Transferência de Super-8 para vídeo

Testesuper8Video2

Por Christian Schneider

Desde a migração para as altas resoluções, a transferência de película Super-8 para vídeo tem sido um problema. São escassos os fornecedores com equipamentos adequados e padrão de qualidade confiável, assim como o custo, que é muito variável de laboratório para laboratório.

Na NABSHOW 2016 a empresa holandesa FilmFabriek apresentou o scanner filmscanner Muller HDS+. O equipamento compacto e com custo de EUR 25.000 trabalha com negativos e reversíveis positivos das bitolas 16mm, 9,5mm e Super-8mm, que entregam arquivos com resolução de 2736 X 2192.

Pensando nisso, durante a NABSHOW, o fundador da FilmFabriek, Leon Joanknecht, aceitou o desafio de transferir dois trechos de Super-8 que já haviam sido telecinados por dois tradicionais laboratórios da Califórnia especializados em Super-8, a Pro8mm de Burbank e a Spectra Film & Video de North Hollywood.

A primeira sequencia foi filmada com reversível positivo preto e branco, KODAK TRI-X 7266, já a segunda sequencia foi filmada com negativo KODAK VISION3 500T 7219. O material foi especialmente produzido para o teste, os planos fotografados em contraluz foram iluminados com o uso de uma cabeça Dedolight Tung 150W.

Comparativo teste preto e branco

Comparativo Pb

Comparativo teste colorido

Comparativo Cor

Assista ao teste:

Total
0
Shares
Prev
Cameron Duncan: “Queen of The South”
Foto05 Duncan

Cameron Duncan: “Queen of The South”

Next
Lauro Escorel, ABC: “Prova de Coragem”
Foto01 Provadecoragem

Lauro Escorel, ABC: “Prova de Coragem”

Recomendado