Primeira Sessão ABC de 2025 exibe o filme “O Sequestro do Voo 375”na Cinemateca Brasileira

Evento no dia 22/2, às 15h, será seguido de debate
Fotoabc
Cena de “O Sequestro do Voo 375”, dirigido por Marcus Baldini. Foto: Divulgação

A Sessão ABC, evento realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) desde 2002, exibirá gratuitamente o filme “O Sequestro do Voo 375”, dirigido por Marcus Baldini, no dia 22 de fevereiro (sábado), às 15h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Após a exibição do longa, acontecerá um debate com participação do diretor, do diretor de fotografia Rambo Rhebling Jr., da editora de som Miriam Biderman, ABC e da produtora Joana Henning. A mediação será do associado e diretor de fotografia Bruno Graziano.

SINOPSE:

Em 1988, o trabalhador Raimundo Nonato Alves se rebela contra o presidente José Sarney e as dificuldades de um país em crise econômica, e orquestra o sequestro de um voo comercial para um atentado ao Palácio do Planalto. Murilo, o piloto do avião, se vê responsável pela vida de mais de cem pessoas a bordo do voo Vasp 375 e, mesmo com toda a tensão criada pelo sequestrador, executa a manobra mais impressionante de sua carreira, mudando a história da aviação. Baseado em uma história real.

Ficha Técnica:

Diretor - Marcus Baldini
Produtora - Joana Henning
Coprodutor - Constâncio Vianna
Produção - Estúdio Escarlate
Produtora Executiva - Paula Torres
Roteiristas - Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque
Distribuição - Star Distribution Br
Diretor de Fotografia - Rhebling Jr (Rambo)
Diretor de Arte - Rafael Ronconi
Figurinista - Letícia Barbieri
Caracterizadora - Simone Batata
Produtora de Objetos - Juliana Di Grazia
Trilha Sonora - Plínio Profeta
Desenho de Som - Miriam Biderman, ABC
Som Direto - Sérgio Scliar
Preparador de Elenco - Emilio de Mello
Elenco - Danilo Grangheia, Jorge Paz, Roberta Gualda, Cesar Mello, Juliana Alves, Adriano Garib, Claudio Jaborandy, Gabriel Godoy, Wagner Santisteban, Arianne Botelho, Diego Montez e Johnnas Oliva

SERVIÇO:

Sessão ABC “O Sequestro do Voo 375”
Data: 22 de fevereiro de 2025
Horário: 15h
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Evento gratuito
abcine.org.br / @abcine
cinemateca.com.br / @cinemateca.brasileira

ABC

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais da cinematografia brasileira. Hoje são mais de 470 associados(as) e uma série de atividades realizadas, como oficinas e masterclasses. Por meio da Sessão ABC, do Prêmio ABC e da Semana ABC, entre outros eventos, a ABC incentiva a troca de ideias e informações entre profissionais e entusiastas do cinema e do audiovisual, buscando o aperfeiçoamento técnico e artístico de seus sócios(as).

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.

O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Total
0
Shares
Prev
Até 30 de março, Masp exibe trilogia de filmes sobre a Rodovia Transamazônica
Janaina Wagner 2021 Curupira E A Maquina Do Destino

Até 30 de março, Masp exibe trilogia de filmes sobre a Rodovia Transamazônica

También te puede interesar