A Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro lançam uma parceria inédita para a promoção de cursos de capacitação audiovisual para mulheres cis e trans. Será dada prioridade a mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e/ou moral, e moradoras de locais com infraestrutura precária.
Serão ofertadas 50 vagas (duas turmas de 25 alunas) para assistentes de dramaturgia, com foco em roteiros de animação. As aulas vão ocorrer no Museu da Imagem e do Som Praça XV, e as inscrições devem ser realizadas até 1º de novembro, por um formulário online ou presencialmente no Centro Técnico Audiovisual (CTAv), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Brasil, 2.482, Benfica.
O objetivo geral do curso é a compreensão dos fundamentos da roteirização para gêneros e formatos audiovisuais distintos, buscando sua aplicação conceitual e o desenvolvimento de histórias a partir de estruturas narrativas.
A iniciativa incentiva a promoção de uma qualificação profissional e cidadã, em conjunto com ações de inserção no mercado de trabalho, estimulando a empregabilidade, o empreendedorismo e formas associativas solidárias, por meio de parcerias com setores produtivos, associações, cooperativas e instituições de ensino.
O projeto conta com apoio do Programa Mulheres Mil, do Ministério da Educação (MEC), voltado ao empoderamento e ao fortalecimento de mulheres em situação de vulnerabilidade social, além de fomentar a economia local.
Confira o edital completo no site do Instituto Federal do Rio de Janeiro.