A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), representada pela presidenta Fernanda Tanaka e por Carlos Pacheco, participou da reunião do Comitê Consultivo Spcine na última quarta-feira, 11 de dezembro.
A presidenta da Spcine, Lyara Oliveira, apresentou um balanço geral das ações da instituição em 2024, mostrando os valores investidos no audiovisual em São Paulo, e também contou sobre suas intenções futuras.
Como apresentado recentemente no 3ᵒ Fórum Spcine, o Mapeamento da Infraestrutura do Audiovisual na cidade de São Paulo registrou:
- 19.740 empresas;
- 70.384 empregos;
- 69% das empresas com mais de dez anos de atuação;
- 31 mil m² de estúdios na cidade;
- 22 mil m² disponíveis para locação.
Lyara e sua equipe anunciaram ainda, dentro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, a suplementação de sete editais, mais o lançamento de nove outros, totalizando um investimento de R$ 25.460.000,00, dentre outras atividades previstas para 2025.
Ao final da apresentação, as(os) representantes das entidades presentes puderam se manifestar, expondo suas dúvidas e demandas ao órgão. Houve uma troca muito frutífera com a Spcine, como sempre acontece, e que nos trouxe otimismo para 2025.
O Comitê Consultivo da Spcine é composto por 29 instituições do audiovisual paulistano, entre associações, empresas, sindicatos e coletivos. Tem o intuito de articular o diálogo com o setor em seus vários segmentos. A ABC faz parte do Comitê Consultivo da Spcine desde 2020.