A partir desta quarta-feira (4), as cidades do Rio de Janeiro e de Curitiba serão palco das primeiras rodadas de escuta e coleta de sugestões para a construção colaborativa do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual (PDM), que guiará o futuro do audiovisual no Brasil pelos próximos dez anos.
Esse diálogo é parte de um esforço do Conselho Superior de Cinema, em conjunto com a Secretaria do Audiovisual (SAV), que buscam construir um plano inclusivo e representativo das diversas vozes e necessidades do setor. Os encontros acontecerão até esta sexta-feira (6), em formato híbrido, e são uma oportunidade para que profissionais do audiovisual contribuam diretamente na formulação das metas e diretrizes que irão compor o PDM.
A SAV apresentará o histórico do Plano anterior (2011-2020), além de diagnósticos e pesquisas relacionadas ao setor, para subsidiar os debates. Também serão conduzidos grupos de trabalho para escuta e diagnóstico regional do audiovisual.
O Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual será crucial para consolidar políticas públicas que atendam às demandas específicas do setor. O PDM busca garantir a diversidade cultural, o acesso amplo às produções nacionais e o fortalecimento da economia criativa, promovendo o Brasil como um polo audiovisual de relevância global.
SERVIÇO:
Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4 de setembro
Local: Sala Mário Tavares, anexa ao Theatro Municipal, na Avenida Almirante Barroso, 14/16 – Centro
Horário: 18h
Data: 5 e 6 de setembro
Local: FGV – prédio Ebape,na Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 – Botafogo
Horário: A partir das 9h
Curitiba (PR)
Data: 4 de setembro
Local: Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) do Paraná, no Auditório Brasílio Itiberê, situado na Rua Ébano Pereira, 240 – Centro
Horário: 17h
Data: 5 e 6 de setembro
Locais: Sala de reuniões da SEEC – Rua Ébano Pereira, 240, Centro.
Espaço coworking da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133, Centro
Horário: A partir das 9h