A 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, realizada em agosto, em São Paulo, começa nesta semana sua itinerância nacional, com exibições de filmes no Cine Brasília, de 2 a 9 de outubro, e no Sesc Gama (DF), de 10 a 13 de outubro.
A partir deste sábado (5) até 11 de outubro, a Ecofalante passa também pelo interior do estado de São Paulo, com apresentações de obras audiovisuais nos Sescs de 11 cidades paulistas. No Sesc Bertioga, por exemplo, haverá exibição dos filmes “Memórias da Chuva”, “Rejeito”, “Samuel e a Luz” e “Eskawata Kayawai”. Será uma oportunidade de o público ver e debater questões ambientais urgentes da atualidade.
Já de 24 a 30 de outubro, a Mostra Ecofalante chega ao Pará. Realizado anualmente desde 2012, o evento tem feito itinerância nacional desde 2018. Além disso, ao longo do ano, realiza exibições com parceiros educacionais e institucionais, democratizando o acesso às obras.
AGENDA 2030
Até 25 de outubro, está em curso também a 7ª Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030, com a exibição de 23 filmes (22 longas e um curta premiados em festivais brasileiros e internacionais) nos campi da Universidade de São Paulo (USP) na capital paulista e nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.
O evento promove atividades gratuitas de forma presencial e online, com o intuito de discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.
Os debates serão promovidos por meio de filmes relacionados a temas como: racismo ambiental, justiça ambiental, mineração, povos tradicionais e transdisciplinaridade/interdisciplinaridade.
Veja a programação completa e mais informações sobre a Mostra Ecofalante em ecofalante.org.br/ e instagram.com/mostraecofalante/.