No dia 14 de julho, às 15h, a Cinemateca Brasileira presta homenagem ao cineasta recém falecido Toni Venturi. Venturi deixou um importante legado para o audiovisual brasileiro, tanto por suas realizações no cinema quanto por seu envolvimento nos debates sobre políticas públicas para o setor.
Em 2001, foi presidente da APACI – Associação Paulista dos Cineastas e foi fundador da produtora Olhar Imaginário. Entre suas realizações, estão obras premiadas de documentário e ficção, como O velho – A história de Luiz Carlos Prestes (1997), Cabra-cega (2005), Latitude zero (2002), Estamos juntos (2011), A comédia divina (2017) e Rita Cadillac – A lady do povo (2010).
A sessão de homenagem na Cinemateca Brasileira terá a exibição de uma cópia 35mm de Cabra-cega e será apresentada por sua esposa Débora Duboc e sua amiga e parceira de trabalho Val Gomes.
A programação é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão.
Título: Cabra-cega
Sinopse: Comandante de um grupo de ação de oposição à Ditadura Militar, Thiago é ferido em uma emboscada da polícia e precisa se esconder em um apartamento. A militante de base Rosa torna-se, então, sua enfermeira e único contato com o mundo.
Direção: Toni Venturi
Ano: 2003
Cromia: Cor
Duração: 107 min
Formato original: 35mm
Formato de exibição: 35mm
País: Brasil
Elenco: Débora Duboc, Leonardo Medeiros, Jonas Bloch, Michel Bercovitch, Bri Fioca, Odara Carvalho.
Classificação indicativa: 14 anos