Semana ABC 2024 encerra com mesa sobre direção de arte

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A última mesa da Semana ABC 2024 acontece no dia 17 de maio, às 18h30, com o tema “Direção de Arte: O desenho da figura em cena”.

Mediada pelo diretor de arte Fabio Goldfarb, a mesa conta com a participação das maquiadoras Anna Van Steen e Denise Borro e das figurinistas Cris Rose e Verônica Julian.

O foco deste encontro é o processo de construção de um(a) personagem. Vamos falar de como o desenho da figura corrobora com a formação das personalidades em cena. A mesa recebe figurinistas e maquiadoras para falarem de seus processos criativos e de suas relações junto à direção de arte e à direção, principalmente, mas também à direção de fotografia e elenco.

A Semana ABC 2024 acontece de 15 a 17 de maio na Cinemateca Brasileira. Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa.

Clique aqui para assistir no YouTube.

Conheça as pessoas participantes:

Fabio Goldfarb: Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo no final dos anos noventa, inicia sua carreira no audiovisual no ano de dois mil e dois como assistente de direção de arte para filmes publicitários. A partir de 2004 passa a colaborar com o diretor de arte Cássio Amarante desenvolvendo cenografias para publicidades e longas metragens tais como “O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias” e “Encarnação do Demônio”. Há mais de quinze anos assina seus próprios trabalhos como séries para TV, longas metragens, cenários para TV e filmes publicitários. Entre os trabalhos realizados, destaque para os longas metra-gens“O Roubo da Taça”, vencedor do Kikito de Melhor Direção de Arte no festival de Gramado, “Toc – Transtornada Obsessiva Compulsiva”, “Morto não Fala” para Globoplay e “O Lado Bom de Ser Traída” para Netflix. Séries: “FDP” e “O Homem da Sua Vida” para a HBO, Unidade Básica e “Amigo de Aluguel” para o Universal Channel , “Rua Augusta” para a TNT e “Coisa Mais Linda”, “Cidade Invisível” e “Só Se For Por Amor” para a Net-flix. Em 2023 destaque para o projeto Beleza Fatal para HBO MAX.

Anna Van Steen: Se formou como maquiadora profissional em 1984 em Paris e desde então vem trabalhando em diversas áreas como maquiadora, seja no teatro, ópera, desfiles, e principalmente no audiovisual. Tem mais de 60 títulos no IMDB nos quais assina a caracterização. Indicada 13 vezes e vencedora de 5 prêmios na categoria “melhor maquiagem”, é uma das representantes brasileiras na Academia de Artes e Ciências de Hollywood.

Denise Borro: Talentosa e inquieta make up designer, seja no cinema, na TV, nos editoriais de moda, na publicidade, sua experiência vai muito além do usual, passou por várias escolas da Inglaterra, EUA, Italia, Argentia, Brasil sempre em busca do aprimoramento e do inusitado. Iniciou sua trajetória profissional na produção de cinema aos 19 anos, descobriu seu verdadeiro talento como maquiadora quando morou em Londres , lá estudou por 2 anos no colégio de WESTMINSTER, onde se especializou em make-up designer com todos os tipos de caracterizações: maquiagem natural, social, moderna, época, monstros, cicatrizes, envelhecimento, tattoo, máscaras, entre outras técnicas. Estudou modelagem em cabelo, cortes, moda e perucas. Uma das mais experientes profissionais brasileiras em efeitos especiais estudou na Stan Winston Scholl, é a mais requisitada pelo mercado!

Cris Rose: Figurinista e mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac. Com ampla experiência em figurino de TV, Cinema e Teatro. Na televisão seus trabalhos aparecem em teledramaturgia de vários canais e mais recente na emissora SBT do qual atuou como coordenadora e diretora de figurino de teledramaturgia por mais de dez anos em novelas como Carrossel, Chiquititas, As Aventuras de Poliana e Poliana Moça entre outras. No cinema assinou os filmes como Obra, do diretor Gregório Graziosi, Cidade Pássaro (Shine Your Eyes), do diretor Matias Mariani, esse último presente na mostra Berlinale 2020 e assinatambém o filme O Pai da Rita, do diretor Joel Zito Araújo. No teatro temos os infantis Carinha de Anjo, o Show; Carrossel, o Musical; Branca de Neve e Zangado, o monólogo Em Buscade Judith, com a atriz Jessica Barbosa e direção de Pedro Sá Moraes e o musical Brasil Raiz, com direção de Luiz Antônio Pilar. Atualmente também leciona figurino nas faculdades FAAP e Belas Artes.

Verônica Julian: Iniciou com figurino no teatro e cinema independente. Em 1998 foi premiada com o prêmio Sharp pelo espetáculo Dom Juan e logo em seguida, em 1999, assinou seu primeiro longa-metragem, “Castelo Rá-tim-bum”, e desde então seus trabalhos variam entre teatro, ópera, TV, Séries e Filmes. Destaque para as séries “Som e Fúria”, “Felizes Para Sempre”, “3 Teresas”, “Irmandade” 1ª e 2ª temporada, “Coisa Mais Linda” 1ª e 2ª temporada; “As Aventuras de José e Durval”; os filmes: “Bingo – O Rei das Manhãs”, “Pedro Malazartes”, “Xingu”, “Somos tão Jovens”, “Vips”, “De Onde Eu te Vejo”, “Marighella”, “Angela”, entre outros. No teatro assinou figurinos de obras como “Lazarus”, “Tragédia Latino Americana”, “Fim”, “Av. Dropsie”, “Alma Boa de Setsuan”, “Ópera Rigolleto”, “Pescador de Pérolas”, “Violenta” e “Tragédia Florentina”.

SEMANA ABC

A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.


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