Spcine e ABC apresentam master class com Lauro Escorel

O diretor de fotografia Lauro Escorel, ABC irá ministrar uma Master Class na sala Tula Pilar na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. O evento é gratuito e acontece na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, às 19h. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada até a lotação da sala.

Lauro Escorel é um dos mais conceituados diretores de fotografia brasileiros. Fotografou alguns clássicos do cinema brasileiro como S.Bernardo, Bye Bye Brasil, Toda Nudez será Castigada e os documentários mais recentes Chico, Artista Brasileiro e Vinicius de Miguel Faria Jr. Como cineasta, dirigiu o longa Sonho sem Fim (1985), Prêmio especial do Júri de Gramado, além de curtas e documentários como Libertários (1977), Prêmio Margarida de Prata da CNBB. Como diretor de fotografia trabalhou com alguns dos mais importantes diretores do cinema brasileiro, entre eles, Leon Hirszman, Hector Babenco, Carlos Diegues, Fernando Meireles, Miguel Faria, Hugo Carvana, Arnaldo Jabor, Suzana Amaral, e outros.

Seu trabalho em Ironweed (1987), de Hector Babenco, filmado nos EUA, lhe abriu as portas para o mercado norte-americano. No exterior, assinou a direção de fotografia de Indecency (1992), de Marisa Silver, Dangerous Heart (1993), de Michael Scott, e Amelia Earhart: The Final Flight (1994), de Yves Simoneau, entre outros. Em 1998, retomou a parceria com Babenco na direção de fotografia de Coração iluminado, que representou o Brasil no Festival de Cannes.

É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) e um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).Participou como consultor técnico dos projetos de restauro desenvolvidos pela Cinemateca Brasileira e foi um dos curadores do projeto de restauro da obra integral de Leon Hirszman. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) e foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), tendo exercido a sua presidência por dois períodos.

Topo