De 4 a 8 de novembro, a capital gaúcha promove o 12º Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA). Considerado o maior encontro do gênero da América Latina, o evento espera cerca de 600 profissionais da indústria audiovisual na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico). A exibição de filmes também vai ocupar outros espaços da cidade, com sessões ao ar livre.
Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece, anualmente, desde 2013. Nesta edição, o evento vai contemplar mais de 50 atividades, 80 convidados e mais de 800 reuniões na Rodada de Negócios. A programação inclui cinco dias de mesas de debate, masterclasses, pitchings e mostra de curtas. Mais de 900 projetos foram inscritos nos Concursos de Roteiros e Argumentos. Além disso, será promovido o FRAPA[LAB], laboratório de roteiros voltado aos finalistas dos concursos e coproduzido com o Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual.
Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA oferece uma oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras. Também apresenta estudos de caso de filmes e séries recentes de sucesso, apresentados por seus próprios criadores. Algumas das atrações desta edição são as mesas: “A história continua – Renovando as temporadas de ‘Arcanjo Renegado’, ‘As Five’ e ‘Rensga Hits!’, com Gabriel Maria, Mayra Lucas e Rafael Miranda Fejes; “Propriedade”, com Daniel Bandeira; e “Comédia e competição em ‘Dr4g0n'”, com Ana Saki, Tiago Rezende e Tomás Fleck.
Entre os convidados que vão marcar presença no 12ª FRAPA, estão grandes nomes do audiovisual latino-americano, como André Novais Oliveira (“O Dia Que Te Conheci”), Marcelo Gomes (“Paloma”), Inés Bortagaray (“A Vida Invisível”), Juliana Rojas (“Cidade; Campo”) e Guto Parente (“Estranho Caminho”), além de representantes de importantes players do mercado internacional, como Conspiração, Globo Filmes, Star+ e Warner Bros. Discovery, entre outros.
Pela primeira vez em sua história, o FRAPA contará com um país convidado: o Uruguai. Em colaboração com a ACAU (Agencia del Cine y el Audiovisual del Uruguay) e a DGU (Directoras, Directores y Guionistas del Uruguay), o festival receberá uma comitiva de roteiristas e realizadores(as) do país como convidados(as) nas atividades da programação.
O FRAPA também exibirá uma mostra competitiva de curtas-metragens, gratuita e aberta ao público. Ao fim do evento, serão anunciados os premiados, com categorias de acordo com o roteiro, como melhor final, personagem e diálogo.
MOSTRA FRAPA
Além do 12º FRAPA, até 14 de dezembro a Casa de Cultura abriga a Mostra FRAPA. A programação conta com dez filmes que mostram a força do cinema brasileiro, distribuídos em 30 sessões gratuitas. Cada filme terá uma sessão seguida de debate com seus respectivos roteiristas, uma sessão acessível (com recursos de acessibilidade como Libras, audiodescrição e legendas descritivas) e uma projeção ao ar livre, distribuídas em diversos pontos de Porto Alegre. A seleção traz títulos premiados e reconhecidos pela qualidade de seus roteiros, alguns deles inéditos no estado.
A curadoria levou em conta a complexidade e a pluralidade do Brasil, com títulos de diversos estados e gêneros. Os filmes que integram o programa são: “A Filha do Palhaço” (2022), “A Transformação de Canuto” (2023), “Avenida Beira-Mar” (2023), “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (2023), “Estranho Caminho” (2023), “Memórias de um Esclerosado” (2024), “O Dia Que Te Conheci” (2023), “Oeste Outra Vez” (2024), “Retrato de um Certo Oriente” (2024) e “Um Dia Antes de Todos os Outros” (2024).
As sessões com debate acontecem na Sala Paulo Amorim, até 8 de novembro; as sessões acessíveis serão na Sala Eduardo Hirtz, de 9 de novembro a 14 de dezembro; e as sessões ao ar livre serão realizadas de 9 de novembro a 14 de dezembro, nos seguintes locais: Praça da Alfândega, Praça México, Praça André Forster, Esplanada da Restinga e Praça dos Açorianos (Ponte de Pedra). Em caso de chuva, as sessões ao ar livre serão remarcadas.
A curadoria é formada por Alessandro Engroff, Camila Agustini, Jeferson Silva, Leo Garcia, Mariana Mêmis Müller e Pedro Perazzo.
Mais informações em frapa.art.br/ e @frapa.festival.