Por Afrânio Mendes Catani
Durante a pesquisa que resultou em seu livro “A Sombra da Outra”, O professor e pesquisador Afrânio Mendes Catani: entrevistou alguns dos técnicos estrangeiros que vieram para o Brasil, convidados a integrar a equipe da Cinematográfica Maristela.
Dois desses depoimentos não foram utilizados no livro e permaneceram inéditos por mais de vinte anos. Catani teve a gentileza de cede-los para que fossem publicados aqui no site da ABC
O primeiro deles, publicado anteriormente nesta seção, foi com o diretor de fotografia Juan Carlos Landini. Na ocasião fizemos uma pesquisa iconográfica e graças à Cinemateca Brasileira e a dedicação do Carlos Roberto, encontramos algumas fotos do Landini, inclusive uma trabalhando num set de filmagem.
Com Mário Pagés: não tivemos a mesma sorte, de modo que não apresentaremos aqui senão algumas fotos dos diretores com quem trabalhou.
Pagés fotografou filmes importantes no Brasil, entre eles Presença de Anita, Meu destino é pecar, Tudo azul, Agulha no palheiro, Rua sem sol e Mãos sangrentas. Teve como assistentes alguns dos futuros diretores de fotografia do cinema novo, com destaque para Hélio Silva, que o assistiu em Agulha no Palheiro.