Semana e Prêmio ABC 2024

Os eventos aconteceram de 15 a 18 de maio na Cinemateca Brasileira
0001 Premio Abc 2024 Ha 0145
Foto: Ricardo Alcará

A Semana ABC 2024 aconteceu entre os dias 15 e 17 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A 22ª edição do evento contou com a presença de diversas empresas e profissionais envolvidas com o universo do audiovisual, que debateram diferentes temas atuais da cinematografia. O evento alcançou um público de mais de 3000 pessoas, e ainda contou com aquelas que acompanharam as mesas de forma virtual pelo YouTube da associação.

Além das mesas de debates, também aconteceu a conhecida exposição de equipamentos e serviços com a presença das empresas e instituições Coptercam, CreamSource, DZOFILM, Electrica, Eurobrás, FullCine, Godox, Hollyland, Hollywood Store, I9, LedMais, Light Motion, Locall, Nanlux, NayMovie, Next Move, Motion 2, On AVdesing, Sindcine, Velvet, Vidiexco e ZEISS, que levaram para a  Cinemateca as novidades do mercado e a possibilidade das pessoas presentes testarem e conhecerem mais sobre seus equipamentos e serviços.

O evento ainda contou com duas sessões de autógrafos com o cineasta Jeremias Moreira e com o diretor e diretor de fotografia Walter Carvalho, além de campanhas de arrecadação de roupas e agasalhos para o Exército da Salvação e de itens para as vítimas das enchetes do Rio Grande do Sul.

Exp Abc2024051170524
Os diretores de fotogragia Walter Carvalho e Mustapha Barat. Foto: Danielle de Noronha

A Semana ABC 2024 começou no dia 15 de maio com uma reunião exclusiva da ABC entre diretoria e pessoas associadas, que ocorreu de forma híbrida. Foi a primeira vez que esse espaço foi utilizado para reunir a ABC e foi um momento importante para apresentar o trabalho da diretoria no biênio, além de possibilitar a troca de informações e ideias do presente e do futuro da associação.

Na sequência, ocorreu a mesa “A conduta no audiovisual: assédio, inclusão e diversidade”, com mediação da técnica de som direto Tide Borges, e com as presenças do diretor de fotografia César Ishikawa, da consultora de diversidade e inclusão Deborah Medeiros, do superintendente de investimento e parcerias estratégias da Spcine, Marcelo Rocha, e da advogada Raquel Lemos. Cada participante do debate apresentou diferentes perspectivas e vivências sobre a temática, apontando para as distintas camadas que envolvem a efetiva inclusão da pluralidade em todas as camadas do cinema e do audiovisual. Este ano, todas as mesas do evento contaram com intérpretes de Libras.

O evento continuou com a apresentação da ARRI sobre o filme “O Sequestro do voo 375”. No início, Mário Jannini, diretor técnico de serviços da América Latina da Arri, fez uma fala sobre o SkyPanel X, novo refletor de LED da ARRI. Na sequência, o diretor de fotografia Rhebling Junior, o DIT Edson Paiva e o eletricista Paulo Jaime conversaram com Mário e a plateia sobre o trabalho que desenvolveram no filme.

Por fim, a mesa “Desenvolvimentos e implicações da IA (inteligência artificial) no audiovisual”, mediada pelo supervisor de pós-produção da DOT, José Francisco Neto, contou com o diretor de fotografia colombiano Alfonso Parra, o diretor de regulação de direitos autorais Francisco Carvalheira Neto, o diretor geral de pós-produção da O2 Pós Lucas Maio, o roteirista Roberto Moreira e a presidenta do Sindcine Sonia Santana apresentaram algumas perspectivas sobre esta nova realidade.

Já o segundo dia do evento, 16 de maio, começou às 9h30 com uma edição especial da Sessão ABC, que exibiu o filme “Saudosa Maloca”. A projeção foi seguida de um debate, mediado pelo documentarista Bruno Mazzoco, sobre o longa com a participação do diretor Pedro Serrano, da diretora de arte Claudia Terçarolli, do montador Christian Grinstein, do assistente de câmera Flávio Chacal Geromel e do responsável pelo desenho de som Mariano Alvarez. Cada profissional participante trouxe as especificidades da cinebiografia do sambista paulistano, Adoniran Barbosa.

Na sequência, a mesa “Restauração audiovisual”, mediada pelo diretor de fotografia Lauro Escorel, reuniu a cineasta Alice de Andrade, especialista em valorização de patrimônios cinematográficos, o diretor de fotografia Jorge Mario Vera, membro do comité de assessoria técnica da Fundación Patrimonio Fílmico Colombiano, a restauradora Patrícia de Filippi, o montador e diretor Paulo Sacramento e Rodrigo Mercês, gerente do Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca Brasileira. A mesa debateu o estado da arte da restauração no Brasil, discutindo também os desafios e as possibilidades do momento atual.

