Vitória recebe a 9ª Mostra Quatro Estações

SELMA DEPOIS DA CHUVA (Loli Menezes, FIC, SC)

Em sua 9ª edição, a Mostra Quatro Estações potencializa a discussão sobre diversidade sexual e múltiplas identidades sexuais durante o 26º Festival de Cinema de Vitória. Neste ano a mostra irá exibir seis filmes, que representam distintas realidades dentro do Universo LGBTQI+.

A comissão de seleção da mostra é composta por um time de quatro profissionais com os mais variados backgrounds nos campos do cinema e audiovisual: Flavia Candida, curadora, cineasta e produtora; Erly Vieira Jr, cineasta, escritor, pesquisador na área audiovisual e professor da Ufes; Ursula Dart, realizadora, produtora, diretora e fotógrafa de filmes; e Waldir Segundo, Programador do Cine Metrópolis e pesquisador de cinema.

Reforma, de Fábio Leal, narra uma história de busca por superar a insatisfação com o próprio corpo, aceitar e entender como o primeiro passo para se libertar. Vigia, de João Victor Borges, carrega uma história de opostos: com um deles consegue erguer a difícil vida de um homem negro e periférico e com o outro tenta segurar a energia transgressora de uma “poc” afeminada.

Superpoderosa Mathilda, de João Giry, retrata a drag capixaba abrindo seu coração sobre a arte do transformismo em um momento bem íntimo, à medida que partilha conosco a diária remodelagem do próprio corpo drag. Selma Depois da Chuva, da diretora Loli Menezes, tem uma protagonista que precisa criar um novo vínculo com sua mãe que agora requer seus cuidados à medida que avançam os efeitos do Alzheimer – conferindo novas reflexões às relações familiares envolvendo pessoas trans.

Peixe, de Yasmin Guimarães, mostra a verdadeira força da mulher sapatona, especialmente na catarse de seu canto final. Tea for Two, dirigido por Julia Katherine, fala de amor e sororidade, aproximando uma mulher trans e uma lésbica, e nos lembrando o quão próximas são (ou pelo menos deveriam ser) as letras da sigla.

A 9ª Mostra Quatro Estações faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória, Hotel Senac Ilha do Boi e Cine Metrópolis. A programação do Festival também conta com outras 11 mostras competitivas (confira a lista completa dos selecionados no site), além de atrações musicais, oficinas, painéis, debates e sessões especiais.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
9ª Mostra Quatro Estações
Data: 29 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória)
Entrada franca

Topo