montoro
Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Cutz, A3pS
Trilha Sonora: André Luiz Machado
Produtor(a) Executiva: Daniela Aun, Ana Saito, Gabriela Tocchio, Pablo Torrecillas
Produtores: Caio Gullane, Fabiano Gullane
Produtora:  Gullane
Coprodutora: Globo Filmes, Canal Brasil
Distribuidora: Gullane

SERVIÇO

Data: 14 de setembro de 2022
Horário: 19h30
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Evento gratuito

ABC

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são mais de 450 associadas e associados e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC, do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, e da ABC Cursos de Cinema procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes — FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.

O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Topo