2º Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina acontece até 30 de novembro

Montagemfacine 1
Foto: Divulgação

O 2º Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina (Facine) será realizado de 21 a 30 de novembro, em 15 localidades da região baiana. Com destaque a questões socioambientais da atualidade, o evento terá exibições gratuitas de 52 filmes brasileiros e dois internacionais, além de debates, três oficinas audiovisuais e um plantio de mudas nativas.

A segunda edição do Facine terá formato híbrido, com sessões presenciais e também exibições online, nas plataformas de streaming Bombozila e Ubu Play. Os filmes participantes foram divididos em seis mostras: Nacional, Nordeste, Chapada Diamantina, Indígena, Direitos Humanos e da Natureza, e Educação Ambiental.

O festival tem como seus principais objetivos difundir e promover a produção audiovisual brasileira de temática socioambiental, formar público para o audiovisual nacional, estimular a educação ambiental por meio do cinema, e sensibilizar o olhar do público para as questões socioambientais contemporâneas.

A abertura do evento será nesta quinta-feira (21), às 19h, na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, com a exibição do filme “Cinzas da Floresta” (2023), de André D´Elia. O longa mostra a importância das brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais no Brasil, no contexto das mudanças climáticas e do descontrole de incêndios na Amazônia. A obra acompanha uma ação de ativismo do grafiteiro Mundano, que, ao viajar por um país em chamas, coleta cinzas com o intuito de produzir a tinta usada em sua mais nova obra de arte. A sessão será seguida de uma roda de conversa com a participação do diretor, da professora Marjorie Nolasco e de um representante da Brigada de Resgate Ambientalista de Lençóis.

Já a sessão de encerramento do 2º Facine será no dia 30 de novembro, às 19h, no Território Indígena Payayá, em Utinga, com a exibição do documentário “A Queda do Céu” (2024), de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. Baseado no livro testemunhal do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, escrito pelo antropólogo francês Bruce Albert e publicado originalmente em francês, em 2010, o longa faz uma imersão na cultura do povo Yanomami. A sessão será seguida de uma roda de conversa, com a participação do cacique, escritor e líder indígena Juvenal Payayá e da cineasta e líder indígena Edilene Payayá.

Mais informações em @facinechapada.

SERVIÇO:

O quê: 2º Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina (Facine)
Quando: de 21 a 30 de novembro de 2024
Onde: 15 localidades da Chapada Diamantina e online
Quanto: gratuito

Total
0
Shares
Prev
Festival Curta Campos do Jordão tem inscrições abertas até 24 de novembro
Curtascampojordao

Festival Curta Campos do Jordão tem inscrições abertas até 24 de novembro

También te puede interesar