In-Edit Brasil divulga os INTERNACIONAIS de sua 16ª edição

Joan Baez 768X432 1

O 16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical apresenta o Panorama Internacional com uma seleção de 20 títulos inéditos no circuito comercial sobre importantes nomes da música mundial. O evento acontece de 12 a 23 de junho em São Paulo, com um recorte da programação online para todo Brasil, e depois segue para outras cidades. 

A programação internacional do Festival deste ano traz “Carlos”, a jornada de Carlos Santana desde sua infância no México até o estrelato internacional, dirigida por Rudy Valdez. A diretora Alison Ellwood retrata a vida vibrante de Cyndi Lauper, desde suas origens até sua luta como ativista em “Let the Canary Sing”. A amizade e a música de Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, das cultuadas bandas The Mars Volta e At The Drive-in, em “Omar and Cedric: If This Ever Gets Weird”, de Nicolas Jack Davies. Uma homenagem à lendária Barbara Dane e seu legado musical e ativista, em “The 9 Lives of Barbara Dane”, de Maureen Gosling.

O público também poderá assistir ao vencedor do In-Edit Barcelona 2023, o documentário “Peter Doherty: Stranger In My Own Skin”, de Katia De Vidas que apresenta  um retrato íntimo de Peter Doherty e sua jornada na música; “Karen Carpenter: Starving for Perfection”, em que o diretor Randy Martin mostra a trágica luta da cantora e baterista Karen Carpenter, com anorexia nervosa e bulimia, revelando os desafios pessoais por trás de sua voz melancólica e o sucesso dos The Carpenters nos anos 1970; a jornada caótica e impactante da banda pós-punk australiana The Birthday Party, liderada pela relação explosiva entre Nick Cave e Rowland S. Howard, em  “Mutiny in Heaven: The Birthday Party”, de Ian White. O legado do lendário produtor J Dilla é celebrado em “The Legacy of J Dilla”, de Esther Dere e Christopher Frierson, oferecendo um emotivo retrato do artista que moldou a cena do Hip Hop antes de sua morte prematura. “Joan Baez: I Am a Noise”, de Karen O’Connor, Miri Navasky e Maeve O’Boyle, mergulha na vida e na carreira da influente Joan Baez, destacando sua voz no movimento folk e sua relação com Bob Dylan.  

Para completar, em “This is a Film About The Black Keys”, o diretor Jeff Dupre revela a estranha e duradoura amizade por trás do sucesso da banda The Black Keys e o diretor Alex Gibney mergulha na vida e na carreira de Paul Simon durante a gravação de seu novo álbum, tema de “In Restless Dreams: The Music of Paul Simon”. A história da banda sul-africana Die Antwoord, uma das formações musicais mais inquietantes dos últimos anos em “Zef – The Story Of Die Antwoord”, de Jon Day. A vida glamorosa e autodestrutiva de Brian Jones, dos Rolling Stones, é desvendada em “The Stones & Brian Jones”, de Nick Broomfield. E uma emocionante peregrinação musical pela música country na Suazilândia até o Texas em “Dusty & Stones”, de Jesse Rudoy. A vida de Erroll Garner, um pianista de jazz americano autodidata considerado um gênio por seus colegas, está em “Misty – The Erroll Garner Story”, do diretor franco-suíço Georges Gachot, que já retratou grandes nomes da música brasileira.  

Ainda na seleção internacional, o 16º In-Edit Brasil anuncia “Love, Deutschmarks and Death”, que retrata a evolução da música turca na Alemanha, desde os anos 1960 até os dias atuais. “Even Hell Has Its Heroes. The Music of Earth”, narra a jornada da banda Earth, liderada por Dylan Carlson. O estilo musical japonês Minyo, que está em risco de extinção, considerado por muitos como “música perdida”, é retratado em “Bring Minyo Back!, de Yuji Moriwaki. Por fim, “Andrés Godoy: El Arte de Perder”, de Sebastian Saam, conta a história épica e inspiradora do músico Andrés Godoy, que superou a perda de um braço para criar uma técnica musical única, enquanto “La Singla” revela a vida da lendária dançarina de flamenco Antonia Singla

O In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical nasceu em Barcelona em 2003 e acontece no Brasil desde 2009, com o objetivo de fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento central. A programação conta ainda com uma seleção de longas e curtas nacionais, agrupados nas seções Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc e Curta um Som, a Sessão Flashback, o Especial Música e Máquinas, além de shows, debates e masterclasses. 

A edição de 2024 tem o patrocínio máster de Colombo Agroindústria e Açúcar Caravelas; patrocínio do Itaú Unibanco e da Spcine, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; parceria da Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca; e é realizado pela In Brasil Produção Cultural, Sesc São Paulo, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, Governo Federal. 

Confira os longas selecionados para o Panorama INTERNACIONAL do IN-EDIT BRASIL 2024 no site do festival.

**Em breve será divulgada a programação completa. 

Total
0
Shares
Prev
Inscrições abertas para a Bolsa RioFilmes de Inclusão Social da ABC Cursos de Cinema
Design Sem Nome

Inscrições abertas para a Bolsa RioFilmes de Inclusão Social da ABC Cursos de Cinema

Próx.
Projeto Paradiso destaca importância de formar talentos criativos no Rio2C
Fco 0728 Scaled 1

Projeto Paradiso destaca importância de formar talentos criativos no Rio2C

También te puede interesar