A Canon realizou sua apresentação com o tema “Produção Cinematográfica com Câmeras e Lentes Cinema EOS da Canon”, mediada por Fabio Zuccarato, gerente de Broadcast da Canon da área Professional Imaging Solutions, e com a presença da diretora de fotografia Janice D’Ávila. Zuccarato apresentou um panorama das câmeras e das lentes de cinema da Canon e Janice apresentou alguns trabalhos que realizou com câmeras e lentes da empresa, discutindo questões como as soluções e os objetivos que buscava em cada trabalho, como em “Êxtase” e “João sem Deus”.

O dia finalizou com a mesa “A Direção de Fotografia em projetos de época. Desafios e conceitos”, mediada pelo professor e diretor de fotografia Ruda Ancona Lopez, e com a fala da diretora de fotografia Fernanda Tanaka e dos diretores de fotografia Fernando Young, Pedro Sotero e Will Etchebehere, que debateram sobre os desafios que se apresentam à direção de fotografia na criação do conceito estético e da realização prática na produção de filmes de época.

O último dia da Semana ABC 2024, 17 de maio, começou com a mesa “O Som no Streaming”, que contou com mediação do editor e supervisor de som Luiz Adelmo Manzano. Com participação do mixador Caio Guerin, da técnica de som direto Carol Barranco e do engenheiro de conteúdo do departamento de vendas da Dolby América Latina, Giovanni Asselta, a mesa apresentou, a partir das diferentes etapas do trabalho com o som – da captação à mixagem –, referências e padrões de obras que serão exibidas nas mais diversas plataformas.

Na continuação, foi a vez da mesa “Ensino no audiovisual hoje: métodos e atualidades”, mediada pelo diretor de fotografia e professor da pós-graduação do Senac, Luís Villaça, que teve a participação do diretor de fotografia Affonso Beato, do técnico de som diretor e editor de som Renan Chaves, da professora de montagem da FAAP Silvia Hayashi e da diretora de arte Vera Hamburger. Desde diferentes experiências, cada participante trouxe provocações e suas experiências sobre o momento atual do ensino do cinema.

Já a mesa “Olhares para o Cinema Latino-americano”, mediada pelo diretor de fotografia Llano, ABC, contou com cineasta e montadora Coti Donoso, com o professor da pós-graduação em Multimeios da Unicamp, Ignácio Del Valle Dávila, e o cineasta e montador Renato Vallone. Para entender as questões fundamentais relaciondas à identidade do cinema latino-americano, o debate abordou temas como as vivências específicas da região, como o colonialismo e as ditaduras, influenciam as nossas realidades, bem como a padronização do olhar e ouvir por uma construção hegemônica de imagens pode ser desconstruída pelas produções e interpretações latino-americanas.

Exp Abc2024102170524
Homenagem à produtora de objetos Tatiana Stepanenko. Foto: Danielle de Noronha

A última mesa da Semana ABC 2024 trouxe o tema “Direção de Arte: O desenho da figura em cena”, mediada pelo diretor de arte Fabio Goldfarb e com a participação das maquiadoras Anna Van Steen e Denise Borro e das figurinistas Cris Rose e Verônica Julian. A mesa iniciou com uma homenagem à produtora de objetos Tatiana Stepanenko, narrada pela diretora Daniela Thomas. O foco do encontro foi o processo de construção de personagens a partir da vivência e do olhar do figurino e da caracterização. A partir das vivências das profissionais presentes, se discutiu os processos, as nuances, a importância e os desafios encontrados. Sem figurino e maquiagem não há audiovisual.

Prêmio ABC 2024

Na cerimônia de encerramento da Semana ABC, dia 18 de maio, foram anunciados os trabalhos ganhadores do Prêmio ABC 2024, quando foram prestigiados as e os profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira em 2023 segundo as sócias e os sócios da ABC.

0413 Premio Abc 2024 00A0078
A atriz Karine Teles apresenta o Prêmio ABC 2024. Foto: Ricardo Alcará

A cerimônia foi apresentada pela atriz Karine Teles. O filme “Rio do Desejo” e a série “Cangaço Novo” foram os maiores vencedores, com dois prêmios cada. “Rio do Desejo” levou os prêmios de Melhor Direção de Fotografia (Adrian Teijido, ABC) e Melhor Montagem (Ricardo Farias, Marcelo Junqueira e Felipe Duarte Ferpa) para Longa-metragem Ficção. Já a série foi premiada com o episódio 3 nas categorias de Melhor Direção de Fotografia (Azul Serra, ABC) e Melhor Som (George Saldanha, ABC, Anderson Ferreira, Alessadro Laroca, Guilherme Marinho e Eduardo Virmond).

Nas demais categorias para longa-metragem ficção foram premiados “O Sequestro do Voo 375” (Melhor Arte para Rafael Ronconi) e “Mussum, O Filmis” (Melhor Som para  Evandro Lima, ABC, Rodrigo Noronha, Gustavo Loureiro, Acácia Lima e Tomás Alem). Nas categorias para longa-metragem documental levaram o prêmio os filmes “Vento na Fronteira” (Melhor Direção de Fotografia para Alziro Barbosa) e “Elis & Tom” (Melhor Montagem para João Wainer). Nas categorias para série de TV ainda foi preamiado o episódio 4 de “Rio Connection” (Melhor Direção de Arte para Valéria Costa).

Além disso, nas outras categorias para direção de fotografia foram premiados o curta-metragem “YÃMÍ YAH-PÁ” (Bento Marzo), o vídeoclipe “Fé nas Maluca”, de IZA e Mc Carol (Victor Alencar), o filme publicitário “Ninho – Aprendendo Juntos” (Lícia Arosteguy) e o filme estudantil da ESPM Rio “Os peixes mais lindos do mundo” (Gabriel Saraiva e Gabriela Pazini).

Os trabalhos vencedores foram escolhidos por meio de votação em dois turnos. O primeiro turno contou com júris formados por pessoas associadas e não associadas, que atuam nas áreas das categorias concorrentes, que selecionaram os sete trabalhos finalistas. No segundo turno, esses trabalhos foram para a votação final, realizada por sócias e sócios da ABC, que elegeu os cinco finalistas em cada categorias e os grandes vencedores. Já os Filmes Estudantis são indicados pelas Instituições de Ensino Audiovisual e os finalistas e o curta vencedor foram escolhidos por um júri formado pela Diretoria da ABC.

Os prêmios foram entregues pelo diretores de fotografia Mustapha Barat, Walter Carvalho e Jorge Mario Vera, pelas atrizes Iza Moreira , Camila Márdila, Juliana Albuquerque e Virginia Cavendish, pelos atores Fernando Pavão, Ricardo Corte Real, Wesley Salatiel e Christian Malheiros, pelo diretor Pedro Serrano e pela montadora Coti Donoso, além de representantes das empresas Cinemateca, Arri, Godox, Velvet, Dzofilm, CreamSource, Kapta Filmes, Hollyland, MCI, Canon, Naymovie, Viddium e Spcine.

Durante a cerimônia também foram anunciados as sócios e os sócios que receberam o direito de assinar com a sigla ABC: os diretores de fotografia Alexandre Ramos, ABC,  André Horta, ABC, João Castelo Branco, ABC, Leo Sassen, ABC, Popy Ribeiro, ABC, Reynaldo Zangrandi, ABC, e William Andrade, ABC, as diretoras de arte Ana Mara Abreu, ABC e Glauce Queiroz, ABC, o diretor de arte Chico de Andrade, ABC e o técnico de som Pedro Sá Earp, ABC.

Outro destaque da cerimônia foi a entrega do Prêmio ABC para a diretora de fotografia Kátia Coelho, ABC, DAFB, homenageada da noite por sua trajetória. A homenagem contou com um texto escrito e apresentado pela diretora Lina Chamie.

Conheça a lista completa de profissionais e trabalhos premiados:

Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção
“Rio do Desejo” – Adrian Teijido, ABC

Melhor Direção de Arte Longa-Metragem Ficção
“O Sequestro do Voo 375” – Rafael Ronconi

Melhor Montagem Longa-Metragem Ficção
“O Rio do Desejo” – Ricardo Farias, Marcelo Junqueira e Felipe Duarte Ferpa

Melhor Som Longa-Metragem Ficção
“Mussum, O Filmis” – Evandro Lima, ABC, Rodrigo Noronha, Gustavo Loureiro, Acácia Lima e Tomás Alem

Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário
“Vento na Fronteira” – Alziro Barbosa, ABC

Melhor Montagem Longa-Metragem Documentário
“Elis & Tom” – João Wainer

Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem
“YÃMÍ YAH-PÁ” – Bento Marzo

Melhor Direção de Fotografia Série de TV
“Cangaço Novo” – Ep. 03 – Azul Serra, ABC

Melhor Direção de Arte Série de TV
“Rio Connection” – Ep. 04 – Valéria Costa

Melhor Som Série de TV
“Cangaço Novo” – Ep. 03 – George Saldanha, ABC, Anderson Ferreira, Alessadro Laroca, Guilherme Marinho e Eduardo Virmond

Melhor Direção de Fotografia Videoclipe
“Fé nas maluca” – IZA e MC Carol – Victor Alencar

Melhor Direção de Fotografia Filme Publicitário
“Ninho – Aprendendo Juntos” – Lícia Arosteguy

Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil
“Os peixes mais lindos do mundo” – Gabriel Saraiva e Gabriela Pazini – ESPM Rio

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia e Cinemateca Brasileira
Patrocínio: ARRI, Canon, KaptaFilmes, MCI Store, NayMovie, Spcine e Viddium
Apoio: Bóson Post, Cineshop, Coptercam, Cream Source, DOT, DZOFILME, Electrica, Eurobrás, Fábrica Brasileira de Imagens, FullCine, Godox, Hollyland, I9, LedMais, LigthMotion, Locall, Nanlux, NextMove, O2 Pós, On AVdesing, Pará Movimentos, Ripa, Sindcine, Velvet, Vidiexco e ZEISS
Total
0
Shares
Prev
Juntar cacos da memória para re existir
Sergei Eisenstein 1

Juntar cacos da memória para re existir

Próx.
Circuito Spcine terá mostra sobre Cinema Queer no Centro Cultural São Paulo
01 Capa Pretessencias 19 1

Circuito Spcine terá mostra sobre Cinema Queer no Centro Cultural São Paulo

También te puede interesar