Festival do Rio apresenta mais de 250 filmes nacionais e estrangeiros até 13 de outubro

Festivalrio
Foto: Divulgação

A 26ª edição do Festival do Rio será realizada de 3 a 13 de outubro, com a exibição de mais de 250 filmes nacionais e estrangeiros, em 12 cinemas e 22 salas da cidade. O circuito de exibição foi ampliado em relação a 2023, incluindo espaços como Cinesystem Praia de Botafogo e Cine Santa (em Santa Teresa), além de três novos locais na zona norte (Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília – Complexo do Alemão e Ponto Cine Guadalupe). Os ingressos podem ser adquiridos online e 10% são reservados para venda física, no dia de cada sessão.

Parte importante do calendário cultural carioca e referência para cineastas, profissionais do audiovisual e amantes do cinema, o Festival do Rio dá visibilidade à produção brasileira e promove um intercâmbio com obras internacionais contemporâneas, incluindo destaques de grandes festivais pelo mundo.

A programação conta com novidades da Première Brasil, vitrine do cinema nacional, que inclui filmes da Competição Oficial e da mostra Novos Rumos, que disputam o cobiçado Troféu Redentor, além de mostras temáticas e exibições hors concours. Entre as(os) associadas(os) da ABC que participam do festival, está a diretora de fotografia Luciana Baseggio, que trabalhou no filme “Continente” (2024), de Davi Pretto.

Na programação internacional, estão alguns dos destaques mais esperados e comentados de festivais estrangeiros, além de filmes que disputam uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, destaques do cinema contemporâneo e projetos promissores de cineastas em ascensão.

Já os filmes centrados em narrativas LGBTQIAPN+ vão concorrer ao Prêmio Felix, que já existe há uma década e valoriza produções de todas as mostras do festival.

A Gala de Abertura, que acontece nesta quinta-feira no Cine Odeon – CCLSR, abre a maratona cinéfila com “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, filme premiado em Cannes que tem sido apontado pela imprensa especializada como um forte candidato ao Oscar 2025. Já a noite de Gala de Encerramento contará com uma exibição de “Maníaco do Parque”, dirigido por Maurício Eça e estrelado por Silvero Pereira, com uma trama baseada na investigação dos crimes reais cometidos por um dos mais famosos serial killers do Brasil.

Este ano, a sede do festival ocupará o Armazém da Utopia, espaço de cinco mil metros quadrados, no cais do Porto do Rio, que passou por uma reforma recente. No local, o RioMarket (área de mercado do festival) promoverá palestras, seminários, exibições de conteúdos especiais e rodadas de negócios, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual.

O Festival do Rio conta, pelo terceiro ano consecutivo, com a apresentação e o patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para conferir a programação completa e mais informações, acesse festivaldorio.com.br/ e instagram.com/festivaldorio/.

Total
0
Shares
Prev
13ª Mostra Ecofalante faz itinerância em Brasília, São Paulo e Pará em outubro
Ecofalante

13ª Mostra Ecofalante faz itinerância em Brasília, São Paulo e Pará em outubro

Próx.
2º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo recebe inscrições até 7 de outubro
Festivalsbc

2º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo recebe inscrições até 7 de outubro

También te puede interesar