Por Danielle de Noronha
Foram sete semanas sob temperaturas de até 46ºC. Depois de passar pelo Mato Grosso do Sul, nas cidades de Campo Grande, Sidrolândia, Corumbá e Bonito, e pela fronteira com a Bolívia, a equipe do filme “Cabeça a Prêmio” seguiu para o interior de São Paulo, no pólo cinematográfico de Paulínia, onde terminaram as filmagens. “Cabeça a Prêmio” é baseado na obra homônima do escritor Marçal Aquino e conta a história da família Menezes. Os irmãos Mirão (Fúlvio Stefanini) e Abílio (Otávio Muller) são poderosos fazendeiros do centro-oeste. Quando a filha de Mirão, Eliane (Alice Braga), e Dênis (Daniel Hendler), piloto de avião da fazenda, têm um caso, a família entra em crise. O casal foge e é perseguido pelos empregados da família, Brito (Eduardo Moscovis) e Albano (Cássio Gabus Mendes).
O diretor de fotografia, José Roberto Eliezer, conta um pouco sobre as filmagens de “Cabeça a Prêmio”.
Qual a foi sua motivação para participar do filme “Cabeça a Prêmio”?
Foram várias. Primeiro, a amizade com o Marco Ricca, com quem já havia trabalhado como ator algumas vezes. Segundo, o livro do Marçal Aquino, que eu já conhecia e já gostava. E também pela oportunidade de trabalhar com o elenco excelente que o Marco juntou, além da equipe, é claro.
Quais equipamentos você usou? Por que os escolheu?
O filme foi rodado em Super 16mm, com uma Arri 416 da Camera 2 e ótica Cooke S4. A opção por 16mm foi forçada pelo orçamento, não poderiamos usar 35mm para o filme todo. Assim, usamos 35mm apenas nas aéreas e em alguns poucos planos gerais, usando uma Arri 3 que foi cedida pela locadora. A 416 é uma camera excelente, com visor grande e claro, e no tamanho certo para algumas locações bem apertadas que tinhamos. Mas se fosse filmar esse projeto hoje, eu certamente batalharia por 35mm em 2 perfurações, para finalizá-lo em 1:2.35.
Como fazer as cenas do avião?
O avião era um Cessna, bem pequeno e apertado. Fizemos as aéreas com o Daniel Hendler fingindo que pilotava, e um piloto profissional no lugar do co-piloto. E eu atrás, agachado, com a camera. Confesso que o melhor momento foi depois da aterrisagem!
Quais foram as maiores dificuldades de filmar o “Cabeça a Prêmio?
As maiores dificuldades eram os deslocamentos que um filme inteiramente feito em locações no Mato Grosso do Sul acarretava. Isso, mais o numero de cenas filmadas por dia era o maior desafio. E mais o calor e a poeira. Mas a dedicação da equipe pelo projeto era tanta que o prazer de estar ali superava qualquer dificuldade. Foi uma das filmagens mais prazerosas que já participei.
No que você se inspirou para fazer a fotografia deste filme?
O Marco tinha muita clareza no filme que ele queria. Vimos alguns filmes juntos antes de começar a filmagem, em geral “road movies”. Mas o que prevaleceu mais foram as locações escolhidas , a terra vermelha do MS , a luz da região que é muito peculiar, com um contraste enorme entre interior e exterior e a tentativa de fazer tudo do modo mais natural possivel, com o minimo de interferência no real. E também a procura pela melhor maneira de contar a história visualmente.
Como foi trabalhar com o Marco Ricca como diretor?
O Marco já fez dezenas de filmes como ator, já dirigiu teatro. Mas para uma primeira direção em Cinema, ele foi de uma maturidade impressionante. E de uma energia contagiante. O filme é um trabalho de atores, e o combinado era dar a eles a maior liberdade possível. Mas era um elenco muito experiente e profissional, e muito solidário com o projeto. Isso permitia ao Marco criar cenas que não estavam no roteiro original, e isso era absorvido rapidamente por toda a equipe. E a maioria dessas cenas está no corte final.
O que achou do resultado do filme?
Gosto muito do filme, é um dos meus favoritos. É um grande filme pequeno, e tenho muito orgulho dele. Mas adoraria te-lo rodado em 35mm Scope, creio que faria mais justiça à história. Acho que o filme foi muito mal lançado, quase em segredo, e foi visto por muito menos gente do que ele merece. Espero sinceramente que o lançamento em DVD faça com que mais pessoas o assistam.
Ficha Técnica:
Diretor: Marco Ricca
Dir. de Fotografia: José Roberto Eliezer, ABC
Roteiro: Felipe Braga
Direção de arte: Luiz Roque
Som Direto: Romeu Quinto, ABC
Edição de Som: Miriam Biderman, ABC
Assistente de Camera: Alê Samori
Gaffer: Marcos de Noronha
Maquinista: Julio Guimarães
Colorista: Marcio Pasqualino
Laboratório: Cinema
Produção: Academia de Filmes/ Ricca Produções
Camera: Arri 416 Super 16mm
Objetivas: Cooke S4
Aspecto: 1:1.85?
Finalizado em HD SR
Internegativo: Fuji RDI
Cópias:Kodak Vision 2383