Mostra Ecofalante de Cinema discute Emergência Climática

Uma Vez Que Voce^ Sabe

Uma programação especial reunindo filmes em torno da emergência climática que atingem o planeta na atualidade é uma das principais atrações da 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece em São Paulo a partir de 1º de agosto.

O Especial Emergência Climática destaca duas produções norte-americano e um filme realizado na França.

O longa “Arrasando Liberty Square”, de Katja Esson, acompanha como a comunidade em Miami torna-se o marco zero para a gentrificação climática. Liberty Square abrigou um dos mais antigos projetos de habitação pública segregada dos EUA. Agora, com a subida do nível do mar, os terrenos mais elevados do bairro tornaram-se valiosos para a especulação imobiliária, criando um mercado especulativo no bairro historicamente negro.

Vencedor do prêmio de melhor documentário de cineasta estreante no Festival de Tribeca, “Filhos do Katrina” o furacão Katrina não apenas destruiu grande parte da cidade de Nova Orleans em 2005, mas também mudou para sempre a vida de muitos jovens. Entre estes, o diretor do filme, Edward Buckles Jr., na época com 13 anos. A obra dá voz aos que foram expulsos de suas casas e abandonados pelo governo da época.

Já o longa francês “Uma Vez Que Você Sabe” parte do possível colapso ambiental, anunciado por cientistas desde os anos 1970 diante do crescimento que ignora a finitude dos recursos naturais, para indagar: como se adaptar a essa catástrofe? A obra, dirigida por de Emmanuel Cappelin, foi eleita como melhor documentário no Festival de Hong Kong.

Debate “Emergência Climática: A Era das Cidades Resilientes”

A 13ª Mostra Ecofalante de Cinema promove o debate “Emergência Climática: A Era das Cidades Resilientes”, com as participações de Nilto Tatto (ambientalista, administrador e político brasileiro), Thaynah Gutierrez (administradora pública formada pela FGV-EAES), Marina Helou (Deputada estadual pela Rede Sustentabilidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e mediação da jornalista Daniela Chiaretti, na sexta-feira, 2 de agosto às 20h00 na sala 2 do Reserva Cultural, após a exibição de “Arrasando Liberty Square” (EUA, 2023, 86’) , que vai passar na mesma sala, na sessão anterior das 18h15. Os debatedores vão falar sobre os muitos projetos de cidades resilientes que estão sendo formulados e como é imperativo se pensar em políticas públicas que não agridam os direitos humanos.

O tema da emergência climática está presente ainda em diversos títulos selecionados para outras seções do festival: Panorama Internacional Contemporâneo, ISA Internacional Contemporâneo, Competição Latino-americana, Competição Territórios e Memórias, Concurso Curta Ecofalante, Sessões Especiais, e Programa Ecofalante Universidades.

Total
0
Shares
Prev
Mostra Ecofalante divulga programação
Antartica Continente Magnetico De Luc Jacquet

Mostra Ecofalante divulga programação

Próx.
Pinacoteca de São Paulo realiza primeira edição do Festival Pina Praça
Kaapora

Pinacoteca de São Paulo realiza primeira edição do Festival Pina Praça

También te puede interesar