Semana ABC 2024 realiza edição especial da Sessão ABC

Semanaabc2024 Mesa05 Site

O segundo dia da Semana ABC 2024, 16 de maio, começa às 9h30 com uma edição especial da Sessão ABC, que exibirá o filme “Saudosa Maloca”.

Após a projeção, haverá um debate sobre o longa com a participação do diretor Pedro Serrano, do diretor de fotografia Lito Mendes da Rocha, ABC, da diretora de arte ClaudiaTerçarolli, do montador Christian Grinstein e do responsável pelo desenho de som Mariano Alvarez. A mediação será do documentarista Bruno Mazzoco.

No filme, em uma mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Ele lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do progresso.

A Semana ABC 2024 acontece de 15 a 17 de maio na Cinemateca Brasileira. Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa.

Clique aqui para assistir no YouTube.

Conheça as pessoas participantes:

Bruno Mazzoco: Acumula passagens por redações de TV, jornal, revista, produtoras audiovisuais e agências de conteúdo. Entre 2020 e 2023 colaborou como diretor de fotografia de mini-docs para a produtora Barcroft Studios, sediada em Londres. No mesmo período, foi responsável pela edição e finalização de vídeos em língua portuguesa para a produtora canadense Underknown. Colaborou, em 2021, como roteirista de vídeos educacionais para editora Moderna. Realizou a pesquisa no Brasil para produção do livro “The Good Assassin: How a Mossad Agent and a Band of Survivors Hunter Down The Butcher of Latvia” e escrito pelo jornalista estadunidense Stephan Talty. Desde 2017 atua como produtor e diretor de conteúdo audiovisual. Cobre educação desde 2013. Em 2105, foi indicado para o Prêmio Esso pela reportagem “Foco na Aprendizagem”, publicada pela revista Nova Escola. Atualmente trabalha na produção da biografia sobre importante sambista da capital paulista e a finalização do longa-metragem “O Ano que o Frevo Não foi pra Rua”, documentário que oferece um olhar sobre a ausência dos festejos carnavalescos em Recife e Olinda nos anos em que o evento foi cancelado por conta pandemia de covid-19.

Pedro Serrano: É um diretor e roteirista brasileiro, especializado em direção de atores pela EICTV de Cuba. Saudosa Maloca, seu primeiro longa de ficção, lançado em mais de 80 salas comerciais do país, foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e vencedor dos prêmios de Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, além dos prêmios de Melhor Filme pelo júri oficial e pelo júri popular no Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriu. Seu curta Dá Licença de Contar foi vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado e Melhor Filme no Festival Internacional de Bilbao. Seu também premiado documentário Adoniran – Meu Nome é João Rubinato foi o filme de abertura do Festival É Tudo Verdade 2018.

Lito Mendes da Rocha: Cursou FAAP entre 1981 e 1984 Trabalhando durante 10 anos como assistente de câmera. No começo da década de 1990 começa a carreira de direção de fotografia. Tendo fotografado filmes publicitários,vídeo clipes Curtas longas e séries .

Claudia Terçarolli: Oficialmente formada em jornalismo e com dezenas de cursos de história da arte, fotografia, pintura e design de interiores, iniciou no audiovisual em 1986. Trabalhou na Rede Bandeirantes, MTV, Rede Globo e em várias produtoras como freelancer, onde adquiriu experiência nos de produção geral, produção de arte e objetos, montagem, finalização, assistência de de direção e até direção de cena. Por fim, dando ouvidos à real vocação, se tornou oficialmente diretora de arte em 2003. Assinou mais de 600 comerciais e 4 longas-metragens: “Gosto se discute”, de Andre Pellenz, curiosamente premiado na Russia no Ambrosia Film Festival, como melhor direção de arte envolvendo culinária em 2019. “Divaldo, mensageiro da paz”, de Clovis Mello “Abestalhados 2”, de Marcelo Botta e Marcus Jorge , e “Saudosa Maloca”, de Pedro Serrano.

Christian Grinstein: Membro da AMC – Associação dos Montadores de Cinema -, é mestrando em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, especialista em Crítica de Cinema pela FAAP e graduado em Comunicação Social pela ESPM, onde também foi professor por oito e anos e meio. Trabalha como montador audiovisual desde 1997, para publicidade, séries e filmes.

Mariano Alvarez: Nascido em 1973 em Buenos Aires, Argentina. Tem trabalhado como Designer de Som / Supervisor de Música em São Paulo desde 1996. Graduado em Comunicação Social no Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (1996), Mestre em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (2007) e está cursando um programa de doutorado na Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) no Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade. Área de pesquisa relacionada à Comunicação Audiovisual, com ênfase em Som. Desde 2011, é fundador e sócio da Punch Audio. Uma das mais premiadas empresas de produção de som na América Latina. Como Designer de Som, trabalhou em mais de 30 filmes e séries, para diversos canais de conteúdo como HBO, Disney Channel, entre outros. Em 2002, começou a trabalhar com Arte Sonora, colaborando com a instalação “Amazing Amazon” de Jose Wagner Garcia. Além disso, trabalha como professor na Universidade Anhembi Morumbi no Curso de Pós-Graduação em Trilhas Sonoras. PRÊMIOS GLOBAIS 21 Cannes Lions 9 Clio 23 London International Awards 11 The One Show 11 Art Directors Club NY 7 D&AD 15 New York Festivals 1 Shots Awards 1 One Screen 1 Ciclope AGÊNCIAS AlmapBBDO Wieden & Kennedy David the Agency Ogilvy CP+B Publicis TBWA VMLY&R F/Nazca Saatchi & Saatchi JWT AKQA Dentsu W/ McCann.

SEMANA ABC

A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Total
0
Shares
Prev
Documentários brasileiros conquistam o público e despertam o interesse das plataformas de streaming
Democraciaemvertigem

Documentários brasileiros conquistam o público e despertam o interesse das plataformas de streaming

Próx.
21o Festival Internacional de Cinema Infantil anuncia os filmes vencedores
Teca E Tuti 1

21o Festival Internacional de Cinema Infantil anuncia os filmes vencedores

También te puede interesar