O Projeto Paradiso e a Spcine uniram forças para oferecer uma bolsa para o Creative Producer Indaba, um programa de desenvolvimento profissional para produtores criativos oferecido pelo Instituto Realness, com sede na Cidade do Cabo, na África do Sul. A bolsa é direcionada a profissionais da Rede Paradiso de Talentos ou da Rede Afirmativa da Spcine.
O Creative Producer Indaba é composto por sessões e trabalhos em grupo, incluindo estudos de casos de sucesso e encontros individuais com mentores e especialistas convidados. Seu objetivo é desenvolver habilidades de liderança e criativas de produtores audiovisuais, a partir de estudos de casos, debates e reuniões, com foco em aspectos de desenvolvimento e planejamento de projeto. Cada edição conta com 15 participantes.
“Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria com o Creative Producer Indaba pelo terceiro ano consecutivo e agora ao lado da Spcine. Esta iniciativa fortalece nossa comunidade de produtores criativos, proporcionando-lhes ferramentas e contatos essenciais para alcançar novos horizontes. Acreditamos que esta experiência enriquecerá profundamente o profissional selecionado, pois promove trocas valiosas e expande suas perspectivas globalmente. Além disso, aproximar profissionais do Brasil e da África, que têm muito em comum, gera conexões que ajudam a explorar todo o potencial criativo e mercadológico de ambos os territórios”, afirma Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
O programa é dividido em dois workshops. O primeiro ocorre em sessões online a partir de 26 de outubro, seguido de sessões presenciais no Festival de Marrakech, de 1 a 5 de dezembro deste ano. O segundo workshop acontece em sessões presenciais no Festival de Roterdã, de 25 de janeiro a 1 de fevereiro de 2025.
O profissional selecionado deve ter produzido pelo menos um filme de ficção, série ou documentário; ou um mínimo de dois curtas-metragens como produtor principal ou coprodutor. A bolsa é voltada exclusivamente para integrantes das redes do Projeto Paradiso e Spcine, sendo que os membros da Rede Paradiso de Talentos também deverão cumprir os requisitos da Rede Afirmativa da Spcine.
Nas edições anteriores, os brasileiros selecionados foram Bartolomeu Luiz e Yolanda Maria Barroso.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.
Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
Sobre a Rede Afirmativa Spcine
Lançada em 2023, a Rede Afirmativa Spcine é composta por instituições e eventos que atuam com recorte de raça e gênero, além de profissionais que receberam pontuação nas políticas afirmativas em programas e editais realizados pela Spcine. Essa iniciativa aposta na importância da diversidade e pluralidade no setor audiovisual e busca incentivar a participação de profissionais e estudantes que enfrentam desigualdades e barreiras de acesso ao setor.