Associados(as) da ABC participam do 26º Festival do Rio e da 48ª Mostra de SP

Montagem2
Foto: Montagem/Divulgação

Por Luna D’Alama

Sócios e sócias da ABC trabalharam em vários filmes presentes nas programações da 26ª edição do Festival do Rio, que vai até 13 de outubro, e da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que será realizada entre os dias 17 e 30 de outubro, na capital paulista.

No Rio, o longa-metragem “Maníaco do Parque”, de Mauricio Eça, tem direção de fotografia de Marcelo Trotta (Tintin), ABC, além de pós-produção e correção de cor de Marco Oliveira, ABC. Estrelado por Silvero Pereira, o filme será exibido neste sábado (12), às 19h30, no Cine Odeon. A obra conta a história do maior serial killer brasileiro, o motoboy Francisco de Assis Pereira, que na década de 1990 foi condenado por atacar 23 mulheres, assassinar dez delas e esconder seus corpos no Parque do Estado, em São Paulo.

Outro longa com trabalho de um associado da ABC é “Betânia”, dirigido por Marcelo Botta e exibido nos dias 6 e 7 de outubro. O filme é um dos competidores da Première Brasil e tem direção de fotografia de Bruno Graziano. A história gira em torno de uma moradora de uma área isolada dos Lençóis Maranhenses que decide se mudar para um povoado de 300 habitantes. Participou da Mostra Panorama Berlim 2024 e estará também na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Já o colorista Tomás Magariños trabalhou nos longas “Incondicional – O Mito da Maternidade”, de Patricia Froes, e “Carta a Un Viejo Master”, documentário da paraguaia Paz Encina que homenageia o mestre Eduardo Coutinho (1933-2014). Os dois filmes foram exibidos nos dias 6 e 7 de outubro.

Além desses associados, o diretor de fotografia Mauro Pinheiro Jr., ABC e o técnico de som Marcel Costa trabalharam no filme “Malu”, de Pedro Freire. Com Yara de Novaes e Carol Duarte no elenco, o longa conta a história de uma mulher de meia-idade, com um passado glorioso, que se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com a mãe conservadora e a filha adulta torna a crise da protagonista ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Trata-se de um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma. “Malu” será exibido nesta quinta (10), às 21h45h, e nesta sexta (11), às 16h30, com sessão seguida de debate.

Outro exemplo é o curta-metragem “Amarela”, com direção de André Hayato Saito, direção de fotografia do Helcio “Alemão” Nagamine, ABC, premiado em setembro no 45º Manaki Brothers, e correção de cor e pós-produção de Alexandre Cristófaro. “Amarela” integrou a seleção oficial de curtas do Festival de Cannes 2024. Exibido no Rio entre os dias 8 e 10 de outubro, o filme apresenta a história de uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições familiares e, na final da Copa do Mundo de 1998, entre Brasil e França, vivencia uma violência que parece invisível, razão pela qual mergulha em um doloroso mar de emoções.

Além disso, o diretor de fotografia Pierre de Kerchove, ABC foi responsável pela cinematografia de “Manas”, dirigido por Marianna Brennand. O longa foi exibido nos dias 5 e 6 de outubro. O roteiro conta a história de Marcielle, uma garota de 13 anos que vive numa comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó com o pai, a mãe e três irmãos. À medida que amadurece, Tielle vê suas idealizações ruírem e fica presa em ambientes abusivos. Ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, a adolescente decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres da comunidade. Vencedor do Director’s Award Giornate degli Autori no Festival de Veneza 2024.

Dirigido por Marco Dutra, o filme “Enterre Seus Mortos” foi fotografado por Rui Poças, ABC, AIP. O longa é baseado no livro homônimo de Ana Paula Maia e, no elenco, estão Selton Mello, Marjorie Estiano, Danielo Grangheia e Betty Faria. Na pequena cidade de Abalurdes, Edgar Wilson (Selton Mello) trabalha como recolhedor de animais mortos nas estradas para mantê-las funcionando. Junto dele, estão o colega de profissão Tomás, um ex-padre excomungado que distribui extrema-unção a seres moribundos que cruzam seu caminho, e sua chefe Nete, com quem Edgar tem um relacionamento e o desejo de fugir dali. Ao redor deles, o mundo parece dar sinais de que o arrebatamento final se aproxima.

E o longa “Serra das Almas”, de Lirio Ferreira, foi fotografado pelo diretor de fotografia e Diretor Tesoureiro da ABC, Pedro von Krüger, ABC. O filme participa da Première do 26º Festival do Rio e foi exibido nos dias 9 e 10 de outubro. Na sinopse, um roubo de joias em Pernambuco reúne um antigo grupo de amigos desajustados, fazendo com que os resultados sejam catastróficos. Vigiados por fantasmas do passado, cada um deles terá que encontrar sua própria forma de liberdade.

A associada Luciana Baseggio, DAFB fez a direção de fotografia do longa “Continente”, de Davi Pretto. O filme está na competição Novos Rumos do Festival do Rio, vai também para a Mostra de SP, e já passou pelo Festival de Sitges, na Espanha.

Já o colorista Alexandre Cristófaro trabalhou, ainda, na correção de cor e na pós-produção dos filmes “Mambembe”, de Fabio Meira; “Retrato de Um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes; e “O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert. Os dois primeiros estão no Rio e o terceiro estreia em SP.

MOSTRA DE SP

Além do já citado “Betânia”, que tem direção de fotografia de Bruno Graziano, a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá estreia do longa “The Stranger’s Case” (“O Caso dos Estrangeiros”, Jordânia), de Brandt Andersen, com o ator francês Omar Sy. O associado Ariel Schvartzman, SOC foi um dos operadores de câmera do filme e o único brasileiro da equipe.

Já o colorista Tomás Magariños trabalhou no longa “A Última Banda de Rock”, de Lirio Ferreira. Entre outros(as) sócios(as) da ABC que têm seus trabalhos na programação da 48ª Mostra, está também o diretor de fotografia Bruno Polidoro, que fez a cinematografia de “Bicho Monstro”, dirigido por Germano de Oliveira.

Ainda na programação de SP, “A Mulher que Chora” tem direção de arte de Isabelle Bittencourt, ABC e direção de fotografia de Léo Bittencourt. Palma de Ouro de Melhor Direção no Festival de Cannes 2024, “Grand Tour”, dirigido pelo português Miguel Gomes, chega também à capital paulista, com direção de fotografia de Rui Poças, ABC, AIP.

A edição 2024 da Mostra de SP exibirá 417 filmes vindos de 82 países. Mais informações em 48.mostra.org/.

Total
0
Shares
Prev
Cinemateca Brasileira faz itinerância nacional com filmes sobre ditadura e resistências
Cinemateca

Cinemateca Brasileira faz itinerância nacional com filmes sobre ditadura e resistências

Próx.
23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa nesta sexta-feira (11)
Banner Mcif

23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa nesta sexta-feira (11)

También te puede interesar