Mosquito
Data: 27 a 29 de novembro de 2021
Local: Online
Evento gratuito
A ABC, em parceria com o Cineclube Casas Casadas, exibe na Sessão ABC online o filme Mosquito entre os dias 27 e 29 de novembro. O filme foi o vencedor da categoria de melhor direção de fotografia para longa-metragem de ficção do Prêmio ABC 2021, entregue ao sócio Adolpho Veloso, ABC.
Na segunda, dia 29, às 20h, acontece o debate com a presença do diretor de fotografia Adolpho Veloso, do diretor João Nuno, da roteirista Fernanda Polacow e do mixador Gita Cerveira. A mediação será de Hernani Heffner, ABC.
O link para o filme e para o debate é enviado por e-mail para as pessoas inscritas no Cineclube. Clique aqui para fazer a sua inscrição.
SINOPSE E FICHA TÉCNICA: Zacarias é um jovem português sedento por viver grandes aventuras heroicas durante a Primeira Guerra Mundial. Enviado para Moçambique, onde o conflito se desenrola longe dos olhares do mundo, o soldado vê-se deixado para trás pelo seu pelotão e parte numa longa odisseia mato adentro, à procura da guerra e dos seus sonhos de glória. Direção: João Nuno Pinto Escrito: Fernanda Polacow e Gonçalo Waddington Ideia Original: João Nuno Pinto Diretor de Fotografia: Adolpho Veloso, ABC Direção de Arte: Nuno Gabriel Mello e Tigre de Fogo Montagem: Gustavo Giani Som: Gita Cerveira, Tiago Raposinho e Matthieu Deniau Música: Justin Melland Guarda Roupa: Lucha D’Orey Maquilhagem: Nuno Miguel Esteves Diretor de Casting: Ricardo Moura Produtor: Paulo Branco Coprodutores: Ana Pinhão Moura e Mario Peixoto Produtores Executivos – Ana Pinhão Moura e Enrico Saraiva Elenco: João Nunes Monteiro Miguel Moreira João Lagarto Filipe Duarte Alfredo Brito Miguel Borges Cesário Monteiro Joāo Vicente Manuel João Vieira Nuno Preto Aquirasse Nipita Messias João Mário Mabjaia Sebastian Jehkul Josefina Massango Hermelinda Simela Maria Clotilde Gigliola Zacara Gezebel Mocovela com a participação especial de Ana Magaia e Camané
Milton E O Clube Da Esquina
Data: 30 de outubro a 01 de novembro de 2021
Local: Online
Evento gratuito
A ABC, em parceria com o Cineclube Casas Casadas, exibe na Sessão ABC online os episódios da série Milton e o Clube da Esquina entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro.
Na segunda, dia 1, às 20h, acontece o debate com a presença do diretor de fotografia Luiz Maximiano, do diretor Vitor Mafra, da assistente de direção Nicole Gullane e do operador de câmera Tiago Lage. A mediação será de Ricardo Cota.
O link para o filme e para o debate é enviado por e-mail para as pessoas inscritas no Cineclube. Clique aqui para fazer a sua inscrição.
SINOPSE E FICHA TÉCNICA: Milton Nascimento, o Bituca, reúne a turma do Clube da Esquina em um estúdio isolado em meio as montanhas de Minas Gerais para regravar músicas que marcaram a sua carreira. Através de um bate-papo mediado pelo ator e fã, Gabriel Leone, Milton e seus parceiros relembram a atmosfera de amizade e colaboração entre os integrantes do Clube da Esquina – Lô Borges, Márcio Borges e Ronaldo Bastos – recontando histórias emocionantes e divertidas da época em que as músicas foram feitas. Além disso, cada episódio conta com a presença de músicos convidados, todos eles fãs de Milton e do Clube da Esquina. Entre eles, estão nomes como: Seu Jorge, Gal Costa, Criolo, Maria Gadu, Samuel Rosa, Iza e Ney Matogrosso. Direção: Vitor Mafra Argumento: Fabiano Gullane Roteiro: Danilo Gullane, Marcelo Dantas e Vitor Mafra Direção Musical: BiD Produção: Caio Gullane e Fabiano Gullane Direção de Fotografia: Luiz Maximiano Operadores de Câmera: Tiago Lage, Lucas Tião, Felipe Andrade “Guri” e Luiz Maximiano Operador de Drone: Juliano Mundim Eletricistas: Elcimar Souza, William Zoi e Anderson “Xícara” Garcia Logger: Ceres Canedo Assistentes de Câmera: Diogo Lisboa e Fernanda Sena Som Direto: Gustavo Fioravante Montagem: André Finotti Supervisão de Pós: Patrícia Nelly Crédito das fotos: Diego Ruahn
Série – Noturnas
Data: 28 a 30 de agosto de 2021
Local: Online
Evento gratuito
A ABC, em parceria com o Cineclube Casas Casadas, exibe online os episódios da série Noturnas entre os dias 28 e 30 de agosto.
Na segunda, dia 30, às 20h, acontece o debate com a presença da diretora de fotografia Bia Marques, da roteirista Betch Cleinman e do diretor de produção e editor Fausto Junior. A mediação será de Ricardo Cota.
O link para o filme e para o debate é enviado por e-mail para as pessoas inscritas no Cineclube. Clique aqui para fazer a sua inscrição.
SINOPSE E FICHA TÉCNICA: Noturnas é uma série de 46 episódios, com entrevistas de artistas da noite gay carioca, com direção de Allan Ribeiro e direção de fotografia de Bia Marques. A série faz um levantamento histórico dos principais artistas transformistas da noite carioca: quem são eles? que histórias têm para contar? O que existe para além das versões superficiais, preconceituosas e estereotipadas que chegam até o grande público? Que avanços e recuos sociais e políticos ocorreram na sociedade? Elenco: Ep. 01 – Aloma Ep. 02 – Andrea Gasparelli Ep. 03 – Angélica Ravache Ep. 04 – Camille K Ep. 05 – Nepopó Ep. 06 – Claudette Colbert Jeniffer Di Martini Ep. 07 – Claudia Celeste Ep. 08 – Claudia Pantera Ep. 09 – Denise Taynáh Ep. 10 – Desirée Ep. 11 – Valeria Ep. 12 – Dolores Del Rio Ep. 13 – Elaine Parker Ep. 14 – Eula Rochard Ep. 15 – Fujika Di Halliday Ep. 16 – Isabelita Dos Patins Ep. 17 – Jane Di Castro Ep. 18 – Juju Pallito Ep. 19 – Katya Jones Ep. 20 – Lord Talent Ep. 21 – Lorna Washington Ep. 22 – Luana Muniz Ep. 23 – Luiza Gasparelly Ep. 24 – Magaly Penélope Ep. 25 – Meime Dos Brilhos Ep. 26 – Pamela Star Ep. 27 – Patrícia Saint-Laurent Ep. 28 – Paula Goodarth Ep. 29 – Paullette Godar Ep. 30 – Paulette Show Ep. 31 – Regine De Mônaco Ep. 32 – Robertta D’Summer Ep. 33 – Rogéria Ep. 34 – Ruddy Pinh Ep. 35 – Samantha Alucardd Ep. 36 – Sissy Diamond Ep. 37 – Sophya Monroe Ep. 38 – Sula Lastorini Ep. 39 – Suzy Brasil Ep. 40 – Suzy Parker Ep. 41 – Thamy La Close Ep. 42 – Wanda Camburão Ep. 43 – Xaxu Ep. 44 – Yeda Brown Ep. 45 – Ylona Di Martini Ep. 46 – Yone Karr Direção – Allan Ribeiro Produção Executiva – Cavi Borges e Allan Ribeiro Diretor de Produção – Fausto Junior Roteiro – Betch Cleinman, Douglas Soares e Allan Ribeiro Edição – Fausto Junior, Will Domingos e Allan Ribeiro Direçao de Fotografia – Bia Marques Direção de Arte – Douglas Soares Trilha Sonora Pedro Sossego Produção – Acalante Filmes Coprodução – Cavídeo e Solar das Metamorfoses
Nóis Por Nóis
Data: 31 de julho a 02 de agosto de 2021
Local: Online
Evento gratuito
A ABC, em parceria com o Cineclube Casas Casadas, exibe online o filme Nóis por Nóis entre os dias 31 de julho e 02 de agosto.
Na segunda, dia 02, às 20h, acontece o debate com a presença do diretor de fotografia Mauricio Baggio, do produtor Antonio Gonçalves Junior, do diretor Jandir Santin e da assistente de direção Louise Fiedler. A mediação será de Ricardo Cota.
O link para o filme e para o debate é enviado por e-mail para as pessoas inscritas no Cineclube. Clique aqui para fazer a sua inscrição.
SINOPSE E FICHA TÉCNICA: No filme, o baile rola solto. Enquanto o RAP ecoa das caixas de som, quatro amigos vagam pela pista com objetivos bem distintos. O que eles não sabem é que seus destinos estarão selados para sempre após esta noite. E mesmo que tenha sido realizado em Curitiba, dialoga com a realidade de muitos jovens em todo o Brasil. Direção: ALY MURITIBA e JANDIR SANTIN Empresa produtora: GRAFO Roteiro: ALY MURITIBA, HENRIQUE SANTOS e JANDIR SANTIN Direção de Fotografia MAURÍCIO BAGGIO Direção de Arte: LAÍS MELO Montagem: JOÃO MENNA BARRETO Som direto: ALEXANDRE ROGOSKI Desenho de som: ALEXANDRE ROGOSKI Produção executiva: CHRIS SPODE e MARISA MERLO Produção: ANTÔNIO JUNIOR
Mormaço
Data: 13 a 14 de maio de 2021
Local: Online
Evento gratuito
A Spcine Play e a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) apresentam a Sessão ABC, com o filme “MORMAÇO” (2018), de Marina Meliande, no dia 14 de maio. O filme fica disponível na plataforma de streaming da Spcineplay na noite do dia 13 de maio até o dia 14.
Na sexta, às 19h, acontece o debate sobre o filme com as participações da diretora Marina Meliande, do Diretor de fotografia Glauco Firpo, da Diretora de arte Dina Salem Levy e da Maquiadora Mari Figueiredo. A mediação do encontro é do articulador cineclubista Julio Witer e a conversa será transmitida no Facebook da Spcine.
SINOPSE E FICHA TÉCNICA: Ana é uma jovem advogada que trabalha em uma comunidade do Rio de Janeiro, assolada pela especulação imobiliária que atinge níveis extremos às vésperas das Olimpíadas de 2016. Ela acaba de iniciar um romance inesperado e começa a sentir os sintomas peculiares de uma doença misteriosa, que vai tomando seu corpo e seu espírito aos poucos. Direção: Marina Meliande Direção de Arte e Cenografia: Dina Salem Levy Maquiagem: Mari Figueiredo Fotografia: Glauco Firpo Produção: Leonardo Mecchi Produção: Duas Mariola Roteiro: Felipe Bragança e Mariana Meliande
Sessão ABC Com Filmes Indígenas Até O Dia 8 De Abril
A partir desta segunda-feira (05) até o dia (08), a ABC, em parceria com a Spcine Play, exibirá uma mostra especial da Sessão ABC.
A programação destes quatro dias traz cinco filmes de cineastas indígenas de diferentes etnias e migram da narrativa documental à mais experimental. Os temas abordados vão desde a crítica a imposição a língua pelo invasor europeu à relação com a terra e a espiritualidade.
Entre as produções, estão selecionados para a mostra “Kunhangue – Universo de um Novo Mundo” (Graciela Guarani), “Bicicletas de Nhanderú” (Patrícia Ferreira Pará Yxapy), “Kaapora – O Chamado das Matas” (Olinda Yawar Wanderley), “O verbo se fez carne” (Ziel Karapotó) e “Ywy Nhe’ē Porã – Palavras da Terra” (Alberto Alvares).
Ainda como parte da programação, na quinta-feira (08), a Spcine transmitirá em seu Facebook um debate, com os diretores dos filmes, que será mediado pelo articulador do Cineclube Spcine, Rosa Caldeira.
Os filmes já estão disponíveis no site da Spcine Play (www.spcineplay.com.br), assista!
Sobre a Sessão ABC
A Sessão ABC é um evento aberto ao público que exibe produções brasileiras, seguido de debate com a presença de diretores, diretores de fotografia, diretores de arte e demais técnicos envolvidos na realização. Em São Paulo, a Sessão ABC acontece mensalmente na Cinemateca Brasileira, porém devido à pandemia o evento está acontecendo de forma virtual.
Programação
– Bicicletas de Nhanderú (2014)
Direção: Ariel Ortega | Patricia Ferreira
Sinopse: O documentário “Bicicletas de Nhanderú” é uma imersão na espiritualidade e na cultura dos Mbyá-Guarani, da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.
Clique aqui para assistir.
– Kaapora – O Chamado das Matas (2020)
Direção: Olinda Muniz Silva Wanderley
Sinopse: Uma narrativa da ligação dos Povos Indígenas com a Terra e sua Espiritualidade, do ponto de vista de Olinda, que desenvolve um projeto de recuperação ambiental nas terras de seu povo. Tendo a cosmovisão indígena como lente, a Kaapora e outros personagens espirituais são a linha central da narrativa e argumento do filme.
Clique aqui para assistir.
– Kunhangue – Universo de um Novo Mundo (2020)
Direção: Graciela Guarani
Sinopse: Nos tempos pandêmicos, várias reflexões são conectadas e despertas, desde o modo de refletir até a maneira como se vive e deseja. Neste sentido, Kunhangue apresenta o modo transcendente das mulheres indígenas Guarani de SP, que subverte e dinamiza vários atravessamentos para o fortalecimento de suas existências como originárias. Sabedoria Milenar Guarani que acessa um universo de um novo mundo.
Clique aqui para assistir.
– O verbo se fez carne (2019)
Direção: Ziel Karapotó
Sinopose: A invasão dos europeus em Abya Yala nos deixou cicatrizes. Ziel Karapotó utiliza seu corpo para denunciar cinco séculos de colonização.
Clique aqui para assistir.
– Ywy Nhe’ē Porã – Palavras da Terra (2020)
Direção: Alberto Alvares
Sinopse: O documentário Ywy Nhe’e Porã – Palavras da Terra apresenta narrativas e depoimentos de lideranças Guarani da aldeia Potrero Guassu (MS) sobre a Terra, assim como o seu estilo de vida.
Clique aqui para assistir